Professores do Galois dão dicas para as provas do Vestibular UnB

Professores do Galois dão dicas para as provas do Vestibular UnB

Publicado em 28/05/19

As provas do Vestibular 2019 da Universidade de Brasília (UnB) serão aplicadas no próximo final de semana, 1º e 2 de junho. No sábado, deverão ser realizadas as provas de Conhecimentos I com 30 questões (Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa); e Conhecimentos II com 120 questões (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes - Artes Cênicas, Artes Visuais e Música -, Filosofia e Sociologia) e Redação. No domingo é a vez das provas de Conhecimentos III com 150 questões (Biologia, Física, Química e Matemática). Ao todo, são 2.105 vagas distribuídas em 98 cursos, diurnos e noturnos, nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

Para quem está se preparando, é importante conhecer bem a estrutura da prova. "O aluno deve ter em mente que a avaliação da UnB é bem diferente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Enquanto o Enem é uma prova objetiva, com itens ABCDE, mais longa, o que exige, inclusive, uma maior preparação física, a prova da UnB é contextualizada, com itens, em sua maioria, com alternativas para marcar certo ou errado e com fator de correção, ou seja, uma alternativa errada anula uma certa. Além disso, o grau de dificuldade de conteúdo é maior na prova da Universidade de Brasília", diz Euclides Chacon, professor de Química do Colégio Galois. Sobre o conteúdo da matéria, Chacon destaca a importância de conhecer os tópicos que sempre aparecem, como estequiometria, termoquímica, reações endotérmicas e exotérmicas, análise de gráficos e tabelas, eletroquímica, estudos de pilhas e química orgânica, por exemplo. "Também os assuntos multidisciplinares, como a chuva ácida, a camada de ozônio e os problemas ambientais. O rompimento da barragem em Brumadinho, que liberou uma grande quantidade de rejeitos de mineração e causou a morte de muitas pessoas em Minas Gerais, por exemplo, é um assunto que pode cair em qualquer disciplina", avalia o professor Chacon.

O professor de redação do Colégio Galois, Adriano Alves de Souza, conhecido como X-Tudo, explica que, diferentemente do ENEM, a UnB tem pedido textos expositivos e argumentativos. "A UnB gosta que o aluno reflita sobre o tema, trabalhe uma problematização, mas que ele volte filosoficamente a reforçar a tese dele, sem apresentar proposta de intervenção", destaca o docente. Ele acrescenta que antes de escrever a redação, o candidato deve observar toda a prova, porque como ela trabalha com situações temáticas e muitas dicas podem estar na própria prova, nas questões de história, de literatura, por exemplo, que podem dar um sustentáculo interessante aos seus fundamentos. "Por isso, vá direto a prova de redação. Faça uma leitura do que está sendo pedido e antes de escrevê-la responda as outras disciplinas. Lembrando que os textos de referências, aqueles no início da prova de redação, não devem ser usados. Isso é um erro muito comum entre os estudantes, mas aqueles textos são apenas para que o candidato conheça a temática", ressalta X-Tudo. Entre os temas possíveis de cair estão os existenciais, a relação entre o homem e o tempo, o consumo, a força de vontade, o empoderamento, a religiosidade e até o anticientificismo, ou seja, a ideia de contestar a ciência, de dizer que o planeta é esférico ou não.

Em Literatura, como a UnB não tem uma lista de livros específicos para o vestibular, de acordo com a professora Camilla Osiro, do Galois, o aluno deve ter um conhecimento geral sobre as obras clássicas. Por isso, é fundamental prestar atenção em autores que fazem uma literatura de cunho mais social e politicamente engajado, entre eles Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Graciliano Ramos. "Todos enfocam a questão social e têm um olhar crítico em relação à sociedade, que é uma tendência recorrente na UnB", afirma a professora.

De acordo com o professor de matemática do Galois, Daniel Wanzeller, a Universidade de Brasília explora bastante assuntos como análise combinatória, probabilidade, trigonometria, logarítimos exponenciais, geometria espacial e funções de 1º e 2º grau. "Não deixe de estudá-los porque a prova da UnB tem se tornado muito contextualizada e esses temas são bem fáceis de serem inseridos", assegura. Todos os professores do Galois são unânimes em dizer que o importante nesta reta final é não perder o foco. "Uma ótima sugestão é fazer os exercícios das provas anteriores e revisar os tópicos que o candidato apresentar mais dificuldade. Isso vale para todas as disciplinas", finaliza Euclides Chacon.

OPORTUNIDADES:

Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa






RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP Vestibular Medicina FAMP .. Vestibular Inatel Vestibular Medicina UniRedentor Vestibular Direito EPD - Você entre os melhores Vestibular São Camilo

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS