Siga-nos!

Dicas de Preparação

Controle sua ansiedade!

Você já está na véspera do vestibular, comece agora se preparar para o Dia da Prova

Publicado

em

Você já está na véspera do vestibular, comece agora se preparar para o Dia da Prova

15/10/2008

Recentemente o Portal Sejabixo teve como tema do fórum com a seguinte pergunta “Se a prova do vestibular fosse hoje, você se sairia bem?” As respostas dos nossos participantes variaram bastante, mas podemos dividi-los em três grupos de opiniões que são:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1) Os que acham que se sairiam bem, pois estudaram bastante e estão bem tranqüilos;

2) Os que acham que não se sairiam bem, pois ainda não estudaram o suficiente, mas estão otimistas porque até o dia da prova estarão preparados;

3) Os que acham que não se sairiam bem, pois estão nervosos porque não estudaram o quanto gostariam ou deveriam.

Existem alguns dados curiosos relacionando a posição de cada estudante e sua justificativa, no geral aqueles que realmente estudaram estão tranqüilos, pois fizeram a sua parte, já aqueles que estão correndo atrás do tempo perdido ainda estão animados, pois estão na luta. Mas quem por algum motivo não estudou o que deveria começa a ficar cada vez mais nervoso.

Coincidência ou não, uma pesquisa realizada com alguns estudantes em fase pré-vestibular revelou que a ansiedade é maior num período que varia entre 1 e 2 meses que antecedem as datas dos exames em comparação ao dia do exame, e isto é comum tanto para quem estudou como para quem não estudou muito.

Existem alguns termos usados pelos estudantes para denominar esta fase, como outubrite, novembrite e tantas outras ites . No fundo toda esta ansiedade tem um motivo que é medo da reprovação seguida pela decepção por não passar, o que deixa o estudante se sentir um verdadeiro fracasso diante dos pais, dos amigos, dos professores, etc…

Mas como espantar este fantasma?????

Qualquer que seja a sua situação entre aquelas que exemplificamos no início deste texto, você deve entender que você já está na véspera do vestibular, encare isto de uma vez por todas e comece a se preparar para o dia da prova.

A idéia principal é ver o vestibular como uma prova onde você fará o seu melhor, se passar será ótimo, mas se não passar o mundo não vai acabar, e você deverá analisar aquilo que deverá ser melhorado para a próxima prova.

Agora é hora de revisão, qualquer que seja a matéria, dê atenção aos princípios básicos, é a hora dos seus resumos, leia-os com muita atenção, esteja atento às formulas, regras, leis, as normas que estão em evidência dentro de cada matéria. Monte sua grade de horários de revisão, pode ser iniciando pelas matérias com mais ou menos dificuldades.

Fica aqui também a dica para as aulas do Cursinho Sejabixo que você poderá assisti-las para sua revisão, os temas das aulas do Cursinho Sejabixo foram baseados nos principais vestibulares do país. (www.cursinhosejabixo.com.br).

Outra boa indicação para esta época são os simulados, procure obter as provas anteriores dos vestibulares que você irá prestar com o gabarito, para que você comece a treinar simulando o grande dia. Esta simulação você poderá fazer sozinho ou com seus colegas de estudo, para depois discutirem as questões e dúvidas, isto é muito bom pois pode te ajudar apontando o que você deve fazer em relação ao seu tempo de realização de prova, à formulação das suas respostas, e outros pontos que com certeza você saberá observar.

E por fim o controle emocional, não menos importante que os demais, cada um deve encontrar seu próprio método para se controlar emocionalmente, alguns gostam de praticar exercícios físicos, como correr, nadar, caminhar, na verdade a prática de exercícios aumenta o nível do hormônio chamado endorfina, hormônio responsável por diminuir os sintomas de stress.

Mas cuidado, se você não é uma pessoa que pratica exercício físico regularmente, não se desespere, procure um outro tipo de relaxamento, fazendo alguma tipo de atividade saudável que te dá prazer e sensação de bem-estar, como por e

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

TOP 5 estratégias dos aprovados em Medicina

Alunos mostram estratégias que fizeram a diferença para aprovação no vestibular de medicina

Publicado

em

por

4 dicas para quem irá prestar vestibular de inverno em 2024

Medicina é um dos cursos mais concorridos nos vestibulares, de acordo com o estudo de Demografia Médica no Brasil, conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, somente em 2023, 963 mil pessoas concorreram a aproximadamente 47 mil vagas para medicina no Brasil, e para isso muitos candidatos cumprem uma longa jornada de estudo para conseguir a sonhada vaga no curso.

Após a pandemia, o estudo online se tornou uma realidade e muitos estudantes utilizam a internet para se preparar, e aqueles que sabem utilizar bem essa ferramenta têm conseguido ótimos resultados nas provas. Segundo uma pesquisa recente do Google, em parceria com a empresa Educa Insights, aulas semipresenciais e EADs são as favoritas em diferentes níveis: graduação (64%), pós-graduação (75%), cursos livres (75%) e idiomas (63%).

“O ensino online é uma realidade no Brasil, a internet trouxe um acervo enorme de informações para aqueles que querem ingressar em uma faculdade principalmente no curso de medicina” diz Michel Arthaud, professor de Química e diretor da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online com foco na preparação para o Enem e vestibulares.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Por isso, Arthaud convidou 5 alunos da Plataforma Professor Ferretto, que foram aprovados em medicina em diversas faculdades do Brasil para dar dicas preciosas que fizeram diferença em suas preparações aos novos tentantes.

Método de estudo

O estudante de medicina Raimundo Neto, 20, foi aprovado em quatro universidades de medicina: UFC, UECE, UNIFOR e UNICHRISTUS, e se preparou durante três anos até conseguir a aprovação no vestibular. Durante o segundo ano de estudos, ele percebeu que não estava obtendo os resultados esperados e decidiu mudar o seu método. “Antes de começar a me preparar novamente, comecei a procurar estratégias eficazes no meu estudo, para identificar o que estava fazendo de errado. Depois disso, comecei a montar cronogramas semanais e diários para otimizar a minha preparação para o vestibular” , relembra.

Simulados

Estudar junto com outras pessoas ajuda muito no processo. Diogo Prestes, 24, que foi aprovado na UERJ conta que, durante um tempo, estudou junto com um amigo que também queria entrar em Medicina. “Meu amigo sugeriu fazermos simulados juntos, e, durante um ano, fazíamos alguns simulados por semana para se preparar. Eu tive um desempenho melhor naquele ano por conta desse apoio, além do amplo acesso a materiais didáticos como gráficos, resumos, e às aulas online, que têm a praticidade de ficarem gravadas, caso não consiga acompanhar em tempo real”, diz.

Sem redes sociais

A mineira Maria Eliza Munhoz, que aos 18 anos conquistou o 1° lugar em Medicina na UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – , um dos vestibulares mais concorridos de Minas Gerais conta que, durante o período de preparação, não usava as redes sociais, “Quando decidi que meu foco era entrar na faculdade, desinstalei minhas redes sociais como Instagram e TikTok. Usava apenas periodicamente, para distração e lazer, e evitava ao máximo ver vídeos ou posts sobre Vestibular, porque quando usava era realmente para distrair um pouco a cabeça e relaxar “, conta.

Foco na teoria

A estudante carioca Ana Clara Oliveira, 23, aprovada em Medicina pela UERJ, conta que é importante ter conhecimento teórico antes de estudar questões “Estudava em escola pública e percebi que a base estava muito fraca, então durante dois anos do meu preparado do vestibular corri atrás das matérias que não tive durante a escola, e só em 2023 – ano da aprovação – foquei nas questões porque já tinha uma boa base” relembra.

Redação

A redação do Enem é a parte mais temida por muitos estudantes, Leticia Fernandes, 20, estudante de medicina da UFG, atingiu nota mil na redação. Leticia buscava se atentar a teoria da redação “Pode parecer estranho, mas a redação tem teoria, ela é 30% baseada em elementos além do desenvolvimento, então buscava sempre responder na redação o o que, quem, porque e como”, explica “Sempre no final revisava e claro tinha o meu repertório coringa na redação”.

Para o seu repertório ela usava somente um, que era do sociólogo Thomas Hobbes “O Estado deve garantir o bem-estar social”, além disso a estudante aconselha usar outras coisas do cotidiano para complementar “Usar livros e séries para complementar o desenvolvimento da redação é muito bom, algo que está inserido na sua vida e faz sentido para a redação” finaliza.

Veja aqui outros vestibulares de medicina com inscrições abertas!

Continue lendo

Destaque

Qual a diferença entre o vestibular e Enem?

Para quem está pensando em ingressar no ensino superior, o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as duas principais formas de avaliação.

Publicado

em

por

Para quem está pensando em ingressar no ensino superior, o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são as duas principais formas de avaliação. Você sabe qual é a diferença entre o Vestibular e o Enem?

Formato e Conteúdo: O vestibular é específico de cada instituição e pode variar em formato e conteúdo. Já o Enem é uma prova padronizada aplicada em todo o país, com questões de múltipla escolha e uma redação.

Abrangência: O vestibular é geralmente utilizado por universidades específicas para seleção de seus candidatos, enquanto o Enem é utilizado por diversas instituições, tanto públicas quanto privadas, como critério de seleção.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Periodicidade: O vestibular pode ser realizado uma ou mais vezes por ano, dependendo da instituição, enquanto o Enem é aplicado uma vez por ano, em datas específicas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Use o método Pomodoro para turbinar sua preparação para o Vestibular

O Método Pomodoro é projetado para melhorar a produtividade e a concentração, dividindo o trabalho em intervalos de tempo curtos e definidos.

Publicado

em

por

Método Pomodoro

O método Pomodoro é uma técnica de gestão de tempo desenvolvida por Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Ele é projetado para melhorar a produtividade e a concentração, dividindo o trabalho em intervalos de tempo curtos e definidos, separados por breves pausas. Essa técnica pode ser muito útil para os estudantes que estão se preparando para encarar o Enem e os Vestibulares. Aqui está um resumo do método:

  • Defina uma tarefa a ser realizada: Escolha uma atividade específica que deseja realizar, pode ser uma atividade como leitura ou resolução de exercícios.
  • Defina o temporizador para 25 minutos: Este período de tempo é conhecido como um “Pomodoro”. Durante esse tempo, você se compromete a se concentrar exclusivamente na tarefa escolhida.
  • Trabalhe na tarefa até o alarme tocar: Dedique-se completamente à atividade escolhida, evitando distrações.
  • Faça uma pausa curta: Após completar um Pomodoro, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Use esse tempo para relaxar, levantar-se, esticar ou fazer qualquer coisa que ajude a descontrair.
  • A cada quatro Pomodoros, faça uma pausa mais longa: Após completar quatro Pomodoros consecutivos, tire uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos. Isso ajuda a revitalizar a mente para a próxima sessão de estudo ou trabalho.
  • Repita o processo: Continue a alternar entre períodos de trabalho focado e pausas até concluir suas tarefas.

Este método é eficaz por algumas razões:

Foco intensificado: A técnica Pomodoro promove períodos curtos de trabalho intenso, o que pode aumentar a concentração e reduzir a procrastinação.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Gestão do tempo: Dividir o trabalho em intervalos definidos ajuda a administrar o tempo de forma mais eficaz, permitindo que você avalie melhor quanto tempo leva para concluir determinadas tarefas.

Redução da fadiga mental: As pausas regulares ajudam a evitar a exaustão mental, permitindo que você mantenha um nível constante de produtividade ao longo do dia.

Melhora da consistência: Ao estabelecer um ritmo regular de trabalho e pausas, você pode criar uma rotina mais consistente e sustentável para o seu dia.

O método Pomodoro pode ser adaptado para se adequar às suas necessidades individuais, mas a estrutura básica de trabalho concentrado seguido por pausas regulares permanece fundamental para sua eficácia.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo