Como resolver a prova do Enem no tempo certo?

Como conseguir dar conta de um final de semana de provas com várias disciplinas mais a redação?

Publicado em 06/06/14

* por Roberto Costa

As inscrições do ENEM já se encerraram. Você já esta inscrito. Mas agora vem o problema: Como conseguir dar conta de um final de semana de provas com várias disciplinas mais a redação? Cento e oitenta questões, muitas delas com um enunciado extenso, uma redação e 10 horas de prova. Tudo isso dividido em apenas dois dias, uma maratona extremamente desgastante para o estudante, que além de testar o conhecimento precisa saber administrar o tempo para completar a prova a tempo.

Dispondo de uma média de três minutos para cada pergunta, o aluno deve estar atento a uma série de dicas. Elas podem ser muito úteis para evitar o corre-corre no final do exame.

* Planejamento

Defina, com antecedência, quanto tempo você terá para cada conjunto de disciplinas. São elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias (1º dia) Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (2º dia). No momento da prova, comece pela área de maior afinidade. Assim, será possível resolver mais rapidamente um número grande de questões, aumentando a probabilidade de acerto. Recomenda-se separar uma hora para a redação e 30 minutos para assinalar o gabarito. Não se esqueça de levar um relógio e de acertá-lo previamente com o do fiscal.

* Preparação

Estar afiado para o Enem exige uma boa preparação prévia. Para isso, monte um horário de estudo e revise as matérias vistas em sala de aula. Formas de estudo complementares também podem ajudá-lo. Na internet, existem fóruns de estudantes para tirar dúvidas, relação das provas anteriores e sites especializados com conteúdo específico e até videoaulas para o Enem.

* Foco

Lembre-se que o tempo é escasso e que qualquer distração pode atrapalhá-lo no resultado final. Sublinhe palavras-chave e monte um esboço rápido dos tópicos que serão utilizados na redação, para manter a concentração. Manter-se calmo também é fundamental, por isso, não "empaque" em uma questão difícil. Se perceber que está tendo problemas para solucionar determinada pergunta, passe para a seguinte e retorne ao final. Para as meninas, uma dica é deixar o cabelo preso. Isso evita que ele fique caindo no rosto durante a prova.

* Outros Cuidados

É importante se alimentar bem e de maneira leve antes de sair de casa, para evitar qualquer desconforto estomacal. Na hora da prova também é recomendável comer e beber água com moderação. Leve lanches rápidos, como chocolates, barras de cereais e bolachas salgadas. Lembre-se de que quanto mais água se ingere, maior a vontade de ir ao banheiro, o que significa mais tempo desperdiçado.

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP Vestibular USF - Universidade São Francisco

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS