Dicas para o vestibular 2018 da UnB

Dicas para o vestibular 2018 da UnB

Veja as dicas do professor Toshio Nakamura, do Colégio Galois

Publicado em 24/05/18

O vestibular 2018 da Universidade de Brasília (UnB), para ingresso em cursos presenciais a partir do segundo semestre deste ano, acontecerá nos dias 2 e 3 de junho. Ao todo, a instituição oferece 2.105 vagas, distribuídas entre 98 graduações, diurnas e noturnas, nos campi Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina, com três sistemas de acesso: Universal, com 922 vagas; Cotas para Negros, com 112 oportunidades; e Cotas para Escolas Públicas, com outras 1.071 vagas. Nas Cotas para Escolas Públicas, há, ainda, a reserva de oportunidades para candidatos com deficiência.Nos dois dias, as provas começam às 13h e tem duração de cinco horas.

Entre as dicas para se dar bem no exame, o professor Toshio Nakamura, do Colégio Galois, alerta para um cuidado maior com as provas de exatas. "No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que mais pesa são as notas de redação e matemática. No entanto, no vestibular da UnB, o candidato deve ter consciência que ele precisa se dar bem em tudo, principalmente nas provas de exatas, como matemática, física, química e biologia", orienta Toshio. De acordo com o professor, apesar de ser difícil prever o que pode cair no exame, as avaliações de matemática nos últimos anos tem cobrado bastante números complexos, funções, análise combinatória e probabilidade. "A parte de geometria também merece destaque, principalmente a espacial, áreas e volumes", ressalta.

Quanto a estrutura da prova, o professor do Galois alerta para a importância da contextualização. "O vestibular da UnB é pioneiro em provas deste tipo e traz um nível ainda mais aprofundado que no Enem. Portanto, ter capacidade analítica de interpretar os enunciados com uma certa facilidade ajudará o estudante a não cair em pegadinhas", afirma Toshio, que chama atenção ainda para o método de avaliação da universidade. "Nas questões do tipo Certo e Errado, cada item que a pessoa errar vai anular um que ela acertou. Já as questões do tipo do tipo C, de múltipla escolha, têm quatro opções e a cada três erradas anulam uma certa. Por outro lado, os itens tipo B, que são de cálculo, devem ser respondidos sempre, pois não há penalização para resposta errada", conclui o professor Toshio.

O vestibular 2018 da UnB será realizado nas cidades de Brasília (DF), Brazlândia (DF), Ceilândia (DF), Gama (DF), Planaltina (DF), Sobradinho (DF), Taguatinga (DF), Formosa (GO), Goiânia (GO), Valparaíso (GO) e Uberlândia (MG). Mais informações no site do Cespe.






RECOMENDAMOS

Mauá .. Universidade São Francisco FIPECAFI .. Vassouras .. Redentor Inatel . UNIP FAMINAS FAMP UNIOESTE

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | DATAS DO ENEM 2018