Destaque
Unicamp amplia tempo de prova da 1ª fase do Vestibular 2022
O horário de início do exame está mantido para as 13 horas, mas com a mudança, os candidatos terão até as 18 horas para terminar a prova.

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está anunciando o aumento no tempo para a realização da prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2022, de quatro para cinco horas. A prova será aplicada no próximo dia 7 de novembro. Estão inscritos no processo, 63.298 candidatos, que irão concorrer a 2.540 vagas, em 69 cursos de graduação.
O horário de início do exame está mantido para as 13 horas, mas com a mudança, os candidatos terão até as 18 horas para terminar a prova. Desta maneira, os candidatos terão uma hora a mais para responder às 72 questões de múltipla escolha da prova. O tempo mínimo de permanência em sala está mantido em duas horas.
De acordo com a Comvest, a mudança permitirá que os candidatos tenham mais tempo para uma leitura dos enunciados e das alternativas, privilegiando a interpretação e uma leitura mais atenta das questões. Além disso, para a ampliação do tempo de prova, a Comvest considerou as condições sanitárias melhores, em relação à edição passada do Vestibular, que permitem maior tempo de permanência em sala.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
No Estado de São Paulo, a Comvest irá aplicar as provas da primeira fase em 31 cidades: Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos. Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.
Orientações
A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,0 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços. A consulta aos locais de prova está disponível na página da Comissão: www.comvest.unicamp.br. O número de salas de prova foi ampliado para garantir o distanciamento de um metro entre os candidatos. Serão utilizadas 1.749 salas para aplicação da prova da primeira fase do Vestibular Unicamp 2022.
A Comvest preparou um folheto com orientações sobre os protocolos a serem seguidos pelos candidatos, que pode ser acessado em: http://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2022/protocolos-de-biosseguranca-covid/. Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar ao lado da carteira.
Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala. Está proibido o consumo de alimentos nas salas, mas serão disponibilizados espaços abertos e controlados para esse fim.
Veja aqui outros vestibulares de SP com inscrições abertas!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP
Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.
Vestibular UENP 2026
O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.
Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular UENP 2026 será composto por:
- Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.
As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.
Mais informações e inscrições: www.uenp.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil