Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Pré-selecionados do Prouni devem comprovar informações até sexta

A documentação comprobatória de que o pré-selecionado atende aos critérios do Prouni deve ser entregue na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado.

Publicado

em

Veja como fazer entrar na lista de espera do ProUni 2021. Prazo vai até 2/3

Os estudantes pré-selecionados em lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), edição do 1º semestre de 2021, têm até a sexta-feira (12) para comprovar as informações da inscrição para obter a bolsa para uma das opções de curso escolhidas.

A documentação comprobatória de que o pré-selecionado atende aos critérios do Prouni deve ser entregue na instituição para a qual o estudante foi pré-selecionado. A instituição de ensino deve, obrigatoriamente, entregar ao pré-selecionado o protocolo de recebimento da documentação solicitada.

O Ministério da Educação alerta que o candidato deve ficar atento quanto à exigência de entrega de documentos adicionais, caso seja julgada necessária pelo coordenador do Prouni na instituição. A perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará na reprovação do candidato.

Sobre o Prouni

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

No primeiro semestre de 2021, o Prouni registrou 599.223 inscritos. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Ao todo foram ofertadas bolsas do Prouni para 13.117 cursos de graduação em 1.031 instituições privadas de ensino superior em todos os estados e no Distrito Federal. A oferta foi de mais de 162 mil bolsas de estudo.

O Prouni é um programa de acesso ao ensino superior, destinado a quem não tem diploma de graduação, que oferece bolsas de estudo integrais, que cobrem a totalidade da mensalidade do curso, e parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade, em instituições privadas de ensino superior.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Destaque

Unesp divulga seu calendário para o Vestibular 2026

Publicado

em

por

Logo do vestibular unesp 2026

 A Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu as datas dos principais eventos do Vestibular 2026. O período de inscrições será de 4 de setembro a 8 de outubro de 2025, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Assim como nos exames para ingresso em 2023, 2024 e 2025, a Unesp oferecerá a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Vestibular Unesp 2026

O exame da primeira fase, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 2 de novembro, feriado nacional. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 7 e 8 de dezembro, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. No exame para ingresso em 2025, as provas foram aplicadas para 64.834 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo. O resultado final será divulgado em 30 de janeiro de 2026.

A Resolução do Vestibular 2026 deverá ser publicada até o mês de agosto, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis. Também em agosto devem ser recebidos os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa. A Unesp oferece ainda redução de 75% da taxa aos candidatos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para matrícula em 2025, o Vestibular Unesp ofereceu 6.596 vagas, além de 449 vagas adicionais para participantes de olimpíadas científicas. Os cursos da Universidade estão disponíveis em 24 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, maioria entre os ingressantes desde o Vestibular Unesp 2017. Tal somatória considera as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Unicamp inicia período para solicitar isenção de taxa para vestibular 2026

COMVEST ABRE PERÍODO DE SOLICITAÇÃO PARA ISENÇÃO DE TAXA HOJE, 12/04

Publicado

em

por

Unicamp divulga datas para solicitações de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2023

Com um prazo menor que o estabelecido pela Fuvest, a Comvest anunciou hoje,dia 12 de maio, o prazo para solicitação de isenção de taxa para os vestibulandos no vestibular da Unicamp, edição de 2026

 

  O período de solicitação será de hoje, 12/05, até o dia 6 de junho, tempo menor que o prazo da Fuvest, que tem até o dia 11 de julho para receber as inscrições. O requerimento deve ser feito pelo candidato na página da comissão e está disponível apenas para estudantes do último ano do Ensino Médio e pessoas que já finalizaram a educação básica. 

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

 

 O valor de ingresso para as provas da Unicamp neste ano de 2025 ainda não foram anunciadas e as inscrições para o vestibular acontecerão entre as datas 01/08 a 01/09, tendo o estudante um mês para se organizar e garantir a sua vaga no portal da Comvest

 

 Vale salientar que a isenção de taxa se aplica para o modo de ingresso na Universidade de Campinas conhecido como Enem-Unicamp, modalidade que utiliza a nota do Enem para concorrer a uma vaga na universidade do interior do estado de São Paulo. 

 

 As provas do vestibular acontecerão nos dias 26 de outubro, 30 de novembro e 1 de dezembro.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

ISENÇÃO E REDUÇÃO DE TAXAS PARA A FUVEST 2026 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS

FUVEST ABRE PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO OU REDUÇÃO DE TAXA HOJE, 12/04

Publicado

em

por

Logotipo do vestibular da Fuvest

As solicitações de isenção de taxa ou redução do pagamento para os candidatos ao vestibular da Fuvest, edição de 2026, poderão ser feitas do meio-dia do dia 12/05, até o meio-dia de 11 de julho de 2025.

Para o vestibulando acessar as informações necessárias sobre a redução de taxa na inscrição da prova e garantir que se enquadra nas diversas possibilidades de recursos oferecidos, deverá ler o regulamento disponível no site oficial da Fuvest. O cadastro do candidato interessado na solicitação também será pelo site do vestibular.

A taxa de inscrição deste ano (2025) consta o valor de R$ 221 (duzentos e onze reais), tanto para pessoas que estão no último ano do Ensino Básico, quanto para treineiros e pessoas que já finalizaram o Ensino Médio. Há ainda a modalidade de inscrições pelo Enem-USP, disponível apenas a partir do final do segundo semestre, após a prova do Enem. O candidato que conseguiu isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende se inscrever para o processo de seleção da USP, poderá utilizar essa modalidade disponível no site da Fuvest.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas do vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo, edição de 2026, acontecerão nos dias 23 de novembro e 14 e 15 de dezembro deste ano.

RECOMENDAMOS

Continue lendo