Destaque
Professores avaliam primeira prova do Enem, ocorrida neste domingo
Milhares de estudantes de todo o Brasil fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação do Enem neste domingo (13)

Candidatos de todos os estados brasileiros realizaram neste domingo (13) a avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e, neste primeiro dia, os alunos tiveram 5h30 para completar as provas das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens, e elaborar a Redação.
Ao todo, foram 90 questões objetivas, além do texto no modelo dissertativo-argumentativo. Confira a distribuição:
- 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira).
- 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).
Docentes da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares – comentam suas impressões sobre este primeiro dia de provas, em relação às disciplinas que lecionam:
Redação
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Todos os anos, o tema da redação é aguardado com apreensão pelos candidatos, pois o assunto a ser discorrido só é divulgado no momento da aplicação do exame, quando os estudantes recebem o caderno de questões.
Meses antes da prova, os vestibulandos e os veículos de comunicação já especulam os possíveis temas de acordo com o que tem acontecido no Brasil e no mundo, uma vez que esse vínculo pode ser decisivo na escolha do assunto.
Neste ano, o tema escolhido foi: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.
Analisando o assunto, o professor João Filho, especializado na matéria de Redação, da Plataforma Professor Ferretto, comenta sobre a escolha do tema e alguns pontos que poderiam ser abordados no texto: “Acredito que seja um bom tema, sem grandes dificuldades. Não é um tema áspero e ácido, é um tema completamente dentro das perspectivas do Exame Nacional do Ensino Médio, com propostas obedecendo as cinco competências, e cuidados para com a manutenção dos direitos humanos. É importante ter uma atenção para manutenção de repertório, podendo citar questões como: a constituição e referências a antropólogos que compreendem a realidade brasileira, como: Darcy Ribeiro. Geógrafos como Milton Santos, como um referencial teórico para a construção de um brasil homogêneo na sua territorialidade, apesar de diverso na sua formação étnica, populacional, cultural”.
Língua Portuguesa
A prova de língua portuguesa, assim como na edição anterior, em 2021, contou com questões sobre diversos autores nacionais, como o clássico Machado de Assis em sua obra ”Memórias Póstumas de Brás Cubas” e a autora Carolina Maria de Jesus, com ”Quarto de despejo”.
O professor João Filho, de Língua Portuguesa, comenta: ”A prova estava bem equilibrada na presença da diversidade. O que revela a ótima característica do exame em contemplar diversos gêneros, autores e épocas, embora haja um predomínio da contemporaneidade, o que é muito natural. Tivemos a presença de romance, conto, crônica, linguagem publicitária e clássicos como Clarice Lispector e Machado de Assis, já mencionado anteriormente. De autores mais contemporâneos, tivemos Martha Medeiros e Antonio Prata.”
Ademais, a prova incluiu temáticas como a violência no futebol, a função social da notícia, a vida perfeita nas redes sociais, além de questões sobre gênero textual, envolvendo verbete, poema, elementos da narrativa e classificação de narrador, João destaca a importante questão sobre língua e patrimônio: resgate das línguas nativas indígenas, que poderia até fornecer um repertório para a redação.
Literatura
A disciplina de Literatura é muito importante em uma prova desta dimensão, pois carrega grande parte da bagagem cultural brasileira. “Assim como tem acontecido nos últimos anos, o que mais predominou na prova, foi o ato de instigar o candidato para a sua sensibilidade, a forma que o candidato recebe o texto literário e percebe as nuances, metáforas e a escrita artística em si.” avalia o professor da disciplina na Plataforma Ferretto, Alencar Schueroff.
Em termos de conteúdo, as questões foram em relação ao romance de 30, com a presença de ”A bagaceira” de José Américo de Almeida e também uma questão do livro ”Dona Guidinha do Poço” de Manoel de Oliveira Paiva. ”Ao contrário do ano passado, não houve muito diálogo da literatura com outras manifestações artísticas, como a música, charge, artes plásticas etc.”, declara Alencar.
História
A prova de História apresentou os temas esperados, com bastante foco nas questões de transformações, principalmente quando a gente fala da interdisciplinaridade entre história e sociologia. O professor Pedro Rennó avalia: “A prova teve muito conteúdo sobre questões de patrimônio, desigualdades sociais, questões de gêneros. Muitas vezes vemos estudantes reclamar, falando que a prova não foi conteudista, pois não cobrou conteúdo de história, mas tudo é conteúdo. Às vezes, a gente precisa entender a interdisciplinaridade da prova, por exemplo: cobrou questão sobre “departamento de imprensa e propaganda”, do período de Getúlio Vargas, sobre a década de 1830 – período regencial-, e isso se configura conteúdos da matéria de História. Mas comparado ao ano passado, as questões de história não estavam tão nítidas na prova, em relação à temática. Isso porque, em 2021 as questões eram sobre “Era Vargas” e “República Populista”, este ano a gente teve um processo um pouco mais amplo e interdisciplinar.” explica o docente.
Filosofia
A matéria possui um importante papel na construção do pensamento do aluno mediante a sociedade. Neste ano, cumpriu o seu dever e abordou temáticas clássicas. Mário Marcondes, professor da disciplina de Filosofia, afirma: “A prova tratou de vários temas clássicos e identifiquei cerca de 7 questões que são sobre filosofia. A grande surpresa da prova pra mim, foi não ter nenhuma questão do período que chamamos de “Filosofia Moderna”, que costuma ter o maior número de questões no Enem até hoje, pois é um período que possui um grande número de filósofos e temas clássicos.
O caderno amarelo teve questões que falaram sobre o Foucault – um pensador contemporâneo -, uso da tecnologia e filosofia antiga, deixando de fora grandes pensadores como Platão e Aristóteles, o que é uma grande surpresa.
Eu entendo que o nível da prova foi de mediano para alto, com questões relativamente difíceis. Mas como os temas foram clássicos, acredito que os alunos que se prepararam conseguiram um bom resultado.”.
Geografia
A disciplina, caracterizada pelos estudos da relação do ser humano com o meio ambiente, as relações climáticas e as características do espaço geográfico, cobrou questões de temas clássicos, como: a geografia urbana, questões de moradia, macrocefalia urbana e o êxodo rural, globalização e seus desdobramentos, entre outros. De acordo com o professor da disciplina Alexandre Groth, o aluno precisava dominar o conteúdo, entendendo a lógica exposta ao texto. “Isso que deu um nível médio à prova, pois os temas em si, se tornavam fáceis dependendo da abordagem. Mas, como a prova trazia diferentes linguagens, textos, gráficos e mapas, os alunos precisavam entender o conteúdo apresentado, para responder as questões”, finaliza.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições abertas para o Vestibular 2026 da UENP
Serão ofertadas 808 vagas na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) está com as inscrições abertas para o Vestibular UENP 2026. Serão ofertadas 808 vagas para ingresso nos cursos de graduação no 1º semestre do próximo ano.
Vestibular UENP 2026
O período de inscrições segue até 20 de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 75,00 para os cursos de licenciatura e de R$ 150,00 para os cursos de bacharelado, podendo ser paga até o último dia de inscrições.
Interessados em solicitar isenção da taxa devem seguir as orientações do edital, disponível no site do vestibular. O prazo para solicitação de isenção vai até 15 de agosto. As provas serão aplicadas nas cidades onde estão localizados os campi da Universidade: Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho.
Provas
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O Vestibular UENP 2026 será composto por:
- Prova Objetiva: 60 questões, sendo 6 de cada área do conhecimento:
- Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
- Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol)
- História
- Geografia
- Sociologia
- Filosofia
- Matemática
- Física
- Química
- Biologia
- Prova de Redação: produção de um artigo de opinião, com argumentação sobre uma questão polêmica apresentada na prova.
As provas serão aplicadas no dia 2 de novembro de 2025, com início às 13h (horário de Brasília) e duração de até cinco horas. Os locais de prova abrirão às 12h e fecharão, impreterivelmente, às 12h40.
Mais informações e inscrições: www.uenp.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Resultado Prouni 2025 – 2º semestre – 1ª chamada
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.

O resultado da primeira chamada do Prouni 2º semestre já está no ar. A consulta poderá ser feita no Portal Único de Acesso: acessounico.mec.gov.br/prouni. Acesse a área do candidato para visualizar a sua classificação.
Para os candidatos pré-selecionados, o próximo passo é comprovar as informações na instituição para a qual foi selecionado, até 18 de julho.
A segunda chamada sairá em 28 de julho.
Sobre o Prouni 2025/2
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nesta edição do ProUni, o MEC está oferecendo mais de 211 mil bolsas. Desse total, 118 mil são integrais (100% gratuitas) e 93 mil parciais (gratuidade da metade do valor da mensalidade). As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Veja quais são os cursos com mais ofertas de bolsas no Prouni
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). De acordo como Ministério da Educação (MEC), nesta edição serão ofertadas mais de 211 mil bolsas, sendo mais de 118 mil integrais e mais de 93 mil parciais, que cobrem metade da mensalidade.
As bolsas são para mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 4 de julho, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Cursos mais ofertas de bolsas
Administração é o curso com maior oferta de bolsas, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Com 13.774 bolsas em todo o país, administração é o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais).
Para se inscrever no ProUni é preciso ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou seja, Enem 2024 ou 2023, e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas e nota superior a zero na redação.
Fonte: Agência Brasil