Orientador sejabixo! - Perguntas Mais Frequentes

Aqui você encontra as dúvidas mais freqüentes com relação à escolha profissional.

1) Qual a diferença entre curso de graduação, tecnológico e sequencial?

Há três tipos diferentes de curso superior os cursos de graduação tradicional como Medicina, Direito, Engenharia, que duram de 4 a 6 anos; há os cursos tecnológicos que são mais práticos, enfocados na atuação profissional, duram 3 ou 4 anos; há ainda os mais recentes cursos sequenciais, ou cursos de formação específica, que duram 2 anos e são oferecidos principalmente pelas faculdades privadas.

2) Qual a diferença entre mestrado, doutorado e especialização?

A pós-graduação é uma opção para quem pretende continuar estudando após a faculdade. O mestrado e o doutorado são títulos atribuídos pelas universidades formando pesquisadores e ser professores universitários, para obtenção do título deve-se defender uma tese, fruto de pesquisa realizada pelo aluno. A especialização é um curso para aprofundar o conhecimento prático e teórico sobre uma determinada área, é um curso prático, focado na atuação profissional.

3) Quero fazer um teste vocacional na internet

Não há nenhum trabalho de Orientação Profissional na internet que eu recomende ser feito. Os "testes vocacionais" na internet, assim como os publicados em revistas, não são avaliados e aplicados em pessoas antes de serem publicados. Estes "testes" são apenas referências para a sua escolha, não os leve a sério demais.

4) Onde fazer Orientação Profissional?

Procure por faculdades que ofereçam o curso de Psicologia, em geral elas possuem este tipo de atendimento ou poderão lhe indicar um profissional. Mas procure sempre por alguém especializado em Orientação Profissional.

5) Quais são as profissões do futuro?

O mercado de trabalho pode ter algumas carreiras que oferecem melhores opções que outras, dependendo da região onde você mora. Porém não há como predizer com precisão qual profissão pode ter melhores perspectivas daqui algum tempo. Portanto não há profissão do futuro.

6) Como saber qual a melhor faculdade para se estudar?

Procure visitar, conhecer as instalações, conversar com professores e alunos e se possível assistir algumas aulas nas faculdades onde você pretende estudar. Há algumas avaliações de cursos publicadas em jornais e revistas, mas estas não são boa referência. Não dispense conhecer o lugar onde você estudará.

7) Eu conseguirei passar no vestibular?

Há vestibulares muito concorridos, principalmente das faculdades públicas. Nas faculdades privadas a concorrência é menor, sendo que para alguns cursos o vestibular é uma formalidade.

8) Faço o que gosto ou o que dá dinheiro?

Procure uma carreira que concilie os seus interesses e o retorno financeiro para manter a vida que você gostaria de ter. Além disso, não há profissão que tenha retorno certo, sempre dependerá e muito de seus esforços.

9) Qual profissão seguir para ganhar muito dinheiro sem esforço?

Infelizmente essa profissão não existe, e se existisse eu já estaria trabalhando nela.

10) Profissão é para a vida toda?

Profissão não é para a vida toda. Você passará por várias mudanças de carreira ao longo de sua vida, escolher a faculdade é uma das primeiras escolhas que você deverá fazer. A sua carreira sempre terá mudanças.

Ver as perguntas já respondidas

Perguntas mais frequentes