Siga-nos!

Destaque

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

A 27.ª edição do Eureka Mauá está chegando, reunindo Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia

Publicado

em

Evento reúne 170 projetos de conclusão de curso dos alunos Mauá. Tudo On-line. Participe!

Mais uma Eureka Mauá está chegando e você não pode perder! Esta é a 27.ª edição do evento que reunirá os Trabalhos de Conclusão de Curso dos formandos de Administração, Design e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia.

Trata-se de uma tradicional exposição que tem o objetivo de apresentar à comunidade local, comunidade acadêmica e aos diversos nichos de mercado, propostas e soluções inovadoras que buscam sanar os maiores problemas da humanidade, em áreas como meio ambiente, mobilidade, saúde, bem-estar, energia, negócios, entre outros.

Devido à pandemia, mais uma vez o evento será em formato on-line. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Os convidados encontrarão um cenário de inovação, criatividade e muita tecnologia, que busca conectar o ambiente acadêmico ao empresarial.

27ª Edicação do Eureka Mauá

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Anote na agenda!
Data: de 22 a 24 de outubro, das 13h às 21h, on-line
Gratuito
Conheça muita inovação >> https://eureka.maua.br/

Fique por dentro de alguns trabalhos que serão apresentados na Eureka 2021!

A integração do BIM e do IoT no Smart Campus Mauá

Esse grupo de Engenharia Civil aplicou um Gêmeo Digital para fazer o monitoramento virtual da iluminação, presença e temperatura nos Blocos D e E do Smart Campus da Mauá a partir da integração de IoT (Internet of Things) e BIM (Building Information Modeling).
Eles mostraram que não brincam em serviço e foram premiados no Forge Hackathon 2021, conquistando a categoria de aplicação de gêmeo digital mais criativo utilizando o Forge da Autodesk.

Solução para o Agronegócio: biossegurança em alimentos – análise de microtoxinas em soja

A indústria do Agronegócio busca a qualidade de seus produtos de forma cada vez mais rápida e eficiente. Sendo assim, o controle de qualidade para a análise de microtoxinas de seus produtos requer cada vez mais, uma fácil execução, baixo custo e mínima preparação da amostra. A partir disso, o trabalho proposto pelos formandos de Engenharia Química tem o intuito de desenvolver e avaliar uma metodologia para análise mais rápida via espectrometria no infravermelho próximo (NIR) de microtoxinas, buscando um (ou mais) parâmetros eficientes.

Solução para a Saúde: simulação do escoamento do sangue em aneurisma de aorta abdominal

O trabalho do grupo de Engenharia Mecânica tem como objetivo estudar o escoamento de sangue em aneurisma de aorta abdominal, visto que ocupa o primeiro lugar no índice de mortalidade de doenças cardiovasculares e se destaca pelo crescimento gradual e assintomático. Com um maior entendimento da distribuição de pressão e tensão na parede do vaso da região afetada, será possível melhorar os diagnósticos e reduzir a mortalidade da doença.

Alimentos para pets: refresco em pó para cachorros

A categoria de alimentos alternativos para pets é um dos setores de maior crescimento no mercado “pet food“. Este trabalho de Engenharia Química visou desenvolver um alimento complementar em pó para cachorros, garantindo benefícios nutricionais e estimulando o aumento da ingestão de água, combinando inovação, saúde e bem-estar. O pó foi obtido no processo de secagem em spray drye” e no liofilizador. Foi avaliada a influência operacional e de diferentes composições da formulação do processo e a qualidade do pó obtido.

Energia sustentável: projeto e otimização de uma turbina eólica de pequeno porte (TEPP)

O trabalho de Engenharia Mecânica visa desenvolver novas geometrias de pás eólicas, e otimizar o projeto de pá já existente, para reduzir a velocidade de entrada (cut-in) da turbina eólica instalada no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).
Complementando o TCC “Levantamento do potencial eólico do Campus de São Caetano do Sul do Instituto Mauá de Tecnologia através de um Aerogerador” realizado em 2019, o levantamento de dados do potencial eólico do IMT será retomado para maior coleta de dados.

Meio ambiente e sustentabilidade: biopolímero de semente de abacate para talheres descartáveis

O consumo excessivo de plásticos e seu posterior descarte inadequado geram grandes impactos ambientais. Por isso, foi desenvolvido um estudo da utilização do amido proveniente da semente do abacate como matéria-prima para a produção de um biopolímero utilizável na fabricação de talheres descartáveis.

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos: desenvolvimento de gel hidratante facial com proteção à luz artificial

Ao analisar o cenário atual, observa-se um aumento do uso de meios eletrônicos na pandemia, que emitem uma luz visível, mais conhecida como luz azul artificial, sendo prejudicial para as células da pele, promovendo, assim, o envelhecimento precoce. Com isso, foi projetado um cosmético que se adapte com a rotina de cuidados com a pele incluindo a proteção das radiações emitidas por aparelhos eletrônicos.

Moda para o desenvolvimento infantil: Imaginaê

Pesquisas afirmam que o uso excessivo de aparelhos digitais, fato cada vez mais recorrente e impulsionado pela situação da pandemia atual, trazem prejuízo à saúde, especialmente para os pequenos. Assim, é preciso implementar outras atividades na rotina das crianças, minimizando o uso de telas e supervalorizando brincadeiras lúdicas. Esse projeto de Design tem como objetivo auxiliar no desenvolvimento infantil a partir de uma indumentária, exercitando o autoconhecimento e a imaginação da criança.

Há muito mais por vir!
Ficou curioso? Então não perca a Eureka 2021!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022

Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação. Concorra a 60 bolsas de estudo integrais, válidas para todo o curso.

Acesse: maua.br/vestibular para mais informações!

Destaque

Medicina UNIFASE/FMP recebe inscrições para o Vestibular

Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM.

Publicado

em

por

vestibular medicina unifase

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Metade dos ingressantes na UNICAMP em 2024 veio de escolas públicas

O índice considera os matriculados em todas as modalidades de ingresso: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas.

Publicado

em

por

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando os índices de inclusão social obtidos no ingresso 2024, nas diferentes modalidades existentes para entrar nos cursos de graduação da Universidade. O percentual de estudantes oriundos da rede pública aumentou de 50,1% (1.776 estudantes) para 50,8%, com 1.787 estudantes matriculados, de um total de 3.516 ingressantes em 2024. O índice considera os matriculados em todas as modalidades de ingresso: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas. O percentual de estudantes pretos e pardos matriculados também subiu ligeiramente, passando de 30% (1.019 matriculados) em 2023 para 30,5% em 2024, com 1.071 estudantes ingressantes, considerando todas as modalidades.

Os dados sobre os estudantes oriundos da rede pública apontam para uma consolidação, quando se observa o percentual obtido nos últimos anos: em 2022, o índice foi de 45,7% do total de matriculados; em 2021, de 47,5%; em 2020, de 45,4% e em 2019, o índice foi de 47,9%. O diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, avaliou os índices como reflexo das medidas adotadas nos últimos anos pela Universidade, em suas modalidades de ingresso para a graduação, tais como adequação das provas e inclusão das novas formas de seleção, como o Provão Paulista, lançado pelo governo do estado de São Paulo em 2023 e que dispõe de 315 vagas na Unicamp. “O cenário das nossas politicas de inclusão mostrou uma estabilidade desejável, a partir das políticas que vêm sendo adotadas pela Unicamp nos últimos anos. Passada a pandemia, observamos que há, em relação aos matriculados de escola pública, um índice pouco maior que nos anos anteriores, de 50%, que é a meta da universidade”, disse José Alves.

Entre os candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição, que apresentam um perfil de vulnerabilidade socioeconômica, o índice de matriculados ficou em 14% contra 14,7% no ano anterior. O percentual considera as modalidades Vestibular Unicamp e Enem-Unicamp, para as quais é concedida a isenção da taxa, de acordo com o perfil dos estudantes. Nas modalidades Vagas Olímpicas, Vestibular Indígena e ProFis, as inscrições são gratuitas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De acordo com o diretor José Alves, as politicas de ação afirmativa são importantes para corrigir disparidades como, por exemplo, a proporção de estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas e particulares. “Apenas 15% dos estudantes estão em escolas particulares e os outros 85% em escolas públicas, percentual que não se reflete nas universidades públicas. A disparidade e a diferença entre as escolas tornam a concorrência desfavorável para estudantes da rede pública. Por isso é fundamental que a universidade pense políticas de ação afirmativa no ingresso”, defendeu José Alves.

Isenções – Ingresso 2025

Candidatos que atendam aos requisitos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 como para a modalidade Enem-Unicamp 2025, a partir do dia 13 de maio. Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 7 de junho. O envio da documentação necessária (que constará do Edital a ser publicado em breve) é feito também pela internet, no mesmo período. A lista de beneficiados será divulgada no dia 30 de julho.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo