Como saber se um curso é autorizado pelo MEC?

Já vi histórias de pessoas que fizeram o curso, mas não conseguiram depois pegar o diploma porque a faculdade não tinha a autorização do MEC. Estou querendo estudar perto da minha casa, mas a institução é nova e não sei se ela é autorizada pelo MEC. Como posso saber essa informação? (Cláudia, 22 anos, São Paulo-SP)

Publicado em 27/08/09

Cláudia,

As instituições passam por uma série de avaliações, desde sua abertura até o lançamento e manutenção de um curso em funcionamento. Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior (IES) devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.

Já para iniciar a oferta de um curso de graduação, a IES depende de autorização do Ministério da Educação. A exceção são as universidades e centros universitários que, por terem autonomia, independem de autorização para funcionamento de curso superior. No entanto, essas instituições devem informar à Secretaria competente os cursos abertos para fins de supervisão, avaliação e posterior reconhecimento.

O Ministério da Educação mantém um site onde é possível consultar a situação de instituições de educação superior e de cursos de graduação, e seus atos autorizativos. O endereço é http://www.educacaosuperior.inep.gov.br

Boa sorte!

Orientador Sejabixo!
www.sejabixo.com.br

Tem uma dúvida? Mande um email para orientacao@sejabixo.com.br informando seu nome, idade, cidade, estado e sua pergunta.

Ver outras perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes



RECOMENDAMOS

Vestibular FMU Universidade São Francisco FIPECAFI.. FSA.. FECAP mandic FAMINAS Redentor Unifacisa
ITPAC UNIPAC UNIPTAN Unisinos Univaço IESVAP FAMP São Camilo