Siga-nos!

Destaque

Cancelamento de vestibulares: entre proteger-se do vírus ou da depressão

Inúmeras pesquisas apontam para os altos índices de depressão e ansiedade entre os pré-vestibulandos.

Publicado

em

Cancelamento de vestibulares: entre proteger-se do vírus ou da depressão

O cancelamento das provas para a Polícia Civil, às vésperas do concurso que reuniu mais de 105 mil pessoas em Curitiba, já havia alertado os estudantes para o que viria pela frente: o novo adiamento das provas da UFPR. O anúncio ampliou ainda mais a apreensão dos 30,7 mil vestibulandos inscritos. Na mesma semana a Unesp (Universidade Estadual Paulista) também adiou a segunda fase do concurso. Esses são apenas alguns dos vários adiamentos de vestibulares que, desde 2020, vêm postergando e alterando os planos de milhares de jovens.

Naturalmente, a justificativa sobre a falta de estrutura para a realização das provas com segurança sanitária durante a pandemia do novo coronavírus é compreensível. No entanto, depois de mais de onze meses de isolamento social e extremo abalo emocional dos estudantes, esse adiamento, imprevisto e sem antecedência, gerou pânico e estresse. É possível perceber uma despreocupação com o estado psicológico de milhares de jovens que, há anos, preparam-se para esse momento.

Inúmeras pesquisas apontam para os altos índices de depressão e ansiedade entre os pré-vestibulandos. O medo do futuro, a dificuldade em tomar uma decisão para o curso, a apreensão diante da concorrência, o receio quanto ao sentimento de inferioridade…são inúmeras inseguranças que pairam sobre os adolescentes nessa fase de decisões. Algumas pesquisas apontam, inclusive, que mais de 47% dos jovens do terceiro ano do Ensino Médio e cursos pré-vestibulares apresentam sintomas de transtorno depressivo. Não à toa o consumo de medicamentos antidepressivos tem aumentado entre os jovens.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Ainda não sabemos como a ansiedade nos adolescentes irá repercutir durante a vida adulta. Por isso, torna-se triste e muito preocupante perceber o quanto a juventude tem sofrido diante de tantas intempéries. Afinal, justamente os estudantes são a próxima geração de trabalhadores, pensadores, artistas, empreendedores (etc.) responsáveis por continuar a história da humanidade.

Além da natural carga emocional pela qual a juventude vem passando, há alguns anos, 2020 apresentou ainda mais dificuldades. Com os casos da doença aumentando, o país em luto, a economia frágil e o isolamento social, todos tivemos ainda imensuráveis abalos psicológicos. Dentre os grupos mais afetados emocionalmente estão justamente os estudantes que, desde o primeiro ano do Ensino Médio, vêm buscando tomar suas grandes decisões, para exatamente no momento final de sua preparação, depararem-se com tamanha instabilidade.

É injusto e trivial sentenciar as decisões de universidades quanto ao adiamento de provas, devido à atual instabilidade social. No entanto, o ano de 2021 busca retomar as aulas na medida do possível, mesmo diante de uma nova variante ainda mais contagiosa. As escolas têm se adaptado às medidas de segurança, os professores adaptam-se a novos modelos de ensino, os pais e alunos também buscam alocar-se dentro de todas as medidas. Isso porque sabemos: o isolamento social ampliou consideravelmente os índices de transtornos emocionais, que já eram altos.

Cancelar, adiar, reiterar provas de vestibulares sem a devida antecedência pode apresentar uma falta de empatia com a população que, devido a inúmeros acontecimentos, tem andado muito abalada. Assim, é interessante indagar: precisamos nos cuidar e prevenir, mas qual o limite para desconsiderarmos o lado emocional da juventude?

*  Texto de Mariana Marzola, professora de Filosofia e Sociologia no Colégio Positivo e assessora de Filosofia e Sociologia no CIPP – Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento das unidades do Grupo Positivo.

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas

O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Os interessados encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas  até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio

O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

Publicado

em

por

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.

O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.

Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.

A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.

Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025

Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:

  • Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.

Calendário do Vestibular 2026

Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025

Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)

Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)

Mais informações: www.ita.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo