Temas de redação que podem cair no Enem 2019

Temas de redação que podem cair no Enem 2019

Dicas envolvem fuga de posicionamento político-ideológico e respeito às regras

Publicado em 11/07/19

Com o início do segundo semestre, a preocupação de quem se prepara para o vestibular aumenta e, entre os principais fatores de classificação nas provas - e o que mais aflige os vestibulandos - é a redação. Dependendo da instituição e do curso escolhido, a nota alcançada no texto é fator determinante para a aprovação, ou não, do estudante. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a nota da redação pode significar a desqualificação do candidato.

Temas de redação que podem cair no Enem 2019

Neste ano, as polêmicas a respeito do Enem têm se intensificado, principalmente sobre os assuntos abordados tanto nas questões objetivas, quanto na redação. O palpite dos especialistas é que nenhum tema com viés que pode ser interpretado como ideológico deve ser abordado.

O professor de Redação do Curso Positivo, Gabriel Félix, deduz que, com o alinhamento atual do Ministério da Educação (MEC), provavelmente temas polêmicos em relação a questões de gênero ou direitos humanos não devem aparecer nas redações do Enem. "A redação deve fugir de reflexões diretamente ligadas a alinhamentos político-ideológicos, uma vez que o governo já afirmou, mais de uma vez, que revisará a prova antes de sua aplicação", explica.

Assuntos neutros ou de interesse geral são a aposta do professor. "Imaginamos temas como a tendência de envelhecimento da população brasileira, que já apareceu em vestibulares importantes neste ano, ou que combinem com a pauta do governo, como a inclusão de pessoas com deficiência nos espaços públicos - assuntos que não virem um debate de esquerda versus direita", prevê.

Além disso, Félix lembra que as regras do Inep (órgão responsável pelo Enem) relacionadas à correção da prova continuam as mesmas: o candidato pode zerar a nota caso desrespeite os direitos humanos; não redija um texto dissertativo-argumentativo; escreva um número menor de linhas que o exigido; escreva impropérios ou faça desenhos; deixe a folha em branco; ou fuja do tema proposto. Segundo ele, é importante sempre respeitar os requisitos, levar em consideração o tema e fazer uso de referências externas e bem fundamentadas na elaboração da redação.

OPORTUNIDADES:

Quer uma bolsa de estudo? Clique aqui e saiba como conseguir uma no Quero Bolsa






RECOMENDAMOS

Vestibular UNIP .. Vestibular Direito EPD - Você entre os melhores

ACESSO RÁPIDO

CALENDÁRIO DO VESTIBULAR | TESTE VOCACIONAL ONLINE | SIMULADOS ONLINE | SIMULADOS DO ENEM | GUIA DE FACULDADES | BOLSA DE ESTUDOS