Siga-nos!

Destaque

Vestibular Unicamp 2022 encerra inscrições em 14/9

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021

Publicado

em

VESTIBULAR UNICAMP 2022 prorroga inscrições até 14 de setembro

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) prorrogou em mais alguns dias as inscrições para o Vestibular Unicamp 2022. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 14 de setembro (às 17 horas) e devem ser feitas exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: www.comvest.unicamp.br. O pagamento da taxa poderá ser feito até o dia 15 de setembro. Candidatos que já haviam preenchido o formulário, mas ainda não haviam pago o boleto também poderão pagar até o dia 15/9. A taxa de inscrição é de 180,00 reais. O Manual do Ingresso 2022 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas.

O Vestibular Unicamp 2022 oferece 2.540 vagas distribuídas em 69 cursos. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. 8.327 estudantes foram beneficiados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2022 como para a modalidade Enem-Unicamp 2022. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico no momento da inscrição e usar o código de isento. O número de vagas oferecidas pelo vestibular voltou a 2.540, pois as 639 vagas do Enem-Unicamp, que haviam sido incorporadas ao processo na edição passada, voltarão a ser oferecidas este ano pela modalidade, com inscrições a partir de 3 de novembro.

A Comvest decidiu prorrogar as inscrições em mais alguns dias por ter registrado um número menor do que o previsto de inscrições em todos os segmentos (ampla concorrência, escola pública e cotas étnico-raciais). De acordo com o diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, como o ingresso só ocorre uma vez no ano, a Comvest decidiu oferecer uma nova oportunidade para estudantes que queiram ingressar na Unicamp, mas ainda não haviam feito a inscrição.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Sabíamos do momento de desmobilização de muitos estudantes e isso é impacto direto da pandemia no presente e futuro dos jovens. Prorrogar as inscrições é um gesto para que as candidatas e candidatos possam planejar a retomada de seus projetos e sonhos de futuro, o que inclui, buscar uma universidade pública, gratuita e comprometida com a sociedade, com o desenvolvimento da ciência, da educação, das artes e culturas. O recado é bem simples e direto: não espere o próximo ano! Busque sua vaga na Unicamp para 2022, agora, se inscrevendo para o Vestibular”, afirmou José Alves.

Datas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2022 será realizada em um único dia, 7 de novembro de 2021, e a segunda fase acontecerá nos dias 9 e 10 de janeiro de 2022. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (em setembro e outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2022.

Para este ano, a Comvest decidiu manter o mesmo número de questões da primeira fase que havia sido reduzido na edição anterior de 90 para 72 e também o tempo máximo para sua realização de quatro horas. A lista de obras de leitura obrigatória para o Vestibular Unicamp 2022 apresenta dez obras, ao invés das tradicionalmente 12 obras de anos anteriores.

A Comvest reforça que continuará adotando todas as medidas sanitárias no momento de realização das provas, para garantir que todos os protocolos exigidos pelas autoridades de saúde sejam seguidos.

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. A única alteração em relação ao vestibular passado é que saiu a cidade de Fernandópolis.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

Manual do Ingresso 2022, Lives e aplicativo do Vestibular

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo “Vestibular Unicamp” pode ser baixado gratuitamente.

A Comissão programou uma série de eventos online, com transmissão ao vivo, para facilitar a participação dos candidatos interessados em tirar dúvidas e esclarecer informações sobre as modalidades de ingresso nos cursos de graduação da Unicamp. As transmissões podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Comvest: Instagram: @vestunicamp. YouTube: Vestibular Unicamp. Facebook: Vestibular Unicamp. Twitter: @VestUnicamp

RECOMENDAMOS

Destaque

Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.

Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

A segunda chamada sairá em 28 de julho.

Sobre o Prouni 2025/2

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Publicado

em

por

Prouni 2024 - Programa Universidade para Todos

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.

As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Cursos mais ofertas de bolsas

Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).

Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.

Fonte: Agência Brasil

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre as inscrições para o vestibular 2026

Os interessados em participar do Vestibular ITA 2026 devem se inscrever exclusivamente pela internet até o dia 13 de julho.

Publicado

em

por

Vestibular ITA 2023

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) segue com as inscrições abertas para o vestibular 2026. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pela internet, por meio do site www.vestibular.ita.br, até o dia 13 de julho.

Vestibular ITA 2026

Nesta edição, serão oferecidas 180 vagas. As provas serão aplicadas em 25 cidades, abrangendo todas as regiões do país, o que amplia o acesso dos candidatos ao processo seletivo.

O processo seletivo será realizado em três etapas. A primeira fase, composta por prova objetiva, está marcada para 5 de outubro. A segunda fase, com provas discursivas, ocorrerá entre os dias 28 e 31 de outubro. Já a terceira etapa envolve a entrega de documentos, inspeção de saúde, avaliação psicológica, exame toxicológico e participação na comissão de heteroidentificação, no caso de candidatos autodeclarados negros.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para participar, é necessário ser brasileiro nato, ter completado 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e não ser casado.

Cursos

O ITA oferece seis cursos de graduação no campus de São José dos Campos (SP): Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Além dessas opções, os futuros aprovados também poderão estudar as novas graduações que serão oferecidas no campus de Fortaleza (CE): Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.

RECOMENDAMOS

Continue lendo
X