Estudantes brasileiros conquistam vagas para o ROBOCUP Júnior

Estudantes brasileiros conquistam vagas para o ROBOCUP Júnior

Este é o maior torneio de robótica do mundo

Publicado em 22/11/18

Três equipes de estudantes do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Objetivo de São Paulo representarão o Brasil na ROBOCUP Júnior 2019, considerada a maior olimpíada de robótica do planeta.

Os alunos, cujas idades variam de 13 a 17 anos, alcançaram a classificação graças à conquista de, nada menos, que uma medalha de ouro e o prêmio Maker na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), e medalhas de ouro e prata na Competição Latino-Americana de Robótica (LARC). Ambas classificam para a ROBOCUP 2019 e foram realizadas em João Pessoa (PB), de 6 a 10 de novembro.

Para chegar à fase nacional da OBR, os alunos passaram por fases regionais e estaduais. Ela acontece no mesmo dia e local da LARC que, por sua vez, tem uma fase única.

Na OBR, a modalidade proposta é o Resgate de vítimas pelo robô. De maneira completamente autônoma e sem nenhuma intervenção humana, cada um deve percorrer um determinado percurso, superando obstáculos, até salvar vítimas.

Na LARC, há três modalidades: Rescue Maze, que é uma forma diferente, com labirintos, para o resgate de vítimas. Soccer lightweight é o futebol entre robôs de pequeno porte. E On Stage é o desenvolvimento de um projeto que culmina com a performance dos robôs. A técnica é elaborada e envolve vários conceitos, entre eles, a inteligência artificial. Além da performance, os alunos precisam detalhar diante do público e dos juízes todas os critérios e materiais utilizados na concepção do projeto.

As conquistas que levarão os alunos do Objetivo à ROBOCUP são:

1. A equipe "Robô Brain" sagrou-se com o 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Robótica na modalidade Resgate. Cada robô deve percorrer uma trilha cheia de desafios até encontrar as vítimas que precisam ser salvas de alguma fatalidade. Pela primeira vez na história da competição, um robô brasileiro segue para a ROBOCUP tendo gabaritado na fase nacional, isto é, cumpriu o trajeto sem falhas e em tempo recorde.

Esta equipe já conquistou medalhas e prêmios neste e em outros anos, nas fases regional e estadual. Ainda em 2018, na fase regional, obteve a maior pontuação do estado paulista, ao lado de outra equipe.

2. A equipe "Molibdênio 42" conquistou o 1º lugar na Competição Latino-americana de Robótica, na modalidade On Stage, nível 2, com projeto baseado no filme "De volta para o Futuro 2". Lá estavam o cientista "doutor Brown" (representado por uma aluna), o robô "Marty Mcfly", o robô-cachorro "Einstein", o tecnológico "Almanaque de Esportes" e o possante carro "Delorean", que atravessa o tempo em direção ao passado ou de volta para o futuro, em uma aventura científica fascinante.

Durante dias, os alunos expuseram aos juízes e ao público o projeto e o desempenho dos robôs. Entre eles, havia um aluno com apenas 13 anos, o mesmo que, em 2017, integrava a equipe que conquistou o 2º lugar na modalidade soccer. E ele tinha somente 11 anos à época.

Esta mesma equipe é bicampeã consecutiva (2017/2018). Na Robocup Júnior, realizada em junho de 2018, no Canadá, a equipe conquistou o 2º lugar mundial (foi superada apenas pela equipe do Japão), mas, por outro lado, recebeu o prêmio "Melhor Programação", superando o Japão, na modalidade On Stage, nível 2.

3. A equipe "Aperture Robotics Soccer" conquistou o 2º lugar na modalidade Soccer Lightweight, na Competição Latino-americana (LARC).

4. A equipe "Tríplice Entente" recebeu o prêmio "Maker" na OBR.

5. O Colégio Objetivo de Juazeiro, no Ceará, que competiu no nível 1 da OBR, com alunos do ensino fundamental, conquistou o prêmio "Diário de Bordo", onde constam todas as fases e decisões adotadas pelos estudantes na concepção do robô.

Já na LARC, o Colégio Objetivo de Juazeiro participou da modalidade On Stage, nível 1, e recebeu o prêmio "Menção Honrosa".

Em todas as modalidades, os alunos decidem entre eles o que criar, como montar e o que fazer na solução de problemas. É isso que os juízes avaliam, mais do que a atuação dos robôs em si. Por exemplo, se, no momento da apresentação do robô, surge uma dificuldade, os alunos precisam saber que estratégia adotar para a solução imediata do problema.

A ROBOCUP Júnior 2019 decidiu dividir a competição em dois eventos. Um deles se realizará na Austrália, em julho de 2019. O outro deverá ocorrer no México (evento ainda sendo elaborado). Com as duas premiações de 1º lugar (OBR e On Stage), os alunos do Objetivo defenderão o Brasil na ROBOCUP 2019, na Austrália. Com a premiação do 2º lugar (Soccer Lightweight), o Objetivo participará da ROBOCUP Júnior que se realizará no México.

CONCIERGE SEJABIXO!

Quer receber oportunidades especiais de faculdades (descontos na inscrição e bolsas de estudo)? Clique aqui e cadastre-se GRATUITAMENTE no novo serviço do sejabixo!.





RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES