Siga-nos!

Destaque

Quantos vestibulares prestar?

Tem dúvidas de quantos vestibulares prestar? Aprenda a criar o calendário ideal com recomendações do Curso Poliedro!

Publicado

em

duvida, escolha, profissão, medo, teste vocacional

Com os vestibulares se aproximando, é inevitável não surgir a dúvida: para quantas provas devo me inscrever? Quantos vestibulares prestar? Existe uma quantidade ideal, que amplie as chances de admissão na faculdade?

Quantos vestibulares prestar?

Não existe fórmula mágica! Segundo Márcio Guedes, coordenador do Curso Poliedro, seguindo um critério racional de seleção, não há o que questionar e esse número varia de aluno por aluno. “A quantidade ideal de vestibulares é o que atende a todos os seus desejos de carreiras e possibilidades pessoais. Então, naturalmente, será variado para cada aluno em função de disponibilidade de renda, objetivos, questões pessoais, entre outros aspectos que devem ser levados em consideração”, afirma.

É importante, no caso de quem estuda em um curso preparatório para o vestibular, buscar apoio da equipe pedagógica e de orientação para verificar se os critérios de escolha são assertivos.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Existem casos em que uma minoria de estudantes opta por prestar poucos vestibulares, pois almejam especificamente ou somente algumas instituições. Outro grupo de alunos tendem a participar de muitos processos seletivos. “Como adiantamos, não existe regra de certo e errado sobre isso, mas vale uma dica inicial para todos. Caso a primeira prova de vestibular seja da instituição mais desejada por você, ou ela faz parte do grupo das faculdades dos seus sonhos, tente não a deixar como a “primeira prova”. Como assim? Verifique se existe algum vestibular de qualidade (prova coerente, exigente, com bom nível e bem construída) para você fazer antes da sua primeira prova mais desejada. É uma forma de quebrar o gelo e fazer um aquecimento para melhorar o desempenho até a prova da universidade-alvo. “Assim, ele também vai aliviar a carga emocional envolvida”, diz Guedes.

Já o aluno que vai participar de muitos processos seletivos, é preciso verificar se, de fato, ele pode encarar financeiramente tudo isso. Depois, é necessário checar se está psicologicamente preparado. “O estudante deve considerar que uma prova pode causar muito cansaço e isso atrapalhar o rendimento nas demais. Então, deve-se manter uma lógica de funcionamento cognitivo e prezar por um emocional que aguente qualquer sobrecarga por não ter conquistado o desempenho esperado em um dos processos seletivos”, conclui o coordenador.

Para facilitar a decisão e tornar os planejamentos realistas e viáveis, o Curso Poliedro dá dicas de como montar um calendário ideal de vestibulares!

Confira abaixo o passo-a-passo completo.

1) Apuração: analise o que você quer e o que você pode!

O primeiro passo para criar um calendário redondo é buscar listas de todas as instituições que existem no país, por área. Sim, são centenas! Mas, a partir delas, é possível fazer uma seleção minuciosa de quais escolher. A lista de faculdades credenciadas pelo MEC produzida pelo Guia do Estudante ou o RUF, ranking da Folha de São Paulo, podem ser grandes aliados no momento.

A localização, ser pública ou particular, ou o ranqueamento frente ao MEC são questões decisivas para a seleção. O aluno não deve fazer a inscrição para qualquer instituição sem a possibilidade de se mudar de estado, por exemplo. O mesmo ocorre com universidades públicas ou particulares. “Se o estudante não tiver a verba necessária, não tem porquê prestar. Não sofra! Existem muitas outras faculdades de qualidade e que se encaixam melhor no contexto de cada um. Tudo deve ser pensado, como a disponibilidade e possibilidade financeira de sair da cidade, custo de vida, custo de vestibulares e mensalidades.”

O ranking da faculdade pode ser determinante para alguns alunos, que buscam instituições com 5 estrelas. No entanto, é importante ter em mente que cada um é responsável por criar um ensino de qualidade, já que depende, em grande parte, de empenho. O ranqueamento é técnico, mas sua avaliação é totalmente pessoal, uma questão de escolha. Portanto, também pode ser um critério.

Aplicando os três conceitos, é possível restringir uma lista extensa para um roteiro aproximado de sua realidade. Começou a entender o racional da seleção?! A partir de agora, o próximo passo é ler atentamente o edital de cada vestibular.

2) Refinamento: escolha a partir de critérios técnicos e pessoais.

O grande dilema é que o aluno fique limitado por não conseguir encaixar todas as provas em seu calendário. Existem conflitos de datas. Assim, baseado no primeiro filtro, começa uma escolha por questões técnicas e pessoais. Então, um aspecto que deve ser avaliado é o de como é a prova. Quando perceber que existe coincidência de data ou algum fato que impossibilite a realização, terá que escolher a partir de dois caminhos: o pessoal ou o estratégico.

Márcio Guedes acredita que os professores devem sempre orientar que os alunos sigam seus próprios passos. “Quando a coincidência de data acontece, sempre pergunto: você tem algum sonho? Então vá atrás! É algo muito pessoal. Caso seja viável nos demais âmbitos estratégicos, de deslocamento, valores, entre outros, é a decisão certa”, explica o coordenador do Curso Poliedro. Ele pondera que se a escolha pessoal não contribuir e, de fato, o estudante tope ir para qualquer uma das duas universidades, o critério técnico será fator de desempate. Ou seja, é preciso analisar como é a prova. “Se ficar feliz com qualquer uma delas, basta ir pelo caminho da que há maior facilidade de entrar”. Dessa forma, o edital traz informações valiosas e será muito útil para checar procedimentos e avaliar possibilidades.

3) Como saber se meu calendário é ideal?

Para saber se o seu calendário está perfeito, basta observar se consta tudo o que você quer e o que você pode. Não compare o número de inscrições com outros colegas. Ter menos universidades não é certo, assim como ter mais não é errado. Neste momento, cabe um exercício de reflexão para entender as motivações. Tudo é uma questão de escolha!

4) O número de vestibulares tende a aumentar de acordo com a área de atuação?

Ao contrário do que se imagina, não é uma verdade. A orientação do Curso Poliedro está sempre atenta com essa questão e nunca observaram nenhuma discrepância no número de inscrições por carreira. Portanto, o que de fato impacta na decisão são os fatores pessoais ou financeiros.

“O que observo é que, se as inscrições e, no caso das faculdades particulares, as mensalidades fossem baratas e não houvesse coincidência de datas, grande parte dos estudantes chegariam a prestar até mais de 15 vestibulares! É um número bem alto. A tendência é que participem do máximo de processos seletivos possível, já que todos querem entrar rapidamente na faculdade”, explica Guedes.

Sobre o Curso Poliedro

Com sedes em Campinas, São José dos Campos e São Paulo, o Curso Poliedro tem nos resultados dos vestibulares a comprovação de excelência de sua metodologia. No Vestibular 2020, obteve pelo terceiro ano consecutivo a maior aprovação do Brasil em Medicina na USP Pinheiros, contabilizando 54 aprovados. Os alunos do Curso Poliedro também conquistaram a maioria das vagas de Medicina da Unifesp (74 aprovados) e da Medicina da Santa Casa (152 aprovados), assim como a maior aprovação do Brasil no ITA (52 aprovados), no IME (120 aprovados) e na AFA (179 aprovados).

Para mais informações, acesse o site: www.cursopoliedro.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Desafio de Bolsas de Estudo da USF segue com inscrições abertas

Participe e concorra a bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Destaque

Vestibular Medicina FAMINAS 2024: última semana de inscrições pelo Enem

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

Publicado

em

por

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

As inscrições para o Vestibular de Medicina da FAMINAS ainda estão abertas! Mas atenção: esta é a última semana para garantir sua entrada pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você deseja entrar na FAMINAS pela prova presencial tradicional, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio.

Para entrar na faculdade pelo Enem, as edições válidas são dos anos de 2021, 2022 e 2023. Já na modalidade de prova presencial, o exame acontecerá no dia 8 de junho, com aplicação nas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Governador Valadares, Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Vitória e Goiânia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O processo é unificado: a inscrição pode valer tanto para a unidade da FAMINAS em Belo Horizonte quanto para Muriaé (com o valor de R$450,00), ou para somente uma das unidades a critério do vestibulando (valor R$350,00).

Dê um passo no caminho para realizar o seu sonho! Faça sua inscrição no Vestibular de Medicina da FAMINAS por aqui!

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo ou sobre a FAMINAS? Converse com nosso time pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br.

Medicina FAMINAS: um mundo de possibilidades

Na sua trajetória durante o curso, você irá:

  • Imergir completamente na área médica, com laboratórios tecnológicos e inovadores.
  • Aprender da teoria à prática.
  • Participar de projetos de extensão e iniciação científica.
  • Desenvolver atividades junto à comunidade.
  • Ter contato com professores especialistas nas áreas.
  • Adquirir vivência na área através de estágios em hospitais e clínicas.
  • Ganhar a oportunidade de fazer intercâmbios nacionais e internacionais.
  • Ser o agente transformador que a sociedade precisa.
Continue lendo

Destaque

Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa

Os candidatos com pedidos de isenção deferidos já estão automaticamente inscritos para o exame.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou nesta segunda-feira, 29 de abril, o resultado dos pedidos de isenção e redução de 50% da taxa do Vestibular Meio de Ano 2024, cujo valor integral é de R$ 192. Os candidatos poderão fazer a consulta nas páginas da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Os candidatos com pedidos de isenção deferidos já estão automaticamente inscritos para o exame. Os contemplados com a redução de 50% da taxa deverão efetuar o pagamento de R$ 96.

O Vestibular Meio de Ano da Unesp oferece 160 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. Os candidatos deverão se cadastrar até as 23h59 do dia 7 de maio, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). O Manual do Candidato, com todas as orientações sobre o exame, está disponível nos sites da Unesp e da Vunesp.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas serão aplicadas em 26 de maio (primeira fase) e 23 e 24 de junho (segunda fase), nas cidades de São Paulo, Ilha Solteira, Bauru, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo