Veja a lista de livros dos Vestibulares da Unicamp e Fuvest 2013

Veja a lista de livros dos Vestibulares da Unicamp e Fuvest 2013

Publicado em 19/01/12

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) e a Fuvest estão divulgando a lista unificada de obras literárias que serão abordadas nos próximos vestibulares: 2013, 2014 e 2015. A lista tem nove obras e já está disponível na página eletrônica da Comvest na internet (www.comvest.unicamp.br). Em relação à anterior, a lista tem quatro alterações. As novas obras incluídas estão destacadas abaixo em negrito.

A Unicamp exige dos candidatos a leitura prévia e completa do texto integral das nove obras indicadas:

* Viagens na minha terra - Almeida Garrett;

* Til - José de Alencar;

* Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida;

* Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis;

* O cortiço - Aluísio Azevedo;

* A cidade e as serras - Eça de Queirós;

* Vidas secas - Graciliano Ramos;

* Capitães da areia - Jorge Amado;

* Sentimento do mundo - Carlos Drummond de Andrade.

Na nova relação, deixaram de constar as seguintes obras indicadas nos vestibulares anteriores: Auto da barca do inferno - Gil Vicente, Iracema - José de Alencar, Dom Casmurro - Machado de Assis e Antologia poética - Vinícius de Moraes.

A literatura no Vestibular Unicamp*

Considerando-se que é possível acessar, por meio da literatura, um tipo específico de experiência acumulada numa cultura, espera-se que o candidato tenha tido contato com textos narrativos, líricos e dramáticos em língua portuguesa.

Embora o texto literário se preste, por sua própria natureza, a múltiplas leituras e interpretações, que dependem em parte das circunstâncias histórico-sociais e dos objetivos do leitor, há sempre um núcleo de leituras possíveis que são delimitadas pelo próprio texto e constituem a base para qualquer interpretação posterior.

No Vestibular Unicamp, essas leituras são usadas como parâmetro para elaborar as questões e avaliar o candidato quanto ao conhecimento de uma parte representativa de textos literários em língua portuguesa. Não se espera que o candidato tenha tido contato com análises literárias especializadas, que, embora adequadas no contexto acadêmico e crítico, escapam às expectativas em relação à sua formação no âmbito do ensino médio.

* extraído do Manual do Candidato 2012.






RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED UNITAU FAGOC
UNIFAN Newton Paiva SL Mandic FECAP São Camilo FAMINAS UniEvangélica UNISINOS Católica-TO Católica-TO

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
Veja outras notícias

EM DESTAQUE NO SEJABIXO: