Siga-nos!

Destaque

Núcleos de pesquisa da ESEG incentivam projetos dentro de princípios de cidade inteligente

Faculdade do Grupo Etapa tem seis frentes de estudo nas quais os alunos podem desenvolver estudos interdisciplinares

Publicado

em

Núcleos de pesquisa da ESEG incentivam projetos dentro de princípios de cidade inteligente

As cidades inteligentes tendem a gerar uma qualidade de vida mais elevada da população com uso de tecnologias, como a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês) e análise de dados. Entretanto, para que uma cidade seja considerada inteligente ela precisa contar com crescimento econômico sustentável, além de uma boa mobilidade urbana e segurança pública.

“Existem muitos fatores além do tecnológico para que uma cidade possa ser considerada inteligente. A importância dada à qualidade de vida, sustentabilidade e disseminação do conhecimento para toda a população são alguns deles. Nesse último ponto, habilidades, como a boa comunicação, empatia, liderança e inteligência emocional são algumas soft skills que ajudam a minimizar a exclusão de grupos da sociedade diante dos avanços e ideias das cidades inteligentes”, afirma o professor mestre Marcelo D. Carvalho, coordenador-geral de Graduação da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa. “Para o avanço das cidades inteligentes, torna-se necessário também investimentos em uma formação mais completa e consciente da população. Campanhas que valorizem o respeito à diversidade, o estímulo à cultura e desenvolvimento de uma boa qualidade de ensino transformarão as pessoas para um patamar de mais do que cidade inteligente, uma sociedade mais inteligente”.

O desenvolvimento econômico, como principal objetivo de uma cidade inteligente, inclui o incentivo do empreendedorismo. Dessa forma, facilita a geração de novos negócios e tem como resultado novos empregos. O medo da tecnologia avançar em países subdesenvolvidos está relacionado com a substituição de pessoas por máquinas em empregos. “Para atividades repetitivas, hoje o nível de automação já substitui muitos empregos em todas as regiões do mundo. O que é fundamental, além do investimento em tecnologia, é o desenvolvimento das pessoas com novas qualificações para geração de novos empregos que surgirão. E isso passa invariavelmente pela boa qualidade da educação”, explica o coordenador.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O Centro de Globalização e Estratégia do Instituto de Estudos Superiores (IESE) realiza pesquisa anual para identificar cidades inteligentes pelo mundo. O último relatório, de 2020, lista Londres (Reino Unido), Nova York (Estados Unidos), Paris (França), Tóquio (Japão), Reykjavík (Islândia), Copenhague (Dinamarca), Berlim (Alemanha), Amsterdã (Holanda), Singapura (Singapura) e Hong Kong (China) como as 10 primeiras. O estudo leva em consideração nove parâmetros: capital humano; coesão social; economia; meio ambiente; governança; planejamento urbano; alcance internacional; mobilidade e transporte; e tecnologia. No Brasil, as cidades com o conceito de inteligentes são: São Paulo (123º), Rio de Janeiro (132º), Brasília (135º), Curitiba (138º), Belo Horizonte (156º) e Salvador (157º).

“Além de melhorar serviços, as cidades inteligentes podem promover maior troca de experiência entre os cidadãos. Essa prática está relacionada com um novo conceito, a economia colaborativa”, declara o professor doutor Fernando Umezu, coordenador do curso de Ciências Econômicas da ESEG. “Os benefícios da economia colaborativa é a oportunidade de promover hábitos de consumo mais saudáveis, com a oportunidade de economizar e de evitar desperdícios e de diminuir o consumo excessivo. Além disso, há o aumento de produtividade e de qualidade dos produtos e mais oportunidades de networking. Já do ponto de vista das empresas, há vários casos de sucesso como Uber e Airbnb. Também podemos incluir os crowdfundings”.

A Faculdade possui núcleos de pesquisa – Criatividade Aplicada; Economia e Finanças; Empreendedorismo; Inteligência Artificial e Robótica; Logística; e Sustentabilidade – que incentivam os discentes a desenvolver estudos e projetos que podem ser utilizados como prática para tornar uma cidade inteligente.

Para o incentivo de cidades com o conceito no Estado de São Paulo, a Secretaria de Desenvolvimento Regional desenvolveu o programa de Cidades Inteligentes. No âmbito nacional, foi aprovado em 3 de novembro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara de Deputados a proposta do marco regulatório das cidades inteligentes, que leva em consideração a Política Nacional de Cidades Inteligentes (PNCI).

“Das maiores dificuldades para tornar uma cidade brasileira cada vez mais inteligente, destaca-se, além da burocracia, a falta de recursos humanos capacitados e de recursos financeiros, ambos necessários para as transformações digitais nas cidades. Para ilustrar, na perspectiva de gestores públicos municipais, algumas dificuldades são apontadas: inadimplência dos cidadãos no pagamento de impostos, orçamento municipal insuficiente, repasses federais reduzidos, falta de investimentos, custo elevado dos projetos tecnológicos e barreiras culturais”, relata o professor mestre Marcel Dallaqua, coordenador do Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica da ESEG.

“Do projeto de lei que institui a PNCI, alguns benefícios poderão ser alcançados. Primeiro, capacitação, qualificação e educação das pessoas para as transformações digitais das cidades. Segundo, desenvolvimento de protótipos e de empresas de tecnologia nas cidades brasileiras. Terceiro, transformações digitais adequadas às necessidades locais, visto que o projeto confia às cidades a elaboração de seus respectivos planos. Quarto, disponibilidade de recursos técnicos e financeiros, dado que o projeto possibilita às cidades solicitarem recursos de um fundo nacional para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Quinto, visão sistêmica, considerando que projetos integrados entre múltiplos municípios têm prioridade na solicitação e no recebimento dos recursos nacionais. E, sexto, compartilhamento de experiências e soluções tecnológicas com eventual consequência em redução de custos em projetos, uma vez que o projeto de lei prevê a criação de um repositório público de soluções destinadas ao desenvolvimento das cidades inteligentes”, conclui Dallaqua.

A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa está com inscrições abertas para o processo seletivo do 1º semestre de 2022, para os cursos de Administração, Direito, Economia, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção. Tanto no vestibular quanto com a utilização da nota do Enem, o candidato pode conquistar uma bolsa de estudo válida até o fim da graduação.

Serviço

Processo Seletivo ESEG 2022 – 1º Semestre

Cursos: Administração, Economia, Direito, Engenharia de Computação e Engenharia de Produção
Provas digitais
16/12/2021, às 18h – Inscrições até as 23h59 de 15/12/2021
18/12/2021, às 9h – Inscrições até as 14h de 17/12/2021
Prova presencial
29/01/2022, às 13h – Inscrições até as 17h de 28/01/2022
Taxas
Vestibular: R$ 45,00
Enem: isento
Inscrição e mais informações: eseg.edu.br/vestibular2022

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições do Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2 vão até 20 de maio

São oferecidas 210 vagas no curso de medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Desafio de Bolsas de Estudo da USF segue com inscrições abertas

Participe e concorra a bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Destaque

Vestibular Medicina FAMINAS 2024: última semana de inscrições pelo Enem

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

Publicado

em

por

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

As inscrições para o Vestibular de Medicina da FAMINAS ainda estão abertas! Mas atenção: esta é a última semana para garantir sua entrada pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você deseja entrar na FAMINAS pela prova presencial tradicional, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio.

Para entrar na faculdade pelo Enem, as edições válidas são dos anos de 2021, 2022 e 2023. Já na modalidade de prova presencial, o exame acontecerá no dia 8 de junho, com aplicação nas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Governador Valadares, Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Vitória e Goiânia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O processo é unificado: a inscrição pode valer tanto para a unidade da FAMINAS em Belo Horizonte quanto para Muriaé (com o valor de R$450,00), ou para somente uma das unidades a critério do vestibulando (valor R$350,00).

Dê um passo no caminho para realizar o seu sonho! Faça sua inscrição no Vestibular de Medicina da FAMINAS por aqui!

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo ou sobre a FAMINAS? Converse com nosso time pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br.

Medicina FAMINAS: um mundo de possibilidades

Na sua trajetória durante o curso, você irá:

  • Imergir completamente na área médica, com laboratórios tecnológicos e inovadores.
  • Aprender da teoria à prática.
  • Participar de projetos de extensão e iniciação científica.
  • Desenvolver atividades junto à comunidade.
  • Ter contato com professores especialistas nas áreas.
  • Adquirir vivência na área através de estágios em hospitais e clínicas.
  • Ganhar a oportunidade de fazer intercâmbios nacionais e internacionais.
  • Ser o agente transformador que a sociedade precisa.
Continue lendo