Destaque
Professores avaliam o segundo dia de prova do Enem 2022
Professores da Plataforma Ferretto analisam os conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza, cobrados neste domingo (20)

Chegou ao fim o segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Na primeira etapa do exame, que ocorreu no último dia 13, os candidatos fizeram as provas das disciplinas de Ciências Humanas e Linguagens e elaboraram a Redação, que teve como tema ”Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”.
Neste domingo (20), os estudantes responderam, ao todo, 90 questões objetivas- sendo 45 de Matemática e 45 para as matérias de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia).
Docentes da Plataforma Professor Ferretto – canal 100% online que oferece conteúdo complementar para o Ensino Médio, com foco na preparação para o Enem e vestibulares – comentam suas impressões sobre este segundo dia de provas, em relação às disciplinas que lecionam:
Matemática
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para o professor e fundador da plataforma, Daniel Ferretto, a prova deste ano não teve nenhum novo tema. “Como já esperado, o exame abordou o mesmo conteúdo das provas anteriores, com questões que precisaram de uma boa interpretação para serem resolvidas. E, mantendo a linhagem, o exame foi trabalhoso e cansativo para os estudantes, que já se preparam para a prova contando com isso”, comenta.
Química
Na visão do professor Michel Arthaud, a prova teve nível médio de dificuldade, e grande parte das questões eram de abordagem teórica, exigindo que os alunos redobrassem a atenção aos enunciados e não precisassem realizar tantos cálculos. ”Foi uma prova que exigiu muita atenção nos textos para que o aluno pudesse ser bem conduzido naquilo que precisava ser feito”, explica o docente. Para Arthaud, os conteúdos que tiveram mais destaque na prova deste ano foram: a separação de misturas, química ambiental, cinética química e funções inorgânicas.
Física
Para André Coelho, docente da matéria, neste ano o exame foi de nível intermediário, e quem estudou e se preparou provavelmente realizou uma boa prova, pois as questões estavam bem escritas e eram fundamentadas e contextualizadas com situações do cotidiano. “Como de costume, a matéria que mais apareceu foi eletrodinâmica, além da parte de ondulatória, termologia e dinâmica. Ao todo, foram 15 questões, exatamente um terço da prova de Ciências da Natureza. Dessas 15 questões, 6 foram de respostas puramente teóricas e conceituais, e 9 delas envolviam cálculos”, explica Coelho.
O professor ressalta ainda que, neste ano, a prova trouxe temas como Fonte de Energia, abordando principalmente a parte de Energia Solar, e indica que a questão de trabalhar e buscar ensino de fontes alternativas de energia seja uma possível tendência para as próximas provas.
Biologia
Segundo o professor de Biologia, Flávio Landim, a prova foi de nível mediano e não contou com nenhum assunto inédito, com as matérias de ecologia e biologia molecular presentes, como esperado. ”Ao contrário da edição passada, na qual contamos com 4 questões de botânica, neste ano não caiu nenhuma sobre o assunto. Entretanto, tivemos, pela primeira vez, uma questão sobre o Covid-19, relacionando com aspectos do material genético”, complementa.
Os resultados das provas devem ser divulgados no mês de Janeiro de 2023, e uma das dúvidas dos vestibulandos é como calcular a média obtida. Confira abaixo como fazer a conta – cada competência possui um peso específico. São eles:
- Ciências da Natureza – peso 1
- Ciências Humanas – peso 2
- Linguagens – peso 1
- Códigos e suas Tecnologias – peso 1
- Matemática e suas Tecnologias – peso 4
- Redação – peso 4
Para calcular a sua média final do Enem 2022, é importante que você some as suas notas de conhecimentos e redação, e divida essa soma por 5. Ao final, você terá a sua nota do Exame, e poderá verificar se atingiu a média do curso na faculdade desejada.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio
O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 2 de maio o prazo para que os interessados solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O período se encerraria na última sexta-feira (25/4).
Estudantes do Pé-de-Meia e do 3º ano de escolas públicas estão entre o público apto a pedir a isenção da taxa.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente na página do participante do exame, com o login no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A mudança de data também valerá para as justificativas de ausência no Enem 2024. Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar as faltas, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
Os períodos previstos para recursos e resultados referentes à isenção e às justificativas estão mantidos. O resultado da solicitação de isenção será divulgado no dia 12 de maio e o período de recursos para quem tiver o pedido negado será entre 12 e 16 de maio. O resultado final dos recursos sairá em 22 de maio.
A aprovação do pedido de isenção não garante a participação no exame. O Inep destaca que mesmo com a gratuidade da taxa, os interessados deverão realizar a inscrição no Enem 2025 posteriormente, em data a ser definida em futuro edital a ser publicado pelo MEC.
Fonte: Agência Brasil
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Pedidos de isenção da taxa do Vestibular ITA 2026 podem ser feitos até 19/5

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) recebe pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular 2026.
Período para a Solicitação:
23 abr a 19 mai 2025
Divulgação dos Resultados:
30 mai 2025
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O ITA concede isenção integral de pagamento da taxa de inscrição para o seu Concurso de Admissão àqueles candidatos que se enquadrem nas seguintes situações:
- Candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional;
- Candidatos doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Clique aqui para ver o edital de isenção da taxa.
Calendário do Vestibular 2026
Período de Inscrição:
02 jun a 11 jul 2025
Prova 1ª Fase:
05 out 2025 (13h-18h)
Provas 2ª Fase:
28 a 31 out 2025 (13h-17h)
Mais informações: www.ita.br