Vestibulandos devem estudar no período de festas?

Vestibulandos devem estudar no período de festas?

Professores do Vetor Vestibulares explicam como não perder totalmente o ritmo de estudos e o que fazer para não deixar a segunda fase dos principais vestibu

Publicado em 19/12/18

O Brasil está na contagem regressiva pelas festas de fim de ano. Tipicamente, é o momento em que muitos vão desacelerando o ritmo mais frenético do ano e aproveitam férias ou recessos coletivos para curtir um merecido descanso. Mas, e os estudantes que passaram o ano estudando para o vestibular e agora aguardam pela fase decisiva de provas para finalmente ingressar na faculdade escolhida?

Embora não seja um consenso entre os especialistas, a maior parte deles acredita que é importante estudar neste momento, mas com moderação. "Assim como quando ocorreram as primeiras fases dos principais vestibulares e aconselhamos os alunos a dormir bem, comer bem e fazer apenas revisões, acreditamos que, neste período do ano, o caminho é o mesmo. É relaxar, mas sem perder o foco", diz o professor Rubens Carnevale, mais conhecido como Rubão, Coordenador Pedagógico do Vetor Vestibulares, curso pré-vestibular de São Paulo.

Por exemplo, a aluna isabela Ralio, que vai prestar a segunda fase de medicina na FUVEST, em 6 e 7 de janeiro, decidiu viajar. "Vou passar o Ano Novo em na praia e depois, volto. Nestas semanas, estou revisando todo o conteúdo, tirando dúvidas no Vetor, principalmente de português e redação, e na volta em 02/01, vou dar uma última olhada, mas não estou surtando, sabe? Tem um ponto em que a ansiedade para de te manter motivado e passa a te frear, sei disso pela minha experiência com vestibulares em outros anos. Neste, estou mais leve", conta.

O professor de Química 2, Alvânio, corrobora que o aluno não deve "se matar de estudar". Ele diz que esta não é uma prática aconselhada pelo Vetor nem durante o ano, mas que é ainda mais prejudicial próxima aos exames. Segundo Alvânio, "o cérebro tem de ter um descanso para depois voltar a ficar alerta. É como exercitar o corpo, o excesso só prejudica".

Dicas preciosas

Veja abaixo o que o estudante não deve fazer para não se prejudicar nas provas de vestibular, em janeiro:

1- Inverter totalmente sua rotina

Não é porque as aulas estão temporariamente suspensas que o estudante deve inverter a noite pelo dia. "Mesmo que acorde um pouco mais tarde, o melhor é que mantenha uma constância de horários para levantar e para dormir. O corpo vai reagir melhor aos estudos desta forma".

2 - Tomar energéticos, cafeína ou outros estimulantes

O vestibulando deve estudar em "horários normais", de manhã e à tarde, , e ir desacelerando horas antes de dormir.

3 - Desencanar totalmente

Não é porque a ansiedade faz mal que o estudante deve "largar mão", uma vez que o relaxamento excessivo também é prejudicial à retenção dos temas que serão explorados na prova. Preparação é fundamental!

Sobre o Vetor Vestibulares

O Sistema de Ensino Vetor foi criado por professores com ampla experiência em sala de aula nos principais cursos pré-vestibulares de SP, com o objetivo de oferecer uma preparação diferenciada para os principais exames e Enem.

Da prática em sala de aula, foi criado o Curso Vetor, curso pré-vestibular que se apoia sobre sete pilares: opção por menos alunos por sala de aula a fim de facilitar o aprendizado; ambiente menos estressante para o aluno; respeito pela diversidade de opiniões, personalidades e comportamentos; professores motivados, competentes e com larga experiência em suas áreas de conhecimento; coaching com o propósito de mostrar ao estudante como obter o máximo de seu potencial; carga horária forte, porém com distribuição ideal de matérias e tempo para repouso e lazer; e material estratégico, com muitos exercícios, que comprovadamente proporcionam retenção de pelo menos 90% do conteúdo exposto.

OPORTUNIDADES:

Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa





RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP Vestibular USF - Universidade São Francisco Vestibular Medicina FAMP

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS