Siga-nos!

Destaque

Professores avaliam primeira prova do Enem, ocorrida neste domingo

Milhares de estudantes de todo o Brasil fizeram as provas de Ciências Humanas, Linguagens e Redação do Enem neste domingo (13)

Publicado

em

Não paguei a taxa de inscrição do Enem 2022. E agora?

Candidatos de todos os estados brasileiros realizaram neste domingo (13) a avaliação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), e, neste primeiro dia, os alunos tiveram 5h30 para completar as provas das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens, e elaborar a Redação.

Ao todo, foram 90 questões objetivas, além do texto no modelo dissertativo-argumentativo. Confira a distribuição:

  • 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira).
  • 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

Docentes da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares – comentam suas impressões sobre este primeiro dia de provas, em relação às disciplinas que lecionam:

Redação

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Todos os anos, o tema da redação é aguardado com apreensão pelos candidatos, pois o assunto a ser discorrido só é divulgado no momento da aplicação do exame, quando os estudantes recebem o caderno de questões.

Meses antes da prova, os vestibulandos e os veículos de comunicação já especulam os possíveis temas de acordo com o que tem acontecido no Brasil e no mundo, uma vez que esse vínculo pode ser decisivo na escolha do assunto.

Neste ano, o tema escolhido foi: Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil.

Analisando o assunto, o professor João Filho, especializado na matéria de Redação, da Plataforma Professor Ferretto, comenta sobre a escolha do tema e alguns pontos que poderiam ser abordados no texto: “Acredito que seja um bom tema, sem grandes dificuldades. Não é um tema áspero e ácido, é um tema completamente dentro das perspectivas do Exame Nacional do Ensino Médio, com propostas obedecendo as cinco competências, e cuidados para com a manutenção dos direitos humanos. É importante ter uma atenção para manutenção de repertório, podendo citar questões como: a constituição e referências a antropólogos que compreendem a realidade brasileira, como: Darcy Ribeiro. Geógrafos como Milton Santos, como um referencial teórico para a construção de um brasil homogêneo na sua territorialidade, apesar de diverso na sua formação étnica, populacional, cultural”.

Língua Portuguesa

A prova de língua portuguesa, assim como na edição anterior, em 2021, contou com questões sobre diversos autores nacionais, como o clássico Machado de Assis em sua obra ”Memórias Póstumas de Brás Cubas” e a autora Carolina Maria de Jesus, com ”Quarto de despejo”.

O professor João Filho, de Língua Portuguesa, comenta: ”A prova estava bem equilibrada na presença da diversidade. O que revela a ótima característica do exame em contemplar diversos gêneros, autores e épocas, embora haja um predomínio da contemporaneidade, o que é muito natural. Tivemos a presença de romance, conto, crônica, linguagem publicitária e clássicos como Clarice Lispector e Machado de Assis, já mencionado anteriormente. De autores mais contemporâneos, tivemos Martha Medeiros e Antonio Prata.”

Ademais, a prova incluiu temáticas como a violência no futebol, a função social da notícia, a vida perfeita nas redes sociais, além de questões sobre gênero textual, envolvendo verbete, poema, elementos da narrativa e classificação de narrador, João destaca a importante questão sobre língua e patrimônio: resgate das línguas nativas indígenas, que poderia até fornecer um repertório para a redação.

Literatura

A disciplina de Literatura é muito importante em uma prova desta dimensão, pois carrega grande parte da bagagem cultural brasileira. “Assim como tem acontecido nos últimos anos, o que mais predominou na prova, foi o ato de instigar o candidato para a sua sensibilidade, a forma que o candidato recebe o texto literário e percebe as nuances, metáforas e a escrita artística em si.” avalia o professor da disciplina na Plataforma Ferretto, Alencar Schueroff.

Em termos de conteúdo, as questões foram em relação ao romance de 30, com a presença de ”A bagaceira” de José Américo de Almeida e também uma questão do livro ”Dona Guidinha do Poço” de Manoel de Oliveira Paiva. ”Ao contrário do ano passado, não houve muito diálogo da literatura com outras manifestações artísticas, como a música, charge, artes plásticas etc.”, declara Alencar.

História

A prova de História apresentou os temas esperados, com bastante foco nas questões de transformações, principalmente quando a gente fala da interdisciplinaridade entre história e sociologia. O professor Pedro Rennó avalia: “A prova teve muito conteúdo sobre questões de patrimônio, desigualdades sociais, questões de gêneros. Muitas vezes vemos estudantes reclamar, falando que a prova não foi conteudista, pois não cobrou conteúdo de história, mas tudo é conteúdo. Às vezes, a gente precisa entender a interdisciplinaridade da prova, por exemplo: cobrou questão sobre “departamento de imprensa e propaganda”, do período de Getúlio Vargas, sobre a década de 1830 – período regencial-, e isso se configura conteúdos da matéria de História. Mas comparado ao ano passado, as questões de história não estavam tão nítidas na prova, em relação à temática. Isso porque, em 2021 as questões eram sobre “Era Vargas” e “República Populista”, este ano a gente teve um processo um pouco mais amplo e interdisciplinar.” explica o docente.

Filosofia

A matéria possui um importante papel na construção do pensamento do aluno mediante a sociedade. Neste ano, cumpriu o seu dever e abordou temáticas clássicas. Mário Marcondes, professor da disciplina de Filosofia, afirma: “A prova tratou de vários temas clássicos e identifiquei cerca de 7 questões que são sobre filosofia. A grande surpresa da prova pra mim, foi não ter nenhuma questão do período que chamamos de “Filosofia Moderna”, que costuma ter o maior número de questões no Enem até hoje, pois é um período que possui um grande número de filósofos e temas clássicos.

O caderno amarelo teve questões que falaram sobre o Foucault – um pensador contemporâneo -, uso da tecnologia e filosofia antiga, deixando de fora grandes pensadores como Platão e Aristóteles, o que é uma grande surpresa.

Eu entendo que o nível da prova foi de mediano para alto, com questões relativamente difíceis. Mas como os temas foram clássicos, acredito que os alunos que se prepararam conseguiram um bom resultado.”.

Geografia

A disciplina, caracterizada pelos estudos da relação do ser humano com o meio ambiente, as relações climáticas e as características do espaço geográfico, cobrou questões de temas clássicos, como: a geografia urbana, questões de moradia, macrocefalia urbana e o êxodo rural, globalização e seus desdobramentos, entre outros. De acordo com o professor da disciplina Alexandre Groth, o aluno precisava dominar o conteúdo, entendendo a lógica exposta ao texto. “Isso que deu um nível médio à prova, pois os temas em si, se tornavam fáceis dependendo da abordagem. Mas, como a prova trazia diferentes linguagens, textos, gráficos e mapas, os alunos precisavam entender o conteúdo apresentado, para responder as questões”, finaliza.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições para o Enem 2024 começam hoje (26)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

Publicado

em

por

Enem 2024

Começa nesta segunda-feira (27) e vai até 7 de junho o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. No Rio Grande do Sul, devido à calamidade pública no estado, haverá um calendário estendido, que ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Para se inscrever, os estudantes devem acessar a Página do Participante e utilizar o cadastro na conta gov.br.

Os resultados dos recursos sobre a isenção da taxa de inscrição foram divulgados na última sexta-feira (24), assim como dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil.

Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.

Fonte: Agência Brasil 

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Quando sai o resultado da 1ª fase do vestibular de meio de ano da Unesp?

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicou em 26 de maio, domingo, a prova da 1ª fase do Vestibular Meio de Ano 2024.

Publicado

em

por

Lista de Aprovados - Vestibular Unesp 2023

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicou em 26 de maio, domingo, a prova da primeira fase do Vestibular Meio de Ano 2024, com 1.675 candidatos para 160 vagas nos cursos das engenharias agronômica (10 candidatos por vaga), civil (6,7), elétrica (5,5) e mecânica (6,8) de Ilha Solteira.

Resultado Vestibular Unesp – 1ª fase

O calendário do Vestibular Unesp Meio de Ano 2024 prevê publicação do resultado da primeira fase em 14 de junho, aplicação da segunda fase em 23 e 24 de junho e divulgação do resultado final em 12 de julho.

Os candidatos podem consultar no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção.

DICAS NO SEU EMAIL

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Arquitetura e Urbanismo um curso de graduação que combina criatividade, inovação e responsabilidade ambiental

Criatividade, Sustentabilidade e Tecnologia: seja um arquiteto e urbanista inovador que soluciona os desafios da atualidade!

Publicado

em

por

A Arquitetura e o Urbanismo no Brasil têm uma história rica e variada, que vai desde a época da colonização portuguesa até os dias de hoje. Cada fase trouxe influências diferentes, criando um cenário cheio de arte e inovação.

Os desafios da Arquitetura e Urbanismo no país são muitos e complexos, exigindo soluções inovadoras e uma abordagem integrada. É fundamental que governo, sociedade e profissionais da área estejam à frente e trabalhem juntos para construir cidades mais justas, sustentáveis e inclusivas. A busca por soluções que melhorem a qualidade de vida urbana, preservem o meio ambiente e respeitem o patrimônio cultural é crucial para o futuro das cidades brasileiras.

Desafios da Atualidade

O Urbanismo no Brasil enfrenta vários desafios, como o rápido crescimento das cidades, a desigualdade social e a necessidade de infraestrutura adequada. Grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, lidam com questões complexas, como transporte, habitação e a integração de comunidades.
Legislações como o Estatuto da Cidade, de 2001, buscam promover um desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável, pensando no equilíbrio ambiental, no bem coletivo, na segurança e no bem-estar de todos.

Crescimento Urbano Desordenado

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O crescimento rápido e muitas vezes desordenado das cidades brasileiras é um dos maiores desafios. A urbanização acelerada, especialmente nas últimas décadas, resultou em áreas periféricas mal planejadas, com infraestrutura inadequada e falta de serviços básicos. Isso leva a problemas como engarrafamentos, falta de saneamento e dificuldade de acesso a serviços de saúde e educação.

Desigualdade Social

A desigualdade social é um problema persistente no Brasil e se reflete na forma como as cidades são estruturadas. Áreas ricas e bem planejadas convivem ao lado de comunidades e bairros carentes, onde a falta de infraestrutura é evidente. Essa segregação espacial gera exclusão social e dificulta a integração e o desenvolvimento urbano sustentável.

Mobilidade Urbana

O transporte público muitas vezes não é eficiente ou abrangente o suficiente para atender às necessidades da população. Isso resulta em um uso excessivo de veículos particulares, contribuindo para congestionamentos, poluição do ar e aumento dos tempos de deslocamento. Melhorar a mobilidade e o transporte público e promover modos de deslocamento sustentáveis, como ciclismo e caminhadas, são metas importantes.

Sustentabilidade Ambiental

As cidades brasileiras precisam se adaptar às mudanças climáticas, melhorar a eficiência energética e reduzir a emissão de gases de efeito estufa. Projetos de construção sustentável e urbanismo verde, que incluem áreas verdes, telhados verdes, jardins de chuva e o uso de materiais ecológicos, estão ganhando destaque, mas ainda há muito a ser feito.

Patrimônio Histórico

Muitas cidades brasileiras possuem um rico acervo de edifícios históricos que precisam ser preservados e integrados ao desenvolvimento urbano moderno. A falta de recursos e a pressão por novos empreendimentos podem levar à deterioração ou destruição de patrimônios culturais importantes.

Infraestrutura e Serviços Básicos

A infraestrutura deficiente e a falta de serviços básicos em muitas áreas urbanas e rurais são problemas graves. Isso inclui a necessidade de melhorias em saneamento básico, abastecimento de água, energia elétrica e serviços de saúde. A falta desses serviços essenciais impacta negativamente a qualidade de vida e a saúde da população.

Planejamento Urbano Integrado

Cidades crescem sem um planejamento adequado, resultando em uso ineficiente do solo e problemas de conectividade. Planos diretores e políticas urbanas que considerem a participação da comunidade e a integração de diferentes setores são essenciais para um desenvolvimento urbano sustentável.

E aí, está preparado(a) para solucionar problemas tão complexos?

A visão da Mauá na construção e a integração de edificações ao contexto urbano vem da base sólida da Engenharia Civil e da base criativa e artística do Design. Isso significa que, ao criar projetos inovadores, você se apoiará na compreensão aprofundada das estruturas, materiais e soluções que garantem qualidade dos ambientes que cria, considerando também a harmonia, estética e bem-estar com o entorno urbano.

Seja parte da transformação em direção a um mundo construído de maneira melhor e mais criativa. Seu futuro começa aqui, onde a Arquitetura encontra a Tecnologia e a Inovação! maua.br/vestibular

Continue lendo