É possível financiar o curso de Medicina?

Gostaria de saber se é possível financiar o curso de Medicina (Thais, 18 anos, Caldas Novas-GO).

Thais,

Sim, você pode financiar o curso de Medicina. Esse financiamento pode ser feito pelo FIES ou por programas de empresas privadas.

Desde 1999, o Programa de Financiamento Estudantil - FIES permite que estudantes sem condições de arcar com os custos de sua formação possam alcançar o tão desejado diploma de Ensino Superior. Atualmente há mais de 560 mil estudantes beneficiados e 1.459 instituições de Ensino Superior credenciadas, com 2.080 Campi cadastrados e aplicação de recursos da ordem de R$ 6,0 bilhões.

Para solicitar o FIES, o estudante deve estar regularmente matriculado em um curso superior de graduação não gratuito, oferecido por uma Instituição cadastrada no Programa e que tenha avaliação positiva nos processos de conduzidos pelo MEC.

O FIES cobrirá a integralidade dos encargos educacionais assumidos pelos estudantes bolsistas, ou seja, a parcela não coberta pela bolsa, nos seguintes casos:

- Bolsistas parciais de 50% do ProUni.

- Beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos prioritários.

- Beneficiários de bolsas complementares matriculados em cursos que tenham obtido conceito cinco ou quatro na última edição do ENADE.

Para os estudantes não bolsistas, matriculados em cursos considerados prioritários, o Fundo cobrirá 75% dos encargos educacionais cobrados e metade dos encargos para os estudantes regularmente matriculados nos demais cursos.

São considerados cursos prioritários os cursos de licenciatura em química, física, matemática e biologia. Também engenharia, medicina, geologia e cursos constantes do Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia.

Para obter mais informações sobre o programa e os detalhes do processo de seleção, acesse: www3.caixa.gov.br/fies

Ver outras perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes