Terminam hoje (14) as inscrições do Vestibular UFPR 2017/2018

Terminam hoje (14) as inscrições do Vestibular UFPR 2017/2018

Este ano a UFPR ofertará via vestibular 5524 vagas, divididas em 119 cursos de graduação.

Publicado em 14/09/17

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) encerra hoje (14/09) o prazo de inscrições abertas para o Vestibular UFPR 2017/2018. O interessados tem até as 23 horas para realizar a inscrição no site www.nc.ufpr.br, podendo o pagamento da taxa de inscrição ser efetivado até as 23h59min do dia 15 de setembro.

A taxa de inscrição é de R$ 120,00 para os candidatos que concorrerão às vagas e R$ 119,00 para os treineiros. Os candidatos que comprovarem não ter condição financeira de arcar com o valor podem pedir isenção do pagamento.

As provas da primeira fase do vestibular serão aplicadas no dia 29 de outubro. A segunda fase ocorrerá nos dias 26 e 27 de novembro - no dia 26, haverá a prova de Compreensão e Produção de Texto e no dia 27, a dos cursos com Provas Específicas e de Habilidade Específica.

Este ano a UFPR ofertará via vestibular 5524 vagas, divididas em 119 cursos de graduação. São 4734 vagas para o primeiro semestre e 790 para o segundo.

Como já ocorre desde o processo seletivo 2015/2016, a universidade destinará 50% das vagas para candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a Lei das Cotas (Lei 12.711/12). Metade desses 50% é destinada a candidatos com renda familiar bruta per capita de até 1,5 salário mínimo por mês - que podem concorrer ainda pelas subcotas específicas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. A outra metade é destinada a pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, independentemente da renda familiar.

As únicas alterações no quadro de vagas em relação ao vestibular anterior referem-se a cursos ofertados no Litoral. No Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Civil terão o número de vagas para o vestibular reduzidas de 40 para 32 cada em cada curso. Em Matinhos, o Setor Litoral vai suspender temporariamente a oferta de vagas no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental. A previsão é retomar a oferta no vestibular seguinte, após uma reforma curricular que modernizará o curso. Outra mudança, também no Setor Litoral, é o adiamento do início das aulas do curso de Licenciatura em Educação do Campo do primeiro para o segundo semestre.

Para mais informações o candidato deve acompanhar o site do Núcleo de Concursos: www.nc.ufpr.br.




RECOMENDAMOS

Anhembi Morumbi FMU Universidade São Francisco Redentor ISPED UNITAU FECAP Univaço
Mackenzie Católica-TO FAQUI FAJOP FIPECAFI PUC-SP Unigranrio Drummond

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | PLANO DE HORÁRIO DE ESTUDOS - PHE | DATAS DO ENEM 2017

Veja outras notícias

EM DESTAQUE NO SEJABIXO: