Avaliação Seriada - Saiba o que é e como funciona

Como funciona e quais universidades no Brasil utilizam o método de avaliação seriada? (Wallace, 17 anos, São João Nepomuceno-MG)

Publicado em 15/10/09

O Vestibular Seriado, também conhecido como PAS (Processo de Avaliação Seriada) ou PSS (Processo Seletivo Seriado), difere do vestibular tradicional pelo fato de ser realizado enquanto o estudante cursa o ensino médio.

As provas são aplicadas ao final de cada ano e conteúdo exigido não é cumulativo, assim os assuntos cobrados são somente do ano que o estuda está cursando. No Processo Seletivo 2010 da FAAP, por exemplo, o sistema funciona da seguinte maneira:

Etapa Inicial - (1ª Etapa) Quem está cursando a 1ª série do Ensino Médio: prova com o conteúdo programático limitado à 1ª série; podendo cursar a Faculdade a partir de Fevereiro/2012

Etapa Intermediária - 2ª Etapa Quem está cursando a 2ª série do Ensino Médio: prova com o conteúdo programático limitado à 2ª série; podendo cursar a Faculdade a partir de fevereiro/2011

Etapa Final - 3ª Etapa Quem está cursando a 3ª série do Ensino Médio ou quem já o concluiu : prova com o conteúdo do currículo de Ensino Médio; podendo cursar a Faculdade a partir de fevereiro/2010.

A nota do candidato é obtida pela média final das notas de cada uma das provas.

Confira abaixo a relação de algumas instituições que usam o processo de avaliação seriada:

- FAAP (www.faap.br)
- UFLA (www.ufla.br)
- UnB (www.unb.br)
- UFS (www.ufs.br)

Tem uma dúvida? Mande um email para orientacao@sejabixo.com.br informando seu nome, idade, cidade, estado e sua pergunta.

Ver outras perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes



RECOMENDAMOS

Vestibular FMU Universidade São Francisco FIPECAFI.. FSA.. FECAP mandic FAMINAS Redentor Unifacisa
ITPAC UNIPAC UNIPTAN Unisinos Univaço IESVAP FAMP São Camilo