Avaliação Seriada - Saiba o que é e como funciona

Como funciona e quais universidades no Brasil utilizam o método de avaliação seriada? (Wallace, 17 anos, São João Nepomuceno-MG)

O Vestibular Seriado, também conhecido como PAS (Processo de Avaliação Seriada) ou PSS (Processo Seletivo Seriado), difere do vestibular tradicional pelo fato de ser realizado enquanto o estudante cursa o ensino médio.

As provas são aplicadas ao final de cada ano e conteúdo exigido não é cumulativo, assim os assuntos cobrados são somente do ano que o estuda está cursando. No Processo Seletivo 2010 da FAAP, por exemplo, o sistema funciona da seguinte maneira:

Etapa Inicial - (1ª Etapa) Quem está cursando a 1ª série do Ensino Médio: prova com o conteúdo programático limitado à 1ª série; podendo cursar a Faculdade a partir de Fevereiro/2012

Etapa Intermediária - 2ª Etapa Quem está cursando a 2ª série do Ensino Médio: prova com o conteúdo programático limitado à 2ª série; podendo cursar a Faculdade a partir de fevereiro/2011

Etapa Final - 3ª Etapa Quem está cursando a 3ª série do Ensino Médio ou quem já o concluiu : prova com o conteúdo do currículo de Ensino Médio; podendo cursar a Faculdade a partir de fevereiro/2010.

A nota do candidato é obtida pela média final das notas de cada uma das provas.

Confira abaixo a relação de algumas instituições que usam o processo de avaliação seriada:

- FAAP (www.faap.br)
- UFLA (www.ufla.br)
- UnB (www.unb.br)
- UFS (www.ufs.br)

Tem uma dúvida? Mande um email para orientacao@sejabixo.com.br informando seu nome, idade, cidade, estado e sua pergunta.

Ver outras perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes