Siga-nos!

Destaque

Instituto Mauá oferece 9 cursos de Engenharia e um deles é a sua cara. Vem ver!

Se você pretende ser um profissional da Engenharia, este texto da Mauá será valioso para a sua escolha do melhor ramo de atuação!

Publicado

em

Instituto Mauá oferece 9 cursos de Engenharia e um deles é a sua cara. Vem ver!

Se o seu desejo é iniciar o curso de Engenharia em 2022, você não pode perder o Processo Seletivo da Mauá!

São 9 opções de Graduação (Engenharia de Alimentos; Engenharia Civil; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia Elétrica; Engenharia Eletrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Produção; Engenharia Química), além de cursos nas áreas de Administração, Ciência da Computação, Design e Sistemas de Informação!

60 bolsas de estudo serão oferecidas aos mais bem colocados. Saiba mais e faça a sua inscrição em:
maua.br/vestibular

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As Ciências são essenciais para o nosso desenvolvimento e da nossa vida em sociedade. Atualmente, com a Pandemia, nós pudemos perceber ainda mais a importância dos profissionais de todas as áreas da Ciência para sanar problemas urgentes e recorrentes no Brasil e no mundo.

As soluções em Engenharia vêm para trazer ideias inovadoras e recursos que facilitem o nosso dia a dia e melhorem a nossa qualidade de vida. Com isso, engenheiros de todos os ramos são altamente requisitados e um dos mais bem remunerados no mercado de trabalho – e a área está sempre em ascensão. Se você pretende ser um profissional da Engenharia, este texto será valioso para a sua escolha do melhor ramo de atuação! Confira abaixo os diferenciais de cada área e de cada curso oferecido aqui na Mauá.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

A área de produção de alimentos vem se desenvolvendo e a cada dia cresce a necessidade de profissionais especializados para atender essa demanda. O engenheiro de alimentos pode atuar nas mais diversas áreas relacionadas à cadeia alimentícia: Produção Industrial, Desenvolvimento de Produtos, Otimização de Processos, Garantia da Qualidade, Consultoria, Fiscalização ou até mesmo nas áreas comerciais e de marketing de produtos alimentícios.

A graduação em Engenharia de Alimentos da Mauá oferece um intenso programa prático que leva o aluno desde as primeiras séries para os laboratórios didáticos e de pesquisa e de processamento em pequena escala. O campus conta ainda com uma instalação semi-industrial capaz de simular a produção de diversos produtos, semelhante ao que fazem as indústrias de alimentos.

ENGENHARIA CIVIL

Atualmente o ramo da Engenharia Civil avança muito em Tecnologia.

As cidades Inteligentes – ou Smart Cities – prometem proporcionar à sociedade um ambiente mais acolhedor e repleto de novos recursos que buscam facilitar o dia a dia, além de cuidar dos temas relevantes à nossa sobrevivência e ao futuro do Planeta: a busca por recursos e soluções mais sustentáveis nunca esteve tão em alta.

O novo profissional de Engenharia Civil será o responsável pela inovação na área, desenvolvendo novos formatos e soluções para o Transporte (portos, aeroportos, ferrovias, entre outros) e para as diversas obras civis, utilizando ferramentas como o BIM, uma plataforma da Autodesk que integra as todas as áreas e etapas do processo, podendo criar o que chamamos de gêmeos digitais, uma versão digital das obras ou reparos em andamento onde seja possível visualizar e testar ideias inovadoras.

Com sua inteligência emocional (sofk skills) e visão sistêmica, ele também poderá criar apps e programações para monitoramento de viadutos, pavimentos, agronegócio, entre outros.

O curso de Engenharia Civil da Mauá tem uma área de atuação ampla que exige do profissional uma formação diversificada, a fim de atender obras distintas: construção de edifícios residenciais, ferrovias, aeroportos ou até mesmo o planejamento de sistemas de saneamento básico para cidades, podendo trabalhar com arquitetos e ambientalistas em grandes construções.

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

De acordo com o levantamento “Profissões Emergentes 2020”, realizado pelo LinkedIn, 9 entre as 15 áreas com mais ascensão estão relacionadas à Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, internet, softwares e programação. Isso porque o mundo está cada vez mais digital – e precisa urgentemente de pessoas aptas e com vontade de desenvolver novos serviços nessas áreas.

O Engenheiro de Computação atua nas mais diversas áreas, construindo soluções de Engenharia que integram hardware e software de maneira ágil, segura e eficiente. Conceitos, componentes, práticas e ferramentas da computação, tecnologia da informação e eletrônica digital são os principais componentes dessas soluções.
A formação sólida e simultânea em Engenharia e em Computação torna esse profissional inovador, criativo, empreendedor e um ótimo executivo na proposição e desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, para a automação industrial e comercial, na otimização de processos e logística, de maneira isolada, composta com as outras modalidades de Engenharia ou qualquer outra área de forma multidisciplinar.

O mercado de trabalho para o Engenheiro de Computação é amplo, promissor e altamente potencializado, pois a computação tem se tornado ubíqua e presente em todas as dimensões da sociedade para a criação de soluções para a integração de hardware e software. Com isso, há oportunidades em empresas de diversos ramos de atividades e setores.

O curso de Engenharia de Computação oferecido pela Mauá forma profissionais com uma visão ampla do potencial da computação para a resolução de problemas da sociedade, capazes de propor e desenvolver soluções inovadoras para a transformação digital nos setores Industrial, Comercial e de Serviços com a aplicação da Inteligência Artificial, da Ciência de Dados, projetando e implantando redes e infraestrutura de Tecnologia da Informação (TI), com a engenharia de software, a computação em nuvens, a segurança cibernética, a internet das coisas e várias outras competências na construção de soluções.

Conheça, ainda, as áreas de Ciência da Computação e Sistemas e Informação da Mauá, e suas diferenças!

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Com a 4.ª Revolução Industrial e a Indústria 4.0, vemos cada vez mais robôs dominando as linhas de produção na fabricação de produtos em massa.

Agora, o que o futuro breve nos reserva é proporcionar o contato cada vez maior com máquinas que sairão do ambiente industrial e passarão a fazer parte de nosso cotidiano e de nossas casas para executarem algumas tarefas e trabalharem na resolução de problemas – a chamada Robótica de Serviço!

Para essa novidade, o mercado precisará de profissionais capacitados para trabalharem não só no desenvolvimento (físico – hardware, softwares) e manutenção desses robôs, como também na elaboração de algoritmos para permitir que essas máquinas aprendam de forma independente (Machine Learning – Inteligência Artificial), por meio de linguagens de programação.

A Mauá é uma das principais referências em Robótica no Brasil. Tudo graças a parcerias com renomadas marcas fabricante de robôs industriais, que trazem ao nosso Campus equipamentos de última geração para estimular o desenvolvimento tecnológico!

Os robôs aqui da Mauá são muito similares aos das indústrias. O aluno, por meio de atividades práticas, já consegue um diferencial competitivo no mercado de trabalho ao se familiarizar com os equipamentos ainda no ambiente acadêmico.

ENGENHARIA ELÉTRICA

A Engenharia Elétrica está no nosso cotidiano, presente nas diversas áreas industriais, em Sistemas de Transporte, na Automação de instalações elétricas prediais e comerciais, entre outras.

O engenheiro eletricista atua na geração, distribuição e conversão eficiente da energia elétrica. Muito além da geração convencional (hidráulica ou térmica), hoje é questão obrigatória a análise de fontes alternativas de energia (eólica, solar etc.). Adicionalmente, é crescente a busca por novas fontes de energia elétrica alternativa e por projetos que resultem num melhor aproveitamento da energia e em eficiência energética.

Cada vez mais, as unidades geradoras de pequeno porte estão presentes, levando os profissionais a desafios crescentes na área de distribuição de energia, convergindo para redes inteligentes e toda uma nova regulamentação do setor. Esses aspectos são ainda mais evidenciados pela imensidão territorial de nosso País.

A Mauá oferece a seu aluno de Engenheira Elétrica uma formação que, além de fortemente alicerçada nos conceitos fundamentais da Engenharia, permeia e entrelaça as áreas de Conversão de Energia, Regulamentação, Proteção, Distribuição e Energias Alternativas. Embora científico e tecnológico, o curso de Engenharia Elétrica também dá aos seus alunos a base para um pensamento humanístico e social que faz do profissional um elemento de atuação diferenciada na sociedade.

ENGENHARIA ELETRÔNICA

A Engenharia Eletrônica está em nosso cotidiano, presente nas mais diversas áreas: Comunicação e Telecomunicações, Transporte, Sistemas Computadorizados, Controle de Processos, Entretenimento, Segurança, Automação Predial e Industrial, Indústria de Eletrodomésticos e Equipamentos Médicos, entre muitas outras.

Essa amplitude de aplicações para o engenheiro eletrônico, com uma formação ampla e diversificada, faz com que o profissional esteja preparado para assumir projetos que vão desde minúsculos circuitos eletrônicos até imensas redes de comunicação.

Internet das Coisas (IoT) e Machine Learning, Eletrônica de Potência, Tratamento de Sinais (monitoramento, processamento e análise de sinais), Segurança da Informação, setor Automotivo e os novos veículos híbridos e elétricos, são áreas em ascensão que necessitam diretamente das ações desse profissional.

A Mauá oferece a seu aluno de Engenheira Eletrônica uma formação com base nos conceitos fundamentais da Engenharia com as áreas de Telecomunicações, Sistemas Computacionais, Eletrônica e Automação de Processos Industriais. Embora científica e tecnológica, a formação também valoriza os aspectos humanísticos e sociais que tornam o profissional um elemento de atuação diferenciada para a sociedade.

ENGENHARIA MECÂNICA

A Engenharia Mecânica trabalha por soluções para satisfazer necessidades da sociedade com tecnologias apropriadas. Para isso, ela projeta e desenvolve processos de fabricação de produtos consumidos no cotidiano, de máquinas e equipamentos industriais e de instalações industriais e de geração ou transformação de energia.

O engenheiro mecânico poderá desenvolver atividades nas áreas de Projeto, Fabricação, Manutenção e Serviços, desenvolvendo produtos de consumo, projeto de máquinas, instalações industriais, equipamentos de processos, ferramentas e meios para fabricar máquinas e produtos, além de administrar a manufatura, aplicar técnicas para garantir que máquinas e instalações estejam sempre operantes e utilizar competências técnicas e gerenciais em compras, vendas, marketing industrial e assistência técnica de produtos de alta tecnologia.

A graduação em Engenharia Mecânica é uma das mais abrangentes modalidades da Engenharia. Ela trata de tudo o que se move, de brinquedos a fábricas (com tudo o que está dentro), passando por eletrodomésticos, embarcações, veículos etc. Além disso, ela trata de instalações de conversão de energia como hidroelétricas e termoelétricas, instalações de ar-condicionado, de geração de vapor e frigoríficas.

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Falar do profissional de Engenharia de Produção é, a princípio, pensar naquele que trabalha na maior parte do tempo no chão de fábrica, apto a pensar nos processos produtivos e na gestão das pessoas, com o objetivo de melhorar e otimizar os recursos, diminuir tempo de produção, custo, entre outras coisas.

Hoje, entretanto, é comum ver esses mesmos profissionais trabalhando na área financeira. Mas o que mudou?

Com a Pandemia nós pudemos perceber sérios problemas nas áreas de Supply Chain – cadeia de Logística e Suprimentos: a distribuição de oxigênio, a criação de hospitais de campanha, a distribuição das vacinas, são somente alguns dos pontos críticos deste período que merecem ser revistos.

Com isso, é notória a necessidade de profissionais que tenham uma visão mais sensível, apta a abranger o todo, pensar em soluções mais assertivas e, com isso, chegar ao resultado desejado pelas empresas.

Hoje, o Engenheiro de Produção saiu do chão de fábrica e passou a ocupar, também, altos cargos nas áreas de Gestão, Financeira, Marketing, entre outros, por possuir conhecimento técnico e científico, além de uma visão sistêmica e empreendedora para resolver problemas.

ENGENHARIA QUÍMICA

Essa é a área mais abrangente da Engenharia e compreende todas as etapas de criação, desenvolvimento, melhoramento e aplicação dos processos químicos e bioquímicos e dos seus produtos. Compreende o projeto, a construção, o dimensionamento, a gestão, a operação e o controle de plantas industriais que realizam esses processos, incluindo a disposição e o tratamento de resíduos, o monitoramento e a redução de impactos ambientais e o controle de poluição ambiental (ar, água e solo).

O Engenheiro Químico pode atuar em indústrias, nas quais a química se faz presente, em empresas de serviços e consultorias; laboratórios; institutos de pesquisas; instituições públicas e universidades. Nesses setores ele pode atender várias áreas de atuação, como engenheiro de: projeto, produto, processo, produção, desenvolvimento, manutenção, segurança, qualidade, aplicações, assistência técnica, suprimentos e vendas; diversos cargos em nível de gerência, pesquisador e professor.

O campo de atuação compreende todas as indústrias: petroquímica, polímeros, química fina, inorgânica, polpa de celulose e papel, tintas, vernizes, explosivos, farmacêutica, alimentos, tratamento de águas, cerâmica, cimento, vidro, galvanoplastia e outras.

CONHEÇA OS OUTROS CURSOS DISPONÍVEIS NA MAUÁ!

Administração | Ciência da Computação | Design | Sistemas de Informação

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR MAUÁ 2022!

Cursos de Administração, Ciência da Computação, Design, Engenharias e Sistemas de Informação.
maua.br/vestibular

Destaque

Medicina UNIFASE/FMP recebe inscrições para o Vestibular

Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM.

Publicado

em

por

vestibular medicina unifase

Integrante do seleto grupo de Escolas Médicas do país com nota máxima no MEC e com acreditação SAEME pelo Conselho Federal de Medicina, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2024. Além da prova, há possibilidade de ingresso usando a nota do ENEM. O curso é um dos mais concorridos do país, atraindo estudantes de diferentes estados brasileiros, e já formou mais de 5 mil profissionais ao longo de sua história, iniciada há 56 anos. As inscrições devem ser feitas no site www.unifase-rj.edu.br.

Diretora geral da UNIFASE/FMP, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves lembra que a formação técnica e humanística oferecida pela instituição dá aos alunos um olhar diferenciado na relação com os pacientes. “Temos como compromisso a formação de profissionais éticos e com olhar sensível ao outro. A prática no SUS traz esse diferencial. A vivência dos nossos estudantes, com supervisão de nossos professores e preceptores, no dia a dia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, que é o maior hospital da região, e também no nosso ambulatório escola e nos nossos postos de saúde, somada à qualidade do nosso corpo docente e da nossa infraestrutura, sem dúvida garante uma formação mais completa aos alunos”, detalha.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis o professor Paulo César Guimarães explica que a atuação multidisciplinar nas atividades práticas também permite uma experiência diferenciada aos estudantes da UNIFASE/FMP. “Nos cenários de prática, a integração dos futuros médicos com profissionais e estudantes de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Radiologia e Odontologia traz novas perspectivas e permite uma vivência mais ampla, que é retrato da realidade no mercado de trabalho”, frisa, lembrando que o reconhecimento nacional da instituição é resultado de um trabalho consistente para que os estudantes tenham sempre acesso à formação médica de qualidade, que gera impactos significativos na sociedade.

A UNIFASE/FMP oferece moderna infraestrutura integrada ao meio ambiente, proporcionando melhor qualidade de vida à comunidade acadêmica. “A formação de qualidade é crucial para assegurar que os médicos estejam adequadamente preparados para enfrentar os complexos desafios e as constantes mudanças na área da saúde. Oferecemos um currículo abrangente e atualizado, que busca promover o desenvolvimento de competências sólidas, aprimorando a capacidade de raciocínio crítico e incentivando os alunos à prática médica humanizada”, destaca a coordenadora do curso de Medicina da UNIFASE/FMP, professora Patricia Tavares.

Com a melhor avaliação do MEC e com qualidade atestada pelo Conselho Federal de Medicina, a UNIFASE/FMP é uma das poucas instituições do país com acreditação SAEME. No Brasil, apenas 10% das Instituições de Ensino Superior têm esse reconhecimento, sendo 4 delas no Estado do Rio. Hoje, 80% do corpo docente é composto por Mestres e Doutores, que acompanham de perto o aprendizado e o atendimento dos estudantes em todos os cenários de prática próprios e conveniados, da atenção primária à atenção especializada e intensiva.

Parcerias

Para proporcionar um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento humano e social, a UNIFASE/FMP dispõe de infraestrutura moderna, com o Centro de Inovação, Pesquisa e Atualização Cirúrgica (CIPAC); o Centro de Simulação Realística; o Laboratório de Medicina Regenerativa e o Laboratório de Pesquisa em Imunologia Básica e Aplicada.

Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais a fim de realizar pesquisas, intercâmbios e estágios. Entre os parceiros estão a Fiocruz, o Laboratório Nacional de Computação Científica, o Instituto Cochrane do Brasil, a Marinha do Brasil, a Universidad Nacional de Quilmes, a Unidad Docente de Medicina Familiar y Comunidad Sectro II de Zaragoza, a Universidad de Sevila e a Universidade do Minho.

“Oferecemos parcerias com instituições de saúde reconhecidas, permitindo aos estudantes vivenciar diferentes áreas da Medicina e adquirir experiências enriquecedoras, inclusive intercâmbios. Nos comprometemos em fornecer aos estudantes o suporte necessário para que superem os obstáculos e alcancem seus objetivos”, finaliza o coordenador de Ensino da UNIFASE/FMP, professor Abílio Aranha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Metade dos ingressantes na UNICAMP em 2024 veio de escolas públicas

O índice considera os matriculados em todas as modalidades de ingresso: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas.

Publicado

em

por

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando os índices de inclusão social obtidos no ingresso 2024, nas diferentes modalidades existentes para entrar nos cursos de graduação da Universidade. O percentual de estudantes oriundos da rede pública aumentou de 50,1% (1.776 estudantes) para 50,8%, com 1.787 estudantes matriculados, de um total de 3.516 ingressantes em 2024. O índice considera os matriculados em todas as modalidades de ingresso: Vestibular Unicamp, Enem-Unicamp, ProFis, Vestibular Indígena e Vagas Olímpicas. O percentual de estudantes pretos e pardos matriculados também subiu ligeiramente, passando de 30% (1.019 matriculados) em 2023 para 30,5% em 2024, com 1.071 estudantes ingressantes, considerando todas as modalidades.

Os dados sobre os estudantes oriundos da rede pública apontam para uma consolidação, quando se observa o percentual obtido nos últimos anos: em 2022, o índice foi de 45,7% do total de matriculados; em 2021, de 47,5%; em 2020, de 45,4% e em 2019, o índice foi de 47,9%. O diretor da Comissão, José Alves de Freitas Neto, avaliou os índices como reflexo das medidas adotadas nos últimos anos pela Universidade, em suas modalidades de ingresso para a graduação, tais como adequação das provas e inclusão das novas formas de seleção, como o Provão Paulista, lançado pelo governo do estado de São Paulo em 2023 e que dispõe de 315 vagas na Unicamp. “O cenário das nossas politicas de inclusão mostrou uma estabilidade desejável, a partir das políticas que vêm sendo adotadas pela Unicamp nos últimos anos. Passada a pandemia, observamos que há, em relação aos matriculados de escola pública, um índice pouco maior que nos anos anteriores, de 50%, que é a meta da universidade”, disse José Alves.

Entre os candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição, que apresentam um perfil de vulnerabilidade socioeconômica, o índice de matriculados ficou em 14% contra 14,7% no ano anterior. O percentual considera as modalidades Vestibular Unicamp e Enem-Unicamp, para as quais é concedida a isenção da taxa, de acordo com o perfil dos estudantes. Nas modalidades Vagas Olímpicas, Vestibular Indígena e ProFis, as inscrições são gratuitas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

De acordo com o diretor José Alves, as politicas de ação afirmativa são importantes para corrigir disparidades como, por exemplo, a proporção de estudantes do ensino médio matriculados em escolas públicas e particulares. “Apenas 15% dos estudantes estão em escolas particulares e os outros 85% em escolas públicas, percentual que não se reflete nas universidades públicas. A disparidade e a diferença entre as escolas tornam a concorrência desfavorável para estudantes da rede pública. Por isso é fundamental que a universidade pense políticas de ação afirmativa no ingresso”, defendeu José Alves.

Isenções – Ingresso 2025

Candidatos que atendam aos requisitos poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2025 como para a modalidade Enem-Unicamp 2025, a partir do dia 13 de maio. Os pedidos de isenção deverão ser realizados exclusivamente pela internet, na página da Comvest, até o dia 7 de junho. O envio da documentação necessária (que constará do Edital a ser publicado em breve) é feito também pela internet, no mesmo período. A lista de beneficiados será divulgada no dia 30 de julho.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo