Untitled Document



UEM aprova mudanças no Vestibular para 2019

UEM aprova mudanças no Vestibular para 2019

Propostas foram aprovadas pelo CEP em sessão plenária realizada no dia 20 de fevereiro de 2019.

Publicado em 22/02/19

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), aprovou algumas propostas, sugeridas pela Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU), para alterar o regulamento do processo seletivo visando o ingresso nos cursos de graduação da UEM, com vigência a partir de 2019.

As mudanças buscam aumentar a participação de candidatos no processo, reduzir custos com a logística da aplicação das provas, e permitir maior alinhamento com outros processos de ingresso em cursos de graduação no País.

O vice-reitor da UEM, Ricardo Dias, destaca que o objetivo das mudanças é estimular que um maior número de concluintes do ensino médio tenham acesso à universidade pública e que os recursos para a realização dos vestibulares sejam melhor empregados.

Uma das alterações é reduzir a duração do Vestibular de três para dois dias e realizar as provas no período da tarde. Nos anos anteriores, o concurso ocorria pela manhã, com duração de quatro horas. O tempo de prova passa a ser de até cinco horas.

Desta maneira, o processo seletivo ocorrerá em dois dias consecutivos, composto pelas seguintes provas: no primeiro dia do Vestibular, os candidatos farão as provas de Conhecimentos Gerais (40 questões objetivas interdisciplinares) e de Redação.

No segundo dia, serão aplicadas as provas objetivas de Língua Portuguesa (10 questões), Literaturas em Língua Portuguesa (5 questões), Língua Estrangeira (5 questões) e Conhecimentos Específicos (30 questões - 15 de cada matéria, definida pelo Conselho Acadêmico de cada curso).

O Vestibular de Inverno ocorrerá nos dias 14 e 15 de julho. As inscrições, pela Internet, serão aceitas de 8 de abril a 8 de maio.

A presidente da CVU, Maria Raquel Natali, esclarece que outras ações devem ocorrer no futuro visando à melhoria do processo seletivo e que uma comissão de especialistas deverá encaminhar sugestões a serem apreciadas pela CVU, Pró-Reitoria de Ensino (PEN) e, posteriormente, pelo CEP.

Vale lembrar, ainda, que o programa de provas dos vestibulares de Inverno, de Verão e do PAS está disponível no site. Outras informações sobre as mudanças aprovadas pelo CEP irão constar no site da CVU, após a publicação da resolução do Conselho.

OPORTUNIDADES:

Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa





RECOMENDAMOS

Vestibular Medicina SLMANDIC Araras Vestibular UNIP Vestibular Medicina FAMP .. Vestibular Medicina FAMINAS-BH Vestibular Inatel Vestibular Medicina UniRedentor Vestibular Medicina Unifenas Vestibular Medicina Unifan Vestibular Medicina CESVA Vestibular Direito EPD - Você entre os melhores

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS