Inep divulga gabarito do Enem 2018 e cadernos de questões

Inep divulga gabarito do Enem 2018 e cadernos de questões

As prova foram realizadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018. Resultado final sairá em janeiro.

Publicado em 14/11/18

O gabarito do Enem 2018 e os cadernos de provas serão divulgados hoje, 14, de acordo com o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio. As prova foram realizadas nos dias 4 e 11 de novembro de 2018.

As respostas poderão ser conferidas na Página do Participante do Enem, no endereço: https://enem.inep.gov.br/participante/.

Por conta da metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o padrão utilizado para correção do Enem, os candidatos não conseguirão saber a nota que tiraram porque o sistema de correção não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele. Dessa forma, o candidato só saberá a sua nota nas provas objetivas após a divulgação do resultado final, em janeiro.

gabarito do Enem 2018
Gabarito do Enem 2018 - provas realizadas em 4 e 11 de novembro de 2018.

Lembramos ainda que conferir o gabarito do Enem ajuda o candidato a saber o grau de conhecimento sobre os assuntos e temas cobrados nas provas e dá uma direção de pontos que podem ser revisados para eventuais vestibulares que o estudante venha a realizar.

Questão anulada do Enem 2018

Após constatar que uma questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2018 havia sido aplicada em vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Ministério da Educação (MEC) instaurou sindicância para apurar responsabilidades.

O item da prova foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada.

Segue a lista com o número da questão anulada em cada caderno de prova do Enem 2018:

Caderno Amarelo - 150;
Caderno Cinza - 170;
Caderno Azul - 163;
Caderno Rosa - 180;
Caderno Laranja - 150;
Caderno Verde - 150.

A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, foi utilizada no vestibular da própria Universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter ocorrido.

O Ministro da Educação, Rossieli Soares, contatou o Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, que colocou a Instituição à disposição para colaborar com a apuração. A Universidade havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI).

A Comissão de Sindicância do MEC irá apurar o ocorrido, que pode culminar em instauração de processos administrativo, cível e/ou criminal. O Inep investe todos os anos em mecanismos de detecção de conteúdos plagiados e, com o ocorrido, irá reforçar procedimentos que garantam os requisitos de ineditismo e originalidade dos itens que compõem o BNI.

Clique aqui para acessar a Portaria do MEC que instaura a Comissão de Sindicância.

Resultado do Enem 2018

Os resultados individuais do Enem serão divulgados no dia 18 de janeiro.

A nota poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

CONCIERGE SEJABIXO!

Quer receber oportunidades especiais de faculdades (descontos na inscrição e bolsas de estudo)? Clique aqui e cadastre-se GRATUITAMENTE no novo serviço do sejabixo!.





RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES