vestibular e enem é no sejabixo!
 
sábado, 25 de outubro de 2014
redes swidth=
 

 

Untitled Document mapa do vestibulando sejabixo!
newsletter sejabixo!
newsletter sejabixo!
Veja datas de inscrições e provas de vestibulares de todo o Brasil
BUSCA DE NOTÍCIAS

MULTIMÍDIA
O Prof. Paulo Ortiz, Coordenador do Curso de Administração do Unisal - Santa Teresinha, fala sobre o novo perfil do administrador exigido pelo mercado de trabalho
RECOMENDAÇÃO
newsletter sejabixo! Vestibular 2015
Cásper Líbero
Inscrições abertas
ENQUETE
Você está fazendo alguma preparação específica para as provas do ENEM?
SIM NÃO
DESTAQUES
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

Publicado em 19/09/12

Documento sem título


Começaram hoje, quarta-feira (19), as inscrições para o Processo Seletivo 2013 (PS 2013) da Universidade Federal do Pará (UFPA). O edital com as regras do certame pode ser acessado no site do Centro de Processos Seletivos - Ceps (www.ceps.ufpa.br). O link para as inscrições também estará disponibilizado online, na página principal do Ceps, a partir das 14h desta quarta-feira, permanecendo à disposição dos candidatos até as 22h do dia 10 de outubro de 2012.

O Processo oferta um total de 8.569 vagas, sendo 4.128, na capital; 3.420, no interior e 1.021, no Sistema de Inclusão. Este número representa um aumento de mais de 10% em relação ao Processo Seletivo de 2012, mesmo tendo tido um corte de 440 vagas nas licenciaturas. Entre os cursos novos, estão Tecnologia de Produção Multimídia e Engenharia Biomédica, ambos em Belém; Engenharia Sanitária e Ambiental e Engenharia de Computação, ambos no Campus de Tucuruí; e Engenharia de Computação, em Castanhal.

Atenção - A prova da UFPA, agendada para o dia 9 de dezembro, corresponde à segunda fase do concurso que garante uma vaga no ensino superior da Federal Paraense. A primeira fase do Processo é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), agendado para os dias 3 e 4 de novembro. O candidato que não tiver realizado inscrição no Enem 2012 terá sua inscrição rejeitada no Processo Seletivo da UFPA.

Para se inscrever no PS 2013, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico com sua opção de curso, de língua estrangeira e de cidade de realização da prova. Efetuado o preenchimento, o sistema gera o boleto bancário para o pagamento da taxa de R$ 50. A data limite para esse pagamento é o dia 11 de outubro. A inscrição somente será confirmada após o processamento do pagamento da taxa de inscrição pelo Banco do Brasil.

Isenção - Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção do pagamento da taxa. Para isso, deverá se inscrever por meio de formulário específico a ser disponibilizado no site do Ceps, no período de 19 a 26 de setembro. Nesse ato, o candidato deverá informar o Número de Identificação Social (NIS) atribuído pelo CadÚnico. O resultado das isenções aceitas será divulgado no dia 5 de outubro, também no site do Ceps. Quem tiver a isenção indeferida deve pagar a taxa de inscrição normalmente até o dia 11 de outubro.

O Cartão de Inscrição, que deverá ser apresentado com um documento oficial com foto no dia de realização da prova, estará disponível para impressão a partir do dia 26 de novembro, no site do Ceps. Nele, constarão os dados pessoais do candidato, o número de inscrição, o curso de opção, a língua estrangeira de opção, o horário e o local de realização da prova e, se for o caso, a opção pelo Sistema de Cotas.

Sistema de cotas - Entre as novidades do concurso, está a criação de duas vagas extras destinadas a estudantes de origem quilombola, em todos os cursos de graduação oferecidos no PS 2013, acrescidas às vagas que já eram criadas em cada curso para atender à demanda de indígenas e de pessoas com deficiência. As cotas também permanecem garantidas em 50% do total de vagas para serem disputadas somente entre os estudantes oriundos de escolas públicas e os que se declararem negros. Em 2013, a UFPA também já adota a cota renda, estabelecida pela Lei federal nº 12.711/2012, que garante 25% da metade das vagas reservadas à cota cor e à cota escola para estudantes pertencentes a famílias cuja renda per capita não ultrapassa 1,5 salários.

Exame de Habilidades - Além da data do Enem, nos dias 3 e 4 de novembro, comum a todos os cursos, candidatos inscritos nos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro da UFPA devem estar atentos à data do Exame de Habilidades, marcado para o dia 18 de novembro, no Atelier de Artes da UFPA, Campus Guamá. O resultado fica previsto para o dia 22 de novembro. Quem não obtiver resultado positivo poderá disputar vagas nos cursos escolhidos como segunda opção no ato da inscrição.

Sobre a prova - A prova da UFPA será aplicada no dia 9 de dezembro, com tempo de duração de quatro horas, com início às 14h e término às 18h. Será composta de 55 questões de múltipla escolha, referentes a 11 disciplinas do Ensino Médio, com 5 questões de cada uma delas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química, Biologia, Literatura, Filosofia, Sociologia e Língua Estrangeira (escolhida pelo candidato entre Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão). Os conhecimentos exigidos corresponderão às quatro diferentes áreas apresentadas na Matriz de Referência do Enem e às Leituras Recomendadas disponíveis na página do Ceps - www.ceps.ufpa.br.

O desempenho dos candidatos será constituído com base nas Notas Gerais (NG) obtidas nas duas fases do concurso: provas do Enem (1° fase) e prova objetiva da UFPA (2° fase). O candidato que obtiver nota bruta igual a zero em mais de duas disciplinas da prova da 2ª Fase será automaticamente eliminado. A previsão de divulgação do resultado final do concurso é a segunda quinzena de janeiro de 2013.

 

ACESSO RÁPIDO - DICAS PARA O VESTIBULANDO

Simulado Online Guia de Faculdades - Onde Estudar? Dicas de Preparação para o Vestibular ENEM 2013 Desafio do Dia - Questões de Vestibulares
         
NOTÍCIAS DOS VESTIBULARES
 


 
Documento sem título

CONTATO | ANUNCIE | QUEM SOMOS | ASSINE O NEWSLETTER ||||| OUTROS SITES: ||| Calendário do Vestibular | Tudo sobre Enem | Dicas Profissionais