Siga-nos!

Destaque

Mais que um Designer: A Mauá separou 15 itens que envolvem a profissão e você não sabia!

Você tem uma visão clara sobre a função de um(a) profissional de Design? Sabe qual a diferença para o designer gráfico para o de produtos?

Publicado

em

Mais que um Designer: A Mauá separou 15 itens que envolvem a profissão e você não sabia!

Quando estamos em fase de descobrirmos a nossa vocação, fazemos alguns questionamentos buscando esclarecer nossas impressões pessoais sobre determinadas profissões e o dia a dia desse(a) profissional: “O que eu gosto de fazer?”

Para ajudar nessa difícil decisão, ainda mais vivendo num tempo de incertezas como este da Pandemia que enfrentamos, sugerimos que tente mudar um pouco sua perspectiva: “Como a profissão que anseio exercer contribui para a sociedade?”

Mas primeiro, vamos à pergunta principal: você tem uma visão clara sobre a função de um(a) profissional de Design?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Além de sugerirmos que assista ao vídeo da Mauá, “Descobrindo o Design”, vamos buscar explicar, a seguir, a importância do(a) designer!

Design, de uma maneira geral, significa PROJETO. Logo, o(a) seu profissional trabalha para resolver os problemas da sociedade por meio do desenvolvimento de produtos e serviços usuais e atrativos, auxiliando tanto a área de Engenharia (técnica) quanto as áreas de Gestão/Administrativa/Comercial das corporações.

Há alguns tipos de Design, como o Design Gráfico e o Design de Produtos. Vamos às diferenças:

  1. Design Gráfico trata o projeto da Identidade Visual, da marca, do logotipo, e das representações bidimensionais de um projeto;
  2. Design de Produtos, como o próprio nome sugere, já tem o foco no produto , na criação de uma solução que será representada tridimensionalmente para posteriormente ser produzida em escala industrial.
    O(a) designer de produtos tem 3 importantes missões nas corporações, pois trará insights quanto à Factibilidade, ou seja, provará se o produto realmente poderá ser produzido com a tecnologia atual ou até mesmo prever mudanças cabíveis num futuro próximo; estudará a sua Viabilidade, mostrando se o produto poderá se transformar em um negócio autossustentável, e se isso será alcançado a curto ou longo prazo; além disso, contribuirá para a Desejabilidade, trabalhando para que aquele produto supra os desejos e as necessidades de seus possíveis usuários.

Dito isso, trazemos agora 15 contribuições do(a) profissional do Design para a sociedade que você provavelmente não percebia, relacionadas pela professora Claudia Facca, coordenadora do curso de Design da Mauá, e professor Everaldo Pereira.

  1. Design Thinking: uma abordagem centrada no ser humano voltada para a inovação, que usa ferramentas dos designers para integrar às necessidades das pessoas, às possibilidades da tecnologia e aos requisitos para o sucesso dos negócios;
  2. Design de Produtos: criação e desenvolvimento de novos produtos e bens de consumo que serão produzidos em pequena, média ou larga escala, de forma artesanal ou industrial;
  3. Design Gráfico: criação e desenvolvimento de projetos gráficos para identidades visuais, publicações, anúncios e vinhetas de TV e internet destinados à comunicação;
  4. Design de Serviços: criação e desenvolvimento de soluções em serviços e novos negócios, transformando a posse em uso, muitas vezes de forma compartilhada;
  5. Design Digital: criação e desenvolvimento de aplicativos, sites, jogos eletrônicos para computadores, celulares, tablets ou consoles de videogames;
  6. Design de Interfaces (UX – User Experience e UI – User Interface): criação e desenvolvimento de soluções para possibilitar e melhorar as experiências e interações entre produtos/serviços e usuários;
  7. Design de Moda: criação e desenvolvimento de acessórios, roupas e calçados ou até uma coleção completa;
  8. Design de Interiores: planejar, organizar e decorar espaços, escolhendo e/ou combinando os diversos elementos de um ambiente, estabelecendo relações estéticas e funcionais;
  9. Food Design (Design de Alimentos): criação e desenvolvimento de soluções relacionadas ao comer e aos produtos alimentícios;
  10. Design Instrucional: criação e desenvolvimento de soluções pedagógicas que trata do conjunto de métodos, técnicas e recursos utilizados em processos de ensino-aprendizagem, principalmente considerando o momento de pandemia e da educação mediada por tecnologia;
  11. Design Estratégico: aplicação do pensamento do design como gestão e/ou estratégia de inovação na cadeia de valor do negócio;
  12. Design da sinalização: tanto de identificação como de orientação, de áreas e prédios, como hospitais e parques;
  13. Design de informação, como os infográficos, que organizam e facilitam o acesso das pessoas a um grande volume de dados;
  14. Design de marcas e embalagens, que criam diferenças entre as opções de empresas e facilitam a busca e seleção de produtos e serviços;
  15. Design de ícones digitais, como os emojis, que facilitam e agilizam a conversação, reduzindo uma ideia complexa de se escrever para um visual de fácil entendimento.

O curso de Design da Mauá é totalmente voltado para a prática, com o desenvolvimento de projetos em todos os semestres, do início ao fim. Todos eles são desenvolvidos com empresas parceiras de diversos setores (Automotivo, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos, Embalagens, Mobiliário, Moda e Acessórios, Serviços, Games e Entretenimento, entre outros) que trazem para a academia problemas reais do mercado que serão solucionados por equipes de alunos e professores criativos e competentes. Essas equipes multidisciplinares fortalecem o tripé da inovação, mote estratégico da instituição, com a integração entre as áreas de Design, Engenharia e Administração.

Ser designer Mauá é contar com um curso reconhecido com nota máxima no MEC e que permite ao aluno dupla Diplomação, graças à parceria com a De Montfort University – DMU, Inglaterra!

Vestibular de Inverno

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno Mauá 2021 – vagas de Design e Engenharia – diurno.

Concorra a 5 bolsas de estudo integrais válidas para todo o curso e inicie a sua vida universitária em agosto de 2021!

Clique aqui para mais informações.

Destaque

Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas

O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Publicado

em

por

Vestibular de Medicina Unifenas 2022/2

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Os interessados encontram 4 formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte

4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)

VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS

As inscrições podem ser feitas  até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio

O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

Publicado

em

por

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.

O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.

Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.

A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.

Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025

Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:

  • Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
  • Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.

Calendário do Vestibular 2026

Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025

Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)

Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)

Mais informações: www.ita.br

RECOMENDAMOS

Continue lendo