Enem 2019: inscrições encerram nesta sexta-feira (17)

Enem 2019: inscrições encerram nesta sexta-feira (17)

As provas do Enem 2019 serão realizadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro

Publicado em 16/05/19

Quem concluiu ou irá concluir o ensino médio este ano deve ficar atento, pois as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terminam nesta sexta-feira (17), no site do Inep.

As provas do Enem 2019 serão realizadas em dois domingos: 3 e 10 de novembro.

Nesta edição, o valor da taxa de inscrição é de R$85,00, que deverá ser pago entre os dias 6 e 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas ou correios.

Novidades no Enem 2019

A edição 2019 conta com algumas novidades, como explica Pedro Amâncio, especialista em Ensino Superior do Quero Bolsa, principal plataforma para inclusão de alunos no ensino superior com bolsas de estudo:

"Neste ano, a segurança será ainda mais reforçada, até os lanches levados pelos participantes passarão por revista. Nesta edição, o candidato poderá realizar a inclusão opcional de foto na inscrição, o que de acordo com o Inep, facilitará a identificação do candidato, tornando o processo personalizado e interativo. Já nas provas, haverá um espaço destinado a cálculos no final do caderno de questões, além de espaço com linhas para o rascunho da redação. Outra novidade é destinada a pessoas com deficiência auditiva, que poderão apontar no ato da inscrição se utilizam implante coclear ou aparelho auditivo. Para essa parcela de inscritos, será possível a utilização de recursos durante o exame, como tradutor de intérprete de libras, vídeoprova em libras, leitura labial e tempo adicional".

De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Enem passará por diversas modificações nos próximos anos. Entre elas, já para 2019, os candidatos deverão se atentar a mudanças relacionadas às abordagens das questões, como: "Quem fizer a prova deve ficar atento à criticidade das perguntas. A tendência é que seja cada vez mais cobrado o conhecimento como um todo, não bastando memorizar o conteúdo aprendido em sala de aula", analisa Amâncio.

Resistência e Preparo

Além de um momento de muita atenção com a inscrição, os alunos começam desde já um dos maiores desafios dessa época: o estudo para a avaliação. "A prova no Enem é pouco conteudista e muito mais uma prova de resistência. São 180 questões e uma redação, sendo que a grande maioria delas tem grandes textos, tanto na pergunta quanto nas alternativas de resposta", enfatiza.

Então, se seu foco for ingressar no ensino superior via Enem, desde agora é importante treinar para essa maratona. Nosso especialista dá dicas de como se preparar sem passar sufoco:

  • Imprima e faça todas as provas anteriores do exame, no mínimo uma vez por mês;
  • Cronometre o tempo total para a execução completa da prova;
  • A cada simulado tente superar o seu último tempo;
  • Corrija e verifique em quais matérias específicas houve mais erros;
  • A partir daí, foque nesses pontos durante os estudos.
  • "Além dessas dicas, um método eficaz é fazer grupos de estudos e ensinar, por exemplo, treineiros. É uma forma eficiente de assimilar o conteúdo e se preparar para garantir o melhor resultado", conclui o especialista. do Quero Bolsa

    OPORTUNIDADES:

    Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa






    RECOMENDAMOS

    Vestibular UNIP .. Vestibular Direito EPD - Você entre os melhores

    ACESSO RÁPIDO

    CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS