Notícias dos Vestibulares e Enem
O que esperar do segundo dia do Enem?
Primeira prova foi equilibrada e sem questões polêmicas. Segundo dia tende a manter o comportamento e apresentar dificuldade moderada

O primeiro dia do Enem 2020 já passou. A prova, composta por 90 questões dos cadernos de Linguagens e Ciências Humanas, não apresentou grandes diferenças no formato dos enunciados e no grau de dificuldade quando comparada com os anos anteriores. De modo geral, foi um exame equilibrado, de dificuldade média e que se manteve fiel ao propósito social que carrega.
Agora, a recomendação é se preparar para o segundo dia de prova. De acordo com Fernando Santo, gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Sistema Poliedro, as duas dicas mais importantes para o momento são: evitar comparar a nota com outros inscritos e fazer uma revisão dos principais conceitos de Ciências da Natureza e Matemática.
Se você acompanhou as correções e não acertou tantas questões quanto gostaria, fique calmo! No Enem, ter mais acertos não é garantia de ter notas altas. “Quem nos afirma isso é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), adotada pelo Inep no cálculo das notas dos estudantes no Enem. A metodologia leva em consideração a coerência pedagógica dos acertos de cada estudante”, explica Santo.
Entenda como funciona o cálculo da nota do Enem
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) leva em consideração a coerência pedagógica dos acertos de cada aluno, ou seja, quem responder corretamente às questões fáceis, médias e algumas difíceis obterá maiores notas. No entanto, caso o estudante erre algumas questões fáceis, os algoritmos da TRI traduzem como uma quebra de coerência pedagógica e reduzem a nota do participante.
Assim, fica fácil entender por que não adianta ficar comparando o número de acertos com outros colegas: ter mais acertos não é certeza de maior pontuação, assim como ter uma quantidade de acertos abaixo do esperado pode não significar uma nota baixa.
Vale destacar que, em geral, errar uma questão muito fácil subtrai uma pontuação maior do que seria possível receber ao acertar uma das questões mais difíceis da prova. Então, é fundamental que os estudantes se mantenham atentos para não perder muito tempo com questões complexas, pois é esperado que também seja para outros e os benefícios podem não valer o esforço. É recomendável gastar o máximo de energia e atenção para evitar erros ou equívocos nas questões mais básicas do exame.
Para exemplificar a situação, o quadro abaixo apresenta resultados reais de dois estudantes participantes do Enem de 2019. Perceba os impactos da TRI, ao considerar a coerência pedagógica dos acertos, na estimativa da proficiência (nota) dos estudantes.
Para saber mais sobre como funciona a coerência pedagógica na TRI, a equipe do Poliedro preparou uma animação explicativa.
Concentre-se no mais importante: a revisão
O importante agora é desapegar de ficar analisando gabaritos, resoluções e comparações de resultados. O foco deve ser na revisão para o segundo dia do exame!
Levando em consideração que as provas de Linguagens e de Ciências Humanas apresentaram uma abordagem tradicional dos conteúdos, sem surpresas e com um grau de dificuldade dentro das expectativas, podemos esperar que o segundo dia da aplicação do Enem apresente uma conduta semelhante. Então, é muito importante que os estudantes que participarão da aplicação das provas de Matemática e Ciências da Natureza revisem os principais tópicos abordados nos anos anteriores.
Ainda que o Enem seja um exame que avalia as habilidades e competências dos estudantes, é fato que alguns assuntos são recorrentes, e o domínio deles pode acelerar a resolução das questões e gerar um tempo extra para a revisão da prova. “Vale lembrar que o período até a prova é curto e que não é o momento de aprofundar temas complexos que possuem baixa incidência. Agora é a hora do ‘arroz com feijão’, de revisar e dominar os conteúdos clássicos e que sempre aparecem”, reforça Fernando.
Temas para ficar de olho para a segunda prova do Exame
Segundo a Coletânea Enem, material desenvolvido pelo Sistema Poliedro para apontar temas recorrentes e auxiliar os alunos em preparação para o exame, em Matemática, quase 20% das questões devem ser resolvidas com aplicações básicas de Proporção e Médias Algébricas, e outras 15% devem ser problemas simples de Equações de 1.º ou de 2.º grau. Portanto, se o estudante aproveitar e revisar Porcentagens e Cálculos de Juros, Funções e noções básicas de Estatística, já terá dominado mais de 50% da prova, o suficiente para obter notas TRI entre 600 e 750 pontos na área.
Já em Ciências da Natureza, o desafio é equilibrar a revisão entre as três componentes curriculares: Biologia, Física e Química. Em Biologia, os tópicos de fundamentos da Ecologia, Ecossistemas, Relações Ecológicas e Bioenergias são de presença constante no Enem. Os principais conceitos de Sistema Imunitário, Genética e Hematologia também são muito relevantes. Com a bagagem, o candidato possivelmente dominará boa parte dos assuntos tradicionalmente cobrados nessa avaliação.
Nas questões de Física, os Fenômenos Ondulatórios (ondas, óptica, radiação e oscilações) aparecem todo ano no Enem, bem como algumas derivações algébricas, por exemplo, Calorimetria e Acústica. Também é importante uma revisão de Mecânica Clássica (movimentos, energia, trabalho, potência etc.) e dos principais conceitos de Eletrodinâmica (resistores, geradores, consumo de energia e potência).
Por fim, em Química, os destaques ficam para as questões que abordam os conceitos básicos de Transformações Químicas (equações, energias, eletroquímica etc.), Ligações Químicas e suas propriedades, principais Compostos Orgânicos e suas reações, Leis Ponderais e Estequiometria.
Com uma boa revisão dos principais tópicos de Ciências da Natureza, é esperado que o estudante responda corretamente metade das questões dessa área, o que pode gerar notas TRI de até 650 pontos, uma nota razoável para disputar boa parte das vagas oferecidas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI