Notícias dos Vestibulares e Enem
Mais de 99 mil fizeram prova do Enem 2021 no domingo (16)
Números conclusivos ainda dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. Resultados desta edição serão divulgados no dia 11 de fevereiro

Ao todo, 99.528 participantes realizaram as provas da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 no último domingo, 16 de janeiro. O número representa 29,4% dos 338.419 inscritos para essa aplicação. Foram registrados 66.728 (23,8%) presentes dos 280.146 isentos da taxa de inscrição que faltaram ao Enem 2020 e se inscreveram, em setembro, após nova oportunidade. Já entre os 4.046 participantes que tiveram o pedido de reaplicação aceito, 1.746 (43,2%) fizeram as provas. Além disso, o Enem foi aplicado para 31.054 (57,3%) dos 54.227 inscritos no exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2021. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador.
O Enem 2021 ocorreu nos dias 21 e 28 de novembro do ano passado. Nos dois últimos domingos, 9 e 16 de janeiro, respectivamente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o exame apenas para esses públicos citados anteriormente. Foram 4.618 locais de prova, distribuídos entre as 27 unidades da Federação, considerando o exame para quem pediu a reaplicação e para os isentos que faltaram em 2020.
Neste domingo (16), os participantes resolveram questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. No domingo anterior (9), as provas aplicadas foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, além da Redação, com o tema “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Monitoramento – A execução das provas aplicadas em todo o país nos dias 9 e 16 de janeiro teve o monitoramento integral da Equipe de Tratamento de Incidentes e Riscos (Etir), formada pela equipe técnica do Inep e liderada pela alta gestão do Instituto, por meio do presidente da Autarquia, Danilo Dupas. Entre as atribuições da Etir estão a tomada de decisões estratégicas, o direcionamento institucional, a orientação das áreas envolvidas nos processos monitorados, o acompanhamento e a atuação em contingências relacionadas à aplicação.
Durante os dois dias de prova, representantes das diversas áreas do Inep envolvidas na realização do exame estiveram reunidos com o presidente Danilo Dupas na sede da Autarquia, em Brasília, acompanhando o andamento das provas. Participaram da Etir o chefe de gabinete da Presidência, Alvaro Parisi; o diretor de Gestão e Planejamento (DGP) substituto, Renato Carvalho; a diretora de Estudos Educacionais (Dired) e presidente substituta do Inep, Michele Melo; o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE), Fernando Szimanski; e o Coordenador-Geral de Infraestrutura e Serviços, Moisés Henrique Castro da Silva.
Enem PPL – O exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas.
Resultados – Os resultados do Enem 2021 serão divulgados no dia 11 de fevereiro, na Página do Participante. Já os treineiros receberão os resultados 60 dias depois.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unesp divulga seu calendário para o Vestibular 2026

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) definiu as datas dos principais eventos do Vestibular 2026. O período de inscrições será de 4 de setembro a 8 de outubro de 2025, pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Assim como nos exames para ingresso em 2023, 2024 e 2025, a Unesp oferecerá a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Vestibular Unesp 2026
O exame da primeira fase, com questões de múltipla escolha, acontecerá em 2 de novembro, feriado nacional. Os candidatos habilitados e convocados para a segunda fase farão novas provas nos dias 7 e 8 de dezembro, respondendo a 36 questões discursivas e elaborando uma redação. No exame para ingresso em 2025, as provas foram aplicadas para 64.834 candidatos em 35 cidades, sendo 31 destas no Estado de São Paulo. O resultado final será divulgado em 30 de janeiro de 2026.
A Resolução do Vestibular 2026 deverá ser publicada até o mês de agosto, com todas as informações sobre cursos e vagas disponíveis. Também em agosto devem ser recebidos os pedidos de isenção e redução de 50% da taxa. A Unesp oferece ainda redução de 75% da taxa aos candidatos de último ano do ensino médio da rede pública estadual paulista (Secretaria da Educação/SP e Centro Paula Souza).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para matrícula em 2025, o Vestibular Unesp ofereceu 6.596 vagas, além de 449 vagas adicionais para participantes de olimpíadas científicas. Os cursos da Universidade estão disponíveis em 24 cidades: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.
O Sistema de Reserva de Vagas para a Escola Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 50% das vagas de cada curso da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, maioria entre os ingressantes desde o Vestibular Unesp 2017. Tal somatória considera as 934 vagas do Provão Paulista destinadas exclusivamente para alunos do ensino público.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Unicamp inicia período para solicitar isenção de taxa para vestibular 2026
COMVEST ABRE PERÍODO DE SOLICITAÇÃO PARA ISENÇÃO DE TAXA HOJE, 12/04

Com um prazo menor que o estabelecido pela Fuvest, a Comvest anunciou hoje,dia 12 de maio, o prazo para solicitação de isenção de taxa para os vestibulandos no vestibular da Unicamp, edição de 2026
O período de solicitação será de hoje, 12/05, até o dia 6 de junho, tempo menor que o prazo da Fuvest, que tem até o dia 11 de julho para receber as inscrições. O requerimento deve ser feito pelo candidato na página da comissão e está disponível apenas para estudantes do último ano do Ensino Médio e pessoas que já finalizaram a educação básica.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O valor de ingresso para as provas da Unicamp neste ano de 2025 ainda não foram anunciadas e as inscrições para o vestibular acontecerão entre as datas 01/08 a 01/09, tendo o estudante um mês para se organizar e garantir a sua vaga no portal da Comvest.
Vale salientar que a isenção de taxa se aplica para o modo de ingresso na Universidade de Campinas conhecido como Enem-Unicamp, modalidade que utiliza a nota do Enem para concorrer a uma vaga na universidade do interior do estado de São Paulo.
As provas do vestibular acontecerão nos dias 26 de outubro, 30 de novembro e 1 de dezembro.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
ISENÇÃO E REDUÇÃO DE TAXAS PARA A FUVEST 2026 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
FUVEST ABRE PERÍODO DE SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO OU REDUÇÃO DE TAXA HOJE, 12/04

As solicitações de isenção de taxa ou redução do pagamento para os candidatos ao vestibular da Fuvest, edição de 2026, poderão ser feitas do meio-dia do dia 12/05, até o meio-dia de 11 de julho de 2025.
Para o vestibulando acessar as informações necessárias sobre a redução de taxa na inscrição da prova e garantir que se enquadra nas diversas possibilidades de recursos oferecidos, deverá ler o regulamento disponível no site oficial da Fuvest. O cadastro do candidato interessado na solicitação também será pelo site do vestibular.
A taxa de inscrição deste ano (2025) consta o valor de R$ 221 (duzentos e onze reais), tanto para pessoas que estão no último ano do Ensino Básico, quanto para treineiros e pessoas que já finalizaram o Ensino Médio. Há ainda a modalidade de inscrições pelo Enem-USP, disponível apenas a partir do final do segundo semestre, após a prova do Enem. O candidato que conseguiu isenção de taxa no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende se inscrever para o processo de seleção da USP, poderá utilizar essa modalidade disponível no site da Fuvest.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
As provas do vestibular para ingresso na Universidade de São Paulo, edição de 2026, acontecerão nos dias 23 de novembro e 14 e 15 de dezembro deste ano.