Notícias dos Vestibulares e Enem
Modelo híbrido é aposta do Centro Universitário UniFBV a partir do segundo semestre
Formato semipresencial é criado para atender a todos os perfis educacionais e socioeconômicos

Um ano já se passou desde o início da pandemia do novo coronavírus. Com ela vieram mudanças significativas em diversos setores da economia. Na Educação, por exemplo, embora o ensino a distância já venha crescendo há alguns anos, experimentamos uma transformação nos últimos meses, com a ampliação do uso da tecnologia. O segundo semestre letivo de 2021 será marcado por uma importante novidade: a oferta de modelos híbridos, para atender a múltiplos perfis. Os modelos híbridos geram novas experiências de aprendizado a partir dos recursos tecnológicos, tanto para docentes quanto para alunos, com diversos ganhos em flexibilidade de horário e redução de deslocamentos, entre outros fatores.
A demanda dos estudantes por um modelo mais flexível levou as instituições de ensino a criarem ovos modelos. O UniFBV, por exemplo, investe no desenvolvimento de conteúdo digital robusto, com metodologias próprias de ensino, que usam vídeos curtos, podcasts, exercícios de fixação interativos e bibliotecas virtuais, que passam pela curadoria e pelo tratamento de educadores renomados. Para atender a essa nova demanda, o UniFBV criou um modelo semipresencial em cursos de diferentes áreas, como exatas, humanas, saúde, entre outras, com o mesmo currículo e validade do diploma dos cursos já existentes. Nessa integração entre o digital e o presencial, a maior parte dos conteúdos é ofertada dentro de uma plataforma digital, com a possibilidade do aluno cursar, também, disciplinas presenciais, garantindo, assim, a experiência no campus, até duas vezes por semana.
Segundo o Gerente da Área de Produtos da instituição, Hugo Silva Santos Neto, a metodologia utilizada conecta a expertise do presencial à inteligência do digital, tornando a sala de aula mais interativa e colaborativa.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
“Utilizamos para o semipresencial a mesma matriz de outras modalidades. Dessa forma, conseguimos montar a união perfeita entre o modelo digital e presencial. Ideal para quem quer ter mais autonomia nos estudos e flexibilidade de horário, mas não renuncia à experiência em sala de aula. Além de permitir ao estudante ajustar o tempo de estudo à rotina pessoal e profissional, o nosso modelo de semipresencial ainda possibilita a escolha do aluno pelas disciplinas que quer estudar em cada formato. Com isso, conseguimos equilibrar a oferta e atender a todas as possibilidades para aqueles que também querem o contato presencial”, explica.
Além das novas ofertas no modelo híbrido, o UniFBV também revisitou seu modelo de ensino, inserindo atividades de campo e trazendo mais tecnologia para as mãos dos professores e alunos. Hugo comenta que os principais legados desse período serão o avanço no relacionamento com os alunos e mais possibilidades para os docentes.
“O UniFBV é uma instituição tradicional e de renome em nosso Município e visando atender a todo perfil de aluno vem se modificando e inovando na forma de ensinar. A Instituição oferece laboratórios super equipados, com infraestrutura nova e moderna, que busca entregar ao aluno qualidade de ensino e principalmente, satisfação pessoal. Nosso intuito como Instituição de Ensino Superior é transformar o aluno ao longo de sua jornada acadêmica, preparando-o com eficiência para o mercado de trabalho”, conclui Erika Machado, reitora da instituição.
Este cenário de pandemia, certamente, contribuiu para deixar os professores mais preparados digitalmente e quebrou o receio que alguns deles tinham de contato com o mundo digital, já que a tecnologia foi dominante no seu dia a dia de trabalho. O digital pode aumentar o tempo de contato do aluno com o professor, já que pode ser consumido em qualquer lugar e a qualquer hora, se tornando uma espécie de dever de casa do Século XXI, em formato de quiz, podcast e testes adaptativos. O professor, portanto, passa a ter mais ferramentas à disposição.
“O professor é um eterno aprendiz. Nosso conteúdo robusto, com informações em diversos formatos, possibilita uma aula mais rica e maior retorno do aprendizado. Ao mesmo tempo, os alunos conseguem ter a experiência prática no campus, já com todo o conteúdo digital a seu favor”, explica a reitora do UniFBV.
O SuperVestibular do UniFBV, acontecerá nos dias 23 e 24 de julho, e tem vagas disponíveis para 13 cursos oferecidos no modelo semipresencial, além de vagas para os cursos presencias e digitais. O vestibular é gratuito e será realizado mais uma vez de forma remota, atendendo aos protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, com o desempenho na avaliação, o candidato concorre a bolsas que podem chegar a 50% no início dos cursos e de 40% no restante da graduação. Para efetuar a inscrição ou obter mais informações, basta acessar o site: https://inscricoes.unifbv.br/
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unesp divulga seu calendário para o Vestibular 2026

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu as datas dos principais eventos do Vestibular 2026. O período de inscrições será de 4 de setembro a 8 de outubro de 2025, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Assim como nos exames para ingresso em 2023, 2024 e 2025, a Unesp oferecerá a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Vestibular Unesp 2026
O exame da primeira fase, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 2 de novembro, feriado nacional. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 7 e 8 de dezembro, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. No exame para ingresso em 2025, as provas foram aplicadas para 64.834 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo. O resultado final será divulgado em 30 de janeiro de 2026.
A Resolução do Vestibular 2026 deverá ser publicada até o mês de agosto, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis. Também em agosto devem ser recebidos os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa. A Unesp oferece ainda redução de 75% da taxa aos candidatos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para matrícula em 2025, o Vestibular Unesp ofereceu 6.596 vagas, além de 449 vagas adicionais para participantes de olimpíadas científicas. Os cursos da Universidade estão disponíveis em 24 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, maioria entre os ingressantes desde o Vestibular Unesp 2017. Tal somatória considera as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unicamp inicia período para solicitar isenção de taxa para vestibular 2026
COMVEST ABRE PERÍODO DE SOLICITAÇÃO PARA ISENÇÃO DE TAXA HOJE, 12/04

Com um prazo menor que o estabelecido pela Fuvest, a Comvest anunciou hoje,dia 12 de maio, o prazo para solicitação de isenção de taxa para os vestibulandos no vestibular da Unicamp, edição de 2026
O período de solicitação será de hoje, 12/05, até o dia 6 de junho, tempo menor que o prazo da Fuvest, que tem até o dia 11 de julho para receber as inscrições. O requerimento deve ser feito pelo candidato na página da comissão e está disponível apenas para estudantes do último ano do Ensino Médio e pessoas que já finalizaram a educação básica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O valor de ingresso para as provas da Unicamp neste ano de 2025 ainda não foram anunciadas e as inscrições para o vestibular acontecerão entre as datas 01/08 a 01/09, tendo o estudante um mês para se organizar e garantir a sua vaga no portal da Comvest.
Vale salientar que a isenção de taxa se aplica para o modo de ingresso na Universidade de Campinas conhecido como Enem-Unicamp, modalidade que utiliza a nota do Enem para concorrer a uma vaga na universidade do interior do estado de São Paulo.
As provas do vestibular acontecerão nos dias 26 de outubro, 30 de novembro e 1 de dezembro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
ISENÇÃO E REDUÇÃO DE TAXAS PARA A FUVEST 2026 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
FUVEST ABRE PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO OU REDUÇÃO DE TAXA HOJE, 12/04

As solicitações de isenção de taxa ou redução do pagamento para os candidatos ao vestibular da Fuvest, edição de 2026, poderão ser feitas do meio-dia do dia 12/05, até o meio-dia de 11 de julho de 2025.
Para o vestibulando acessar as informações necessárias sobre a redução de taxa na inscrição da prova e garantir que se enquadra nas diversas possibilidades de recursos oferecidos, deverá ler o regulamento disponível no site oficial da Fuvest. O cadastro do candidato interessado na solicitação também será pelo site do vestibular.
A taxa de inscrição deste ano (2025) consta o valor de R$ 221 (duzentos e onze reais), tanto para pessoas que estão no último ano do Ensino Básico, quanto para treineiros e pessoas que já finalizaram o Ensino Médio. Há ainda a modalidade de inscrições pelo Enem-USP, disponível apenas a partir do final do segundo semestre, após a prova do Enem. O candidato que conseguiu isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende se inscrever para o processo de seleção da USP, poderá utilizar essa modalidade disponível no site da Fuvest.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas do vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo, edição de 2026, acontecerão nos dias 23 de novembro e 14 e 15 de dezembro deste ano.