Destaque
Vale a pena começar a faculdade na pandemia?
Chegou o seu tão esperado momento de entrar na faculdade e… veio a pandemia. E agora? Vale a pena começar o curso mesmo assim?

Chegou o seu tão esperado momento de entrar na faculdade e… veio a pandemia. E agora?
Os estudantes mais afetados são aqueles que optam pela modalidade de estudo presencial.
Afinal, fica a dúvida: entro na faculdade neste semestre, mesmo com aulas remotas? Ou espero o próximo semestre e vou direto para o presencial?
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A primeira coisa que você deve ter em mente é que já estamos há um ano com a pandemia. Ou seja, neste tempo as faculdades já conseguiram evoluir muito na adaptação das aulas presenciais para remotas. Não é mais algo repentino como aconteceu no primeiro semestre de 2020.
Por isso, preparamos esse post para tirar todas as suas dúvidas e te deixar mais tranquilo(a) para tomar essa decisão. Vem conferir!
Matrículas
As matrículas da faculdade durante o período de pandemia estão sendo feitas 100% online. Ou seja, a faculdade diz quais documentos são necessários para a matrícula e você envia tudo pela plataforma da instituição, por um e-mail ou ainda para um atendente.
Aulas presenciais
Enquanto as aulas presenciais não podem acontecer devido ao distanciamento social, as aulas dessa modalidade de ensino passaram a ser remotas. Mas é igual ao EaD? Não! Diferente do EaD, as aulas remotas são ao vivo, no mesmo horário que você estaria presencialmente na faculdade. Alunos e professores entram em videoconferência e a aula segue normalmente, com explicações, espaço para tirar dúvidas e interatividade.
Valores
Essa parte não tem como não gostar: por conta da pandemia, os valores das faculdades estão bem mais acessíveis que o normal. Lembra daquela história que a gente via no início do ano passado, dos alunos negociando desconto com a faculdade? Pois é, quem começa a estudar agora nem precisa ter esse trabalho porque as próprias instituições de ensino já estão ofertando os cursos com valores menores para quem iniciar agora.
Por todos esses itens, a resposta é: SIM, vale a pena se matricular neste semestre!
Vale lembrar que tudo isso é o padrão da maioria das universidades, podendo haver uma ou outra exceção. O mais indicado para você tirar suas dúvidas é falar diretamente com um consultor educacional. Você pode chamar gratuitamente um dos consultores do Amigo Edu no WhatsApp que eles te passam todas as informações detalhadas da faculdade e do curso de seu interesse.
Além de tirarem suas dúvidas, eles conseguem te oferecer uma bolsa de estudo de até 80% para começar a estudar agora.
Então bora começar a estudar? Faculdade com ou sem pandemia é sempre um ótimo investimento para a sua vida!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br