vestibular e enem é no sejabixo!
 
sexta-feira, 24 de outubro de 2014
redes swidth=
 

 

Untitled Document mapa do vestibulando sejabixo!
newsletter sejabixo!
newsletter sejabixo!
Veja datas de inscrições e provas de vestibulares de todo o Brasil
MULTIMÍDIA
O Prof. Paulo Ortiz, Coordenador do Curso de Administração do Unisal - Santa Teresinha, fala sobre o novo perfil do administrador exigido pelo mercado de trabalho
RECOMENDAÇÃO
newsletter sejabixo! Vestibular 2015
Cásper Líbero
Inscrições abertas
ENQUETE
Você está fazendo alguma preparação específica para as provas do ENEM?
SIM NÃO
BUSCA DE NOTÍCIAS

ACESSO RÁPIDO
desafio do dia - questões de vestibularesDicas de preparação para os vestibularesSimulado Online
DESTAQUES
ponto
ponto
ponto
ponto
ponto

24/10/14 UNISAL aceita inscrições para o Curso de Engenharia Civil
24/10/14 Católica do Tocantins libera resultado oficial do Vestibular 2015
24/10/14 UNIABEU aceita inscrições para Processo Seletivo 2015
24/10/14 Vestibular 2015/1 da UPIS está com as inscrições abertas
24/10/14 EMESCAM inscreve para o Processo Seletivo Agendado
24/10/14 ISCA Faculdades recebe inscrições para o Processo Seletivo 2015
24/10/14 FAMINAS-BH inscreve para os Processos Seletivos 2015

 

 
Simulado de Português
Selecione somente 1 resposta por pergunta

1- (Fuvest/2000) - A explosão dos computadores pessoais, as “infovias”,as grandes redes - a Internet e World Wide Web -atropelaram o mundo. Tornaram as leis antiquadas, reformularam a economia, reordenaram prioridades, redefiniram os locais de trabalho, desafiaram constituições, mudaram o conceito de realidade e obrigaram as pessoas a ficar sentadas, durante longos períodos de tempo, diante de telas de computadores, enquanto o CD-Rom trabalha. Não há dúvida de que vivemos a revolução da informação e, diz o professor do MIT, Nicholas Negroponte, revoluções não são sutis. (Jornal do Brasil, 13/02/96)

No texto, a expressão que sintetiza os efeitos da revolução operada pela informática é
“atropelaram o mundo”.
“tornaram as leis antiquadas”.
“reformularam a economia”.
“redefiniram os locais de trabalho”.
“desafiaram constituições”.

2 - (Fuvest/2000) - Na planície avermelhada, os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala. (Graciliano Ramos, Vidas secas)

Reestruturando-se o terceiro período do texto, mantém-se o sentido original apenas em:
A viagem progredira bem três léguas, uma vez que haviam repousado bastante na areia do rio seco, dado que ordinariamente andavam pouco.
Haviam repousado bastante na areia do rio seco; a viagem progredira bem três léguas porque ordinariamente andavam pouco.
Porque haviam repousado bastante na areia do rio seco, ordinariamente andavam pouco, e a viagem progredira bem três léguas.
Ainda que ordinariamente andassem pouco, a viagem progredira bem três léguas, pois haviam repousado bastante na areia do rio seco.
Em virtude de andarem ordinariamente pouco e de haverem repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas.

3 - (Fuvest/2000) - As duas manas Lousadas! Secas, escuras e gárrulas como cigarras, desde longos anos, em Oliveira, eram elas as esquadrinhadoras de todas as vidas, as espalhadoras de todas as maledicências, as tecedeiras de todas as intrigas. E na desditosa cidade, não existia nódoa, pecha, bule rachado, coração dorido, algibeira arrasada, janela entreaberta, poeira a um canto, vulto a uma esquina, bolo encomendado nas Matildes, que seus olhinhos furantes de azeviche sujo não descortinassem e que sua solta língua, entre os dentes ralos, não comentasse com malícia estridente. (Eça de Queirós, A ilustre Casa de Ramires)

No texto, o emprego de artigos definidos e a omissão de artigos indefinidos têm como efeito, respectivamente,
atribuir às personagens traços negativos de caráter; apontar Oliveira como cidade onde tudo acontece.
acentuar a exclusividade docomportamento típico das personagens; marcar a generalidade das situações que são objeto de seus comentários.
definir a conduta das duas irmãs como criticável; colocá-las como responsáveis pela maioria dos acontecimentos na cidade.
particularizar a maneira de ser das manas Lousadas; situá-las numa cidade onde são famosas pela maledicência.
associar as ações das duas irmãs; enfatizar seu livre acesso a qualquer ambiente na cidade.

4 - (Fuvest/2000) - Você pode dar um rolê de bike, lapidar o estilo a bordo de um skate, curtir o sol tropical, levar sua gata para surfar.

Considerando-se a variedade lingüística que se pretendeu reproduzir nesta frase, é correto afirmar que a expressão proveniente de variedade diversa é
“dar um rolê de bike”.
“lapidar o estilo”.
“a bordo de um skate”.
“curtir o sol tropical”.
“levar sua gata para surfar”.

5 - (Fuvest/2000) - Sinha Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando. (Graciliano Ramos, Vidas secas)

Uma das características do estilo e Vidas secas é o uso do discurso indireto livre, que ocorre no trecho
“Sinha Vitória falou assim”.
“Fabiano resmungou”.
“franziu a testa”.
“que lembrança”.
“olhou a mulher”.

 


Documento sem título

CONTATO | ANUNCIE | QUEM SOMOS | ASSINE O NEWSLETTER ||||| OUTROS SITES: ||| Calendário do Vestibular | Tudo sobre Enem | Dicas Profissionais