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Treine seu cérebro para alcançar a aprovação no Vestibular
Assim como a maioria das habilidades podem ser treinadas e aprimoradas, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas.

Para um bom desempenho nos estudos, mais do que saber, é preciso entender, contextualizar e principalmente lembrar. Se você é estudante, a boa notícia é que é possível alcançar mais memória, concentração e raciocínio. A chave para resolver a frustração de milhões de estudantes que tentam uma vaga nas maiores universidades púbicas do país está na prática do treino cerebral e em 2022 é possível aumentar os níveis de aprovação no vestibular começando desde já.
Ginástica para o cérebro no vestibular
Assim como a maioria das habilidades podem ser treinadas e aprimoradas, a atenção e a concentração também podem ser fortalecidas. Com essas habilidades desenvolvidas e mais memória, é possível obter ganhos significativos nos estudos e, consequentemente, a aprovação no vestibular.
Confira algumas razões para apostar nesta prática e se aproximar da tão sonhada aprovação ainda neste ano, segundo Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.
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• Um cérebro mais forte – quando falamos do nosso cérebro precisamos entender que a lógica é muito semelhante a um treino físico, feito em uma academia de ginástica. Quanto mais treinamos nossa mente mais obtemos dela. Quando falamos de treino cerebral, os estímulos devem envolver sempre novidade, variedade e grau de desafio crescente e por isso a ginástica para o cérebro se mostra tão eficiente sobretudo para estudantes e vestibulandos.
• Você lembrando mais – Lembrar do conteúdo estudado e contextualizá-lo com a prova, é, sem dúvida, a chave para a aprovação. O cérebro tende a ser um órgão preguiçoso e em seu funcionamento normal acha mais fácil usar a informação que já está armazenada nele do que ter que aprender algo novo. O treino do cérebro exercita o nosso órgão mais importante para que ele melhore sua performance, respondendo melhor aos estímulos que recebe. Ter memória pode até ter alguma influência genética, mas o que vai determinar uma boa memória ao longo da vida é o quanto seu cérebro é estimulado. Ao contrário dos computadores, a memória humana aumenta conforme é estimulada.
• Bloquear estímulos externos – sem dúvida, um dos maiores desafios dos jovens estudantes em fase de vestibular é bloquear os estímulos externos, sobretudo os que vem das redes sociais. Para resolver este problema é preciso investir em exercícios que aumentem a capacidade de concentração e atenção, dois pilares da prática de ginástica para o cérebro.
• Autoconhecimento – para chegar a qualquer lugar é preciso se preparar e isso inclui entender suas limitações humanas. O treino do cérebro foi criado para oferecer ao estudante exercícios na medida – nem fáceis demais, nem difíceis demais, para que o cérebro fique confortável nas etapas que compreendem a melhora cognitiva.
• Mais produtividade e resultados – com um cérebro treinado é possível fazer muito mais com menos “Podemos comparar de forma muito simples que a prática de ginástica para o cérebro, aplicada ao vestibulando, é como oferecer a ele um mapa. Quando o vestibulando treina o seu cérebro ele tem melhores acessos ao que realmente vai trazer resultado, consegue filtrar melhor seus pensamentos e capacidades o que interfere diretamente na sua aprovação”, pontou a especialista.
• Mais confiança, menos ansiedade – treinar o cérebro é mais do que usá-lo melhor para cálculos e absorver informações. Quando nós mantemos o cérebro ativo, as conexões entre os neurônios se modificam. Algumas ficam mais fortes, outras, mais fracas. Dependendo do uso e é essa mudança que á a base do aprendizado e faz com que o cérebro responda de maneira diferente da próxima vez que for usado, o que resulta em uma melhor performance, mais confiança e menos ansiedade por parte do vestibulando.
• Mais reserva cognitiva – você certamente não conhece este termo mas ele está diretamente relacionado a capacidade que o seu cérebro tem de reter informações, mesmo ainda na juventude. A reserva cognitiva também pode ser entendida como uma poupança, algo que, inevitavelmente vamos perdendo ao longo da vida e por isso o cérebro precisa ser estimulado em diferentes faixas etárias. Com os avanços da neurociência, estão surgindo inúmeros recursos para manter o cérebro ativo e jovem. A ginástica cerebral é um deles e tem resultados concretos na vida de quem a prática. Ao iniciar a prática ainda na juventude, é possível obter ganhos significativos na capacidade de memória, atenção, concentração, memória, agilidade de raciocínio e coordenação motora.
Você também deve considerar as seguintes dicas como técnicas de memorização e preparar-se com antecedência.
1. Treine a sua atenção: melhorar a atenção significa melhorar sua memória. A atenção é a porta de entrada para as informações que são captadas pelos vários sentidos do nosso corpo. Quando isto acontece, as informações que recebemos chegam ao cérebro e são selecionadas conforme a prioridade que serão processadas.
2. Saiba o que vai estudar: defina metas diárias de estudo e o conteúdo a ser estudado. Defina o tempo necessário para estudar todos os conteúdos até o dia do teste.
3. Resgate o que você já sabe: recorra às suas anotações, ao que foi discutido em sala de aula, as imagens apresentadas, títulos, gráficos.
4. Leia em voz alta. Observe o que mais lhe favorece (em voz alta ou silenciosamente).
5. Faça anotações durante a sua leitura: use palavras chave, resuma em tópicos, sintetize as informações, explique para “si mesmo” o que está estudando. Divida o seu texto em partes, (use uma linha traçada com lápis, mesmo) e durante a leitura faça anotações na própria página e na parte que está lendo: palavras chave, palavras importantes, nomes próprios e datas, o que for importante para lembrar.
6. Grife no texto as informações principais: grifar não é colorir o texto. Grife as informações que serão gatilhos das redes semânticas. As que serão utilizadas para resgatar os conteúdos.
7. Faça intervalos breves, em média a cada 30-35 minutos. Preveja na sua organização de estudos estes intervalos. Só não vale consultar o feed de notícias, ler mensagens das redes sociais neste intervalo. Aproveite para se hidratar, esticar as pernas, “levantar a cabeça e olhar para fora”!
8. Elabore questões sobre o assunto e responda às questões elaboradas por seu professor ou guia de estudos: elaborar perguntas é um processo mais complexo do que dar respostas e isto é um ótimo exercício para fixar o conteúdo e verificar os pontos que estão falhos.
9. Fique atento aos horários de sono e alimentação: durma a quantidade adequada às suas necessidades e mantenha os horários de se alimentar e dormir.
10. Novidade, variedade e grau de desafio crescente e constante é o que você precisa para fortalecer as suas conexões cerebrais: quanto mais ativas as diferentes áreas do cérebro e suas conexões, mais fortes e saudáveis elas ficam: um cérebro ativo é um cérebro saudável, para isso mantenha seu contato e atividades sociais, leia muito (leitura de qualidade e variada), mantenha em dia sua atividade física e equilibre os desafios com suas capacidades mentais: nem fácil a ponto de provocar desinteresse e nem difícil a ponto de gerar estresse tóxico.
11. Acima de tudo acredite em você e tenha em mente que fortalecer a memória e potencializar as capacida¬des cerebrais é um dever de todos, por toda a vida, e não só quando é preciso para um objetivo imediato.
O que é treino cerebral?
Já imaginou conseguir fazer mais coisas com o seu cérebro, alcançar objetivos, ter ideias melhores, maior capacidade de resolver problemas e ser mais criativo?
Criado no Brasil há 15 anos, o SUPERA Ginástica para o Cérebro oferece benefícios para diferentes faixas etárias e é o exercício completo para o cérebro de estudantes de diferentes faixas etárias. Através de um conjunto estruturado de exercícios mentais projetados para criar redes neurais mais fortes e capacidades específicas no cérebro, a prática melhora as funções cerebrais, já que, exercitando repetidamente, uma rede específica de conexões neurais há um reforço das conexões já existentes e construção de novas redes”, detalhou Livia Ciacci, neurocientista do SUPERA – Ginástica para o cérebro.
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Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente
Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.
A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).
Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.
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“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.
Alta demanda por especialistas
Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.
Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.
Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.
A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.
Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.
Sólida base teórica e visão crítica
A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.
“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.
A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
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Vestibular Unesp Meio de Ano divulga o resultado da primeira fase
Prova comum da segunda fase será aplicada em 21 e 22 de junho

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) publicou o resultado da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2025, com 144 vagas nas engenharias agronômica, civil, elétrica e mecânica de Ilha Solteira. A consulta do desempenho na prova do dia 8 de junho e a eventual consulta de local de prova da segunda fase estão disponíveis no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo exame. Também está disponível, na mesma página e no site da Unesp (vestibular.unesp.br), a tabela com o número mínimo de acertos por curso dos convocados para a próxima etapa.
A prova comum da segunda fase, composta por 36 questões discursivas e uma redação em gênero dissertativo, será aplicada em 21 e 22 de junho (sábado e domingo), em São Paulo, Bauru, Ilha Solteira, São José do Rio Preto e São José dos Campos.
O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025 prevê publicação do resultado final em 11 de julho, além de oito chamadas para matrículas, e está disponível para consulta no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.
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O Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP) destina 50% das vagas de cada curso de graduação da Unesp para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, sendo que 35% das vagas desse sistema são destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. Este sistema tem garantido maioria de ingressantes vindos de escolas públicas desde o Vestibular Unesp 2017.
A Unesp realiza ainda a seleção de ingresso pelas notas do Enem 2023 e 2024, com 16 vagas nas engenharias de Ilha Solteira e calendário de resultado e matrículas similar ao do Vestibular Unesp Meio de Ano 2025.
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Engenharia Biomédica da PUC-SP prepara profissionais para os desafios da saúde moderna
Cada módulo gira em torno de projetos e problemas concretos trazidos por hospitais, startups e laboratórios parceiros; vestibular de inverno está com inscrições abertas

O curso de Engenharia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) oferece uma formação multidisciplinar que integra engenharia, biologia e saúde, com foco em inovação e desenvolvimento tecnológico, e que atualmente está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais). A universidade conta com laboratórios bem equipados, um corpo docente qualificado e incentiva a participação em projetos de pesquisa.
A localização do curso em pleno coração de São Paulo — cidade que concentra os maiores centros hospitalares e de pesquisa da América Latina –, além de empresas da área da saúde, proporciona aos estudantes acesso ampliado a oportunidades de estágio, pesquisa e desenvolvimento profissional.
Desde o primeiro semestre, o aluno mergulha em desafios reais de PBL (Project-Based Learning), aprendendo na prática a ser um engenheiro, com wearables, soluções em imagens médicas, Impressão 3D de próteses personalizadas, plataformas de telemedicina ou algoritmos de IA que identificam tumores em segundos. NA PUC-SP, o aluno aprende fazendo.
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Corpo docente qualificado e parcerias
Os engenheiros biomédicos formados pela PUC-SP estão preparados para atuar em um setor dinâmico e em constante evolução Voltado para a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a saúde, o principal diferencial do curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP é a sólida base em engenharia aplicada à saúde, com ênfase em instrumentação biomédica, desenvolvimento de dispositivos médicos, engenharia de reabilitação e análise de sistemas biológicos.
O curso se destaca ainda pelo corpo docente altamente qualificado, composto por professores doutores engenheiros e médicos, que garantem uma formação integrada entre as ciências exatas e da saúde. Além disso, a graduação também se beneficia de parcerias com centros de pesquisa, empresas de tecnologia e instituições de saúde, o que garante ao estudante uma vivência prática e atualizada com os avanços da Indústria 4.0.
Desde os primeiros semestres, os alunos participam de atividades que simulam desafios reais da área biomédica, desenvolvendo competências técnicas e solucionando problemas com foco em inovação. Essa vivência prática, aliada ao suporte de um corpo docente experiente e parcerias com empresas e instituições de saúde, prepara profissionais aptos a atuar em um setor em constante evolução, com sólida capacidade de aplicar engenharia para melhorar a qualidade de vida.
Experiências práticas, estágios e moderna infraestrutura
Ainda durante a graduação, o aluno da PUC-SP tem a oportunidade de vivenciar experiências práticas essenciais para sua formação. Destaca-se a possibilidade de realizar estágios em hospitais, onde conta com a preceptoria de profissionais experientes que acompanham e orientam seu desenvolvimento, proporcionando contato direto com a rotina clínica e tecnológica da saúde. Além disso, os estudantes podem participar de projetos de pesquisa que envolvem inovação e soluções para desafios reais da área biomédica.
A PUC-SP também oferece atividades de extensão social e cultural, promovendo uma formação integral, que alia conhecimento técnico à responsabilidade social e ao desenvolvimento pessoal.
O curso de Engenharia Biomédica da PUC-SP conta com uma infraestrutura física moderna e bem equipada, que inclui laboratórios de última geração para instrumentação biomédica, modelagem e prototipagem, análise de sinais fisiológicos e biomecânica. Esses espaços permitem que os alunos realizem experimentos práticos e desenvolvam projetos reais. Além disso, a universidade oferece salas de aula com recursos multimídia e ambientes colaborativos, que favorecem o aprendizado ativo e a interação entre estudantes e professores. Essa estrutura robusta é fundamental para preparar profissionais capacitados para os desafios do mercado biomédico.
Atualmente, alguns dos temas mais relevantes para os profissionais de Engenharia Biomédica incluem a telemedicina e saúde digital, com o desenvolvimento de dispositivos e plataformas para monitoramento remoto; a inteligência artificial aplicada à análise de dados clínicos e imagens médicas; a impressão 3D para produção de próteses e modelos anatômicos personalizados; a bioinstrumentação avançada para diagnóstico e terapia; e a engenharia de reabilitação, que envolve tecnologias para recuperação motora e próteses inteligentes. Além disso, a integração com a Indústria 4.0 e o desenvolvimento de soluções sustentáveis ganham cada vez mais destaque no setor.
Diferenciais do curso:
- Laboratórios de última geração — instrumentação biomédica, biomecânica, prototipagem rápida e análise de sinais fisiológicos para criar, testar e validar ideias.
- Docentes que vivem a inovação — professores doutores, engenheiros e médicos atuando em projetos de ponta e mentorando sua carreira.
- Localização estratégica — mais chances de estágio e networking em hospitais de referência, centros de pesquisa e health techs da capital.
- Projetos mão na massa desde o dia 1 — sprints a cada 9 semanas nas áreas de Imagens Médicas, Eletrônica Médica, Informática Médica e Biomecânica. Experimente e desenvolva soluções usando conceitos maker e da indústria 4.0.
- Experiência completa — extensão social, grupos de pesquisa, iniciação científica, estágios em hospitais parceiros com preceptores médicos, intercâmbios internacionais e um ecossistema que respira tecnologia e empreendedorismo.
Alunos irão dominar:
- Inteligência Artificial na Saúde – análise de imagens e auxílio ao diagnóstico clínico;
- Desenvolvimento de dispositivos médicos e biomateriais avançados;
- Telemedicina e saúde digital – foco em monitoramento remoto e plataformas conectadas;
- Impressão 3D – para próteses personalizadas e modelos anatômicos;
- Bioinstrumentação avançada – voltada para diagnóstico e terapias inovadoras;
- Engenharia de reabilitação – tecnologias assistivas para acessibilidade;
- Cibersegurança em dispositivos médicos – proteção de dados e segurança do paciente;
- Ética nas tecnologias médicas – humanização no uso da tecnologia em saúde;
- Inovações – para a eficiência dos serviços de saúde e prevenção de pandemias.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: 5/5 a 20/6 e Modalidade II – ENEM: 5/5 a 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
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