Profissões do futuro: como se preparar?

Profissões do futuro: como se preparar?

A tecnologia desafia o mercado de trabalho com a extinção de algumas vagas e o surgimento de outras.

Publicado em 14/08/17

Inteligência social, pensamento adaptativo e computacional, alfabetização em novas mídias, competência multidiscplinar, planejamento e colaboração virtual são as habilidades necessárias para se inserir novo mercado de trabalho. A afirmação é do pró-reitor de Graduação da Universidade Veiga de Almeida (UVA), Carlos Eduardo Nunes-Ferreira, como resposta ao que é necessário para o estudante que deseja estar preparado para ter sucesso na sua carreira.

O cenário do mercado de trabalho para os próximos anos aponta para profissões que, em sua maioria, ainda não estão consolidadas. Diferentemente do modelo de carreira na forma como conhecemos, as profissões do futuro são cada vez mais transversais e articuladas a diversas áreas, ou seja, o profissional deverá ser multidisciplinar. Isto porque, com a velocidade das mudanças trazidas pela tecnologia, fortemente impactadas pela globalização, os negócios e o mercado de trabalho estão em transformação. Algumas funções estão sendo extintas, outras criadas e algumas adaptadas, sem falar nos novos negócios, chamados disruptivos, que surgem e pressionam a revisão de modelos de negócio estabelecidos.

Alinhada a esse cenário, a UVA atualizou seu modelo pedagógico, passando a oferecer disciplinas de habilidades práticas, além de espaços de aprendizagem adaptados, como novos laboratórios, onde os estudantes podem exercer diversas funções - desde a elaboração de um novo negócio até o desenvolvimento de um protótipo - e não ficar somente em sala de aula, aprendendo as teorias. O objetivo é que os alunos coloquem a mão na massa, vivenciando situações reais de trabalho. "O modelo de ensino da UVA qualifica os estudantes de acordo com o que o mercado já vem exigindo, desenvolvendo os perfis técnico e comportamental", ressalta Carlos Eduardo Nunes-Ferreira.

Além disso, a UVA está oferecendo cursos de inglês e de certificação internacional em liderança e empreendedorismo online e gratuitos para os novos alunos.

Dica da UVA: a escolha da universidade está diretamente ligada à qualidade das experiências e ao conhecimento que apoiará o aluno para ter sucesso na sua carreira. Assim como pesquisar o curso, mensalidade e alternativas de horário, é fundamental avaliar os currículos e a proposta da instituição, conhecer o campus onde você irá estudar e o que terá à disposição para a sua formação.


RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor Redentor Redentor ISPED FAGOC IMEPAC UNIFAN Newton Paiva

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017
Veja outras notícias

EM DESTAQUE NO SEJABIXO: