Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Quero Bolsa se aproxima da marca de 1 milhão de alunos captados

Empresa utiliza soluções tecnológicas para oferecer melhores condições a estudantes de todo o país em instituições privadas de ensino superior

Publicado

em

Bolsas de Estudo - Quero Bolsa

De acordo com o Censo da Educação Superior 2018, naquele ano foram oferecidas mais de 13 milhões de vagas nas modalidades presencial e à distância no Brasil, mas apenas 3 milhões foram preenchidas. Logo, a cada quatro vagas, três ficaram ociosas. Com isso, fica evidente que é preciso encontrar formas de democratizar a entrada de estudantes no ensino superior no país.

Essa é a missão da Quero Educação, empresa que utiliza soluções em tecnologia para facilitar o acesso dos alunos a universidades e faculdades particulares. O objetivo é permitir que milhões de brasileiros possam comparar instituições, cursos e escolas, fazer a matrícula e pagar o menor preço de forma on-line.

Lançada oficialmente em 2011, em dez anos os resultados comprovam o sucesso da estratégia. No total, mais de 850 mil alunos realizaram a matrícula em instituições de ensino no Brasil por meio da plataforma Quero Bolsa. Além disso, a empresa conta com mais de 10 mil instituições parceiras no Quero Bolsa e no site Melhor Escola, que oferece bolsas no ensino básico.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As soluções da Quero Educação trazem comodidade e permitem que o aluno faça o vestibular, envie documentos e assine o contrato na mesma plataforma on-line. Há oferta de bolsas de estudos com diferentes faixas de desconto, mas as mais vendidas são as que concedem 30%. Ao todo, o perfil médio do público é formado por mulheres (59%), das classes B, C e D, com 25 anos, que já atuam no mercado de trabalho e pagam a própria mensalidade.

Consulte aqui as vagas e conheça as condições no Quero Bolsa.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições para o Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Inicialmente, terminariam na última sexta-feira (7).

Publicado

em

por

Enem 2024

As inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram prorrogadas até o dia 14 de junho, anunciou o ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais. Inicialmente, terminariam na última sexta-feira (7).

O prazo já havia sido flexibilizado para os candidatos do Rio Grande do Sul, em razão do desastre climático que atinge o estado, mas foi agora ampliado para todo o Brasil. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

“Estudantes do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil agora têm mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante”, escreveu Santana. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 19 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.

Os moradores do Rio Grande do Sul têm isenção desse valor. Os concluintes do ensino médio em escola pública também não pagam taxa de inscrição.

O Ministério da Educação divulgou balanço segundo o qual cerca de 100% dos concluintes do ensino médio da rede pública estão inscritos no Enem em estados como como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

No Rio Grande do Sul, embora a rede de ensino ainda esteja em recuperação das enchentes, mais de 70% dos formandos da rede pública estão inscritos, segundo o MEC. A pasta não divulgou o número parcial de inscritos.

Enem

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni) e também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Unicamp prorroga prazo para solicitação da isenção da taxa do Vestibular 2025

Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção.

Publicado

em

por

vestibular unicamp 2025

A Comvest está prorrogando o prazo final para solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 quanto para a modalidade Enem-Unicamp 2025, para o dia 21 de junho.

As solicitações deverão ser feitas exclusivamente pela internet. Candidatos de todo o país podem solicitar a isenção. O pré-requisito para receber a isenção, em todas as modalidades, é já ter concluído ou concluir em 2024 o ensino médio. Acesse o Edital com todos os detalhes do processo.

As isenções da taxa de inscrição são oferecidas em quatro modalidades: Mod. 1– para candidatos provenientes de famílias de baixa renda (até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio) oriundos de escolas públicas; Mod. 2– funcionários da Unicamp/Funcamp; Mod. 3– para aqueles que se candidatarem aos seguintes cursos noturnos de Licenciatura ou Tecnologia (Licenciaturas em: Ciências Biológicas, Física, Letras, Licenciatura Integrada Química/Física, Matemática e Pedagogia. Tecnologia em: Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Saneamento Ambiental); e Mod. 4– para candidatos bolsistas (bolsa parcial ou total) de escolas privadas/particulares. A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1, um número ilimitado de isenções nas modalidades 2 e 3, e 150 isenções na modalidade 4.

Documentação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os estudantes poderão consultar, no Edital, a documentação necessária, específica a cada modalidade, para comprovação exigida no ato da solicitação dos pedidos de isenção. Os documentos devem ser digitalizados e enviados durante o período de inscrição, impreterivelmente. Acesse os modelos de declaração e tutoriais. A lista dos estudantes contemplados com a isenção será divulgada dia 30 de julho. Também a partir desta data, os contemplados irão receber um comunicado, por e-mail, de que foram beneficiados. Candidatos que tiverem sua inscrição indeferida poderão impetrar recurso devidamente justificado, por meio da página eletrônica da Comvest, das 9 horas do dia 30/07 até as 17 horas do dia 01/08. O resultado do recurso será divulgado no dia 3 de agosto.

Importante: Os candidatos contemplados não são automaticamente inscritos no Vestibular Unicamp 2025 e no Enem-Unicamp 2025. É preciso, posteriormente, fazer as respectivas inscrições, utilizando o código de isento fornecido pela Comvest.

O calendário do Vestibular Unicamp 2025 já foi divulgado e as inscrições serão realizadas do dia 1º ao dia 30 de agosto de 2024, pela internet. Já as inscrições para a modalidade Enem-Unicamp serão realizadas em novembro.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Prorrogado prazo para inscrição no Vestibular das Fatecs

As inscrições para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado foram prorrogadas até o dia 13 junho, às 15 horas.

Publicado

em

por

Vestibular das Fatecs volta a ter aplicação de provas presenciais

As inscrições para o Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado foram prorrogadas até o dia 13 junho, às 15 horas. Para participar do processo seletivo é necessário preencher a ficha de inscrição pelo site vestibularfatec.com.br e pagar a taxa de R$ 90. A prova será aplicada em 30 de junho.

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Fatecs, oferece para este processo seletivo 14.406 vagas em cursos superiores de tecnologia gratuitos. Outras 5.109 vagas estão reservadas para os candidatos do Provão Paulista. No total, são 19.515 vagas para a formação profissional gratuita de nível superior.

O requisito para participar do Vestibular das Fatecs é que o candidato tenha terminado ou estude no Ensino Médio, ou equivalente, desde que comprove a conclusão do curso no ato da matrícula.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

É possível optar por cursos presenciais e a distância (EaD), distribuídos pelas Fatecs de todas as regiões do Estado de São Paulo. Com currículos constantemente atualizados, são 92 opções de cursos alinhados às atuais demandas do mercado de trabalho. A relação completa de cursos e vagas está disponível para consulta no site do processo seletivo.

Caso o interessado necessite, as Fatecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para tanto, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

Inclusão

O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha cursado o Ensino Médio integralmente na rede pública nacional. Quem se enquadrar nas duas situações, recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na Portaria do Processo Seletivo se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

O candidato com deficiência, que necessite de condições especiais para realizar a prova, deverá indicá-las na ficha de inscrição e, também, encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na Área do Candidato, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 13 de junho.

O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informar o nome social completo, no ato da inscrição, no campo específico. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o preenchimento da ficha, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4103 (Capital e Região Metropolitana) e 0800-596 9696 (demais localidades) ou pelo site www.vestibularfatec.com.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo