Como usar a nota do Enem 2014

Clique e conheça as 6 formas diferentes de utilização da nota do Enem

Publicado em 18/09/14

Mais de 8 milhões de estudantes de todo o país devem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. As provas vão ser realizadas entre os dias 8 e 9 de novembro em cerca de mil e seiscentos municípios do país.

A nota do Enem poderá ser utilizada de seis formas diferentes pelos estudantes. Além de concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos, o aluno também tem acesso a certificação do ensino médio.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi, inicialmente, uma prova para auto avaliação das habilidades e competências, e ganhou mais inscritos a partir de 2004 quando passou a ser utilizado para concorrer a bolsas do Prouni. Desde então, estudantes são selecionados por meio da nota do Enem para estudar com bolsa parcial ou integral em universidades particulares.

Outro programa que faz uso da prova do Enem para seleção dos estudantes é o Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que visa a profissionalização por meio da oferta de vagas em instituições públicas e bolsas em instituições privadas.

As universidades federais também estão utilizando o exame para o ingresso de novos estudantes, tanto de forma complementar, ou exclusiva por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Esta é a maneira que a estudante Ana Carolina Santos pretende ingressar na Universidade Federal de Brasília, que oferece 50% das vagas da graduação a partir das notas no Enem.

Outros programas que também utilizam obrigatoriamente as notas obtidas no exame são o Ciência sem Fronteiras e o Fies, que só dispensa o Enem para quem concluiu o ensino médio antes do ano de 2010.

Para mais informações acesse enem.inep. gov.br

Veja outras dicas

PARTICIPE DO SIMULADÃO ONLINE DO ENEM, COM CORREÇÃO PELA TRI



RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES