Guia para os candidatos do Vestibular Unioeste 2019

Guia para os candidatos do Vestibular Unioeste 2019

Mais de 14 mil estudantes farão as provas neste domingo (02/12) em sete cidades do Paraná

Publicado em 02/12/18

Domingo (2/12) será um dia importantíssimo para mais de 14 mil estudantes inscritos no Vestibular Unioeste 2019. Em jogo, 2.226 vagas para 68 cursos de Graduação - 65 presenciais distribuídos em cinco câmpus da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e três a distância oferecidos em 25 polos de todo o Brasil. Confira abaixo informações que todos os candidatos precisam saber:

As provas - Serão em etapa única, dividida nos períodos da manhã (portões abertos das 7h40 às 8h10) e da tarde (portões abertos das 14h10 às 14h40). São 77 questões objetivas de 11 matérias (sete de cada), além da redação. Na primeira parte, com três horas de duração (prazo que inclui o preenchimento do cartão de respostas e da versão final da redação), os vestibulandos terão que elaborar a redação e responder 21 questões de Português, Língua Estrangeira (espanhol ou inglês) e Literatura. Na segunda, os candidatos terão que responder em quatro horas (incluindo preenchimento do cartão de respostas) a 56 questões de Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Matemática, Sociologia e Química.

Ensalamento - Além dos cinco municípios que abrigam câmpus da Unioeste, a prova também será aplicada em Curitiba e Maringá. O ensalamento - bem como informações referentes a conteúdo programático, obras literárias e bancas especiais - pode ser visto na aba "Publicações" do site www.unioeste.br/vestibular.

Concorrência - Nesta página também é possível verificar a concorrência dos cursos. O curso de Medicina é o que tem a maior concorrência (158,05 candidatos/vaga para o câmpus Cascavel e 130,70 para Francisco Beltrão), seguido por Odontologia (25,95/Cascavel) e Direito (24,60/Foz do Iguaçu, 23,85/Francisco Beltrão e 22,40/Marechal Cândido Rondon). No câmpus de Toledo, o curso mais concorrido é Engenharia Química (7,20). Entre os cursos a distância, o de maior concorrência é o de Letras - Libras/Bacharelado no polo Apucarana (3,15).

Planejamento - A Diretoria do Concurso Vestibular (DCV) recomenda que os candidatos planejem suas rotas até o local de provas, chegando com antecedência de, no mínimo, meia hora em relação ao horário de abertura dos portões. Caso o candidato não conheça muito bem a cidade onde prestará vestibular, vale percorrer o trajeto na véspera e conhecer as suas peculiaridades.

Outro momento em que o planejamento será importante é na hora em que a prova estiver sobre a mesa do candidato. Este não poderá fazê-la usando um relógio, sendo comunicado do passar das horas de forma visual e silenciosa pelo fiscal (por meio de painel na sala).

Para não passar apuros, especialistas recomendam iniciar as provas pelas disciplinas em que o vestibulando tem mais afinidade, reservando um tempo maior para as matérias ou questões mais complexas. Em se tratando de redação, outra dica é responder questões de múltipla escolha entre elaborar o rascunho e passar a limpo a versão final para a folha que será entregue ao final.

O que levar para a sala de provas - Os vestibulandos não podem se esquecer de levar documento de identificação original, oficial e com foto, além de caneta preta ou azul-escura com tubo de plástico transparente, sem tampa ou qualquer outro mecanismo. No local de prova só será possível levar uma garrafa transparente de bebida não alcóolica, não sendo permitido alimentar-se no local (salvo condições previstas em edital).

Os candidatos devem permanecer em sala até às 10h (manhã) e 17h (tarde) e podem sair de lá levando o caderno de provas, com o qual será possível avaliar o número de questões certas a partir do gabarito provisório que será divulgado domingo, depois das 20 horas.

Cuidados pré-vestibular - Além de estudar e revisar conteúdos que podem cair na prova, o vestibulando precisa fazer uma leitura atenta do Manual do Candidato e do Edital de Abertura. Os especialistas também recomendam outros cuidados, mas de âmbito pessoal, como cuidar da qualidade de vida por meio de uma alimentação equilibrada (evitando alimentos demasiadamente doces, salgados e gordurosos), beber no mínimo 2 litros de água por dia e ter entre 7 e 8 horas de sono. Outro ponto importante é manter a calma e a confiança na própria capacidade para responder às questões da melhor maneira possível. Tomando estes cuidados, será possível que todos façam seu melhor e que o Vestibular Unioeste 2019 transcorra com tranquilidade.

CONCIERGE SEJABIXO!

Quer receber oportunidades especiais de faculdades (descontos na inscrição e bolsas de estudo)? Clique aqui e cadastre-se GRATUITAMENTE no novo serviço do sejabixo!.





RECOMENDAMOS

UNIP Universidade São Francisco FIPECAFI Inatel .. EPD.. FACTO.. Unigranrio ..

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES