Como é calculada a nota do Enem?

Como é calculada a nota do Enem?

Mais de 4,1 milhões de estudantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas do Enem 2018. Você sabe como é feito o cálculo da nota?

Publicado em 18/01/19

Hoje, 18, os candidatos terão acesso a nota do Enem 2018. Mais de 4,1 milhões de estudantes terão acesso a quanto obtiveram em cada uma das provas: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

Clique aqui para ver como consultar o resultado do Enem.

Como é calculada a nota do Enem?

A nota do Enem é calculada usando a chamada teoria de resposta ao item (TRI), que não estabelece previamente um valor fixo para cada questão. O valor varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item.

Assim, se a questão tiver grande número de acertos será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. O estudante que acertar um item com alto índice de erros, por exemplo, ganhará mais pontos por ele.

A nota da redação varia entre zero e 1.000 pontos e será atribuída respeitando-se os critérios descritos no regulamento do Exame Nacional do Ensino Médio, disponibilizados no Portal do Inep (http://enem.inep.gov.br/participante) e na Cartilha de Redação do Enem 2018.

Considera-se a existência de discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 pontos ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 pontos.

A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:

Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores.

Caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático) e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor. Nesse caso, sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores ou caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartadas as demais notas.

Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Resultado do Enem 2018 - Veja também:

  • Saiu a nota do Enem 2018. E agora?
  • Como recuperar a senha do Enem 2018?
  • Quando sai a nota do Enem 2018 para os treineiros?
  • Quando abre o Sisu 2019?
  • Fonte: Agência Brasil

    OPORTUNIDADES:

    Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa





    RECOMENDAMOS

    Vestibular UNIP Vestibular USF - Universidade São Francisco

    ACESSO RÁPIDO

    CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS