Siga-nos!

Destaque

5 dicas para usar o simulado de forma efetiva nos estudos

Os simulados podem ser um grande aliado dos estudantes na hora da revisão

Publicado

em

Curso Etapa oferece simulados abertos gratuitos para os principais vestibulares

Engana-se quem pensa que um bom plano de estudos é baseado apenas em conteúdos, e que todos os estudantes devem seguir o mesmo cronograma, a mesma divisão e dedicação a cada disciplina.

A individualidade é peça-chave nesse processo, e as necessidades e objetivos de cada vestibulando precisam ser consideradas no caminho rumo à aprovação.

Entretanto, existe um elemento que não deve ficar de fora da rotina de estudos de nenhum aluno: o simulado. A prática da realização de provas é indispensável para os vestibulandos, de acordo com o professor Michel Arthaud, professor de Química da Plataforma Professor Ferretto – focada na preparação para o Enem e vestibulares, que hoje conta com cerca de 50 mil alunos de todo o Brasil.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

“Os simulados são a única forma de você testar se o conhecimento teórico foi realmente absorvido. Mas a ‘prova’ por si só, não quer dizer muita coisa e merece uma atenção extra. Às vezes o aluno está ali, de uma forma imatura escolhendo qualquer alternativa e simplesmente marcando, e só isso não é o suficiente para garantir melhora no desempenho”, explica o docente.

Pensando nisso, Arthaud listou 5 dicas para ajudar os estudantes que ainda não sabem como usar os simulados de maneira realmente efetiva:

Fortaleça sua base teórica

Para evitar o sentimento de desmotivação ao olhar para as questões e perceber que não se compreende nada – ou muito pouco – do conteúdo, é essencial que a teoria esteja fixa na memória do aluno. Assistir a vídeo-aulas, fazer resumos e mergulhar em leituras são excelentes exemplos de como fortalecer a base teórica.

”Muitas vezes, o treineiro dá um passo maior que a perna ao tentar pular direto para os exercícios. Antes de qualquer coisa, foque no conteúdo, entenda e estude, invista o seu tempo naquilo que está lhe faltando”, aconselha o professor.

Cronometre o tempo das provas

O termo ”simulado” não é à toa. O estudante precisa de fato, simular que está realizando uma prova, e definir um tempo limite é extremamente importante para ir se adaptando a pressão dos vestibulares e também, pegar o ritmo dos exames, que normalmente, disponibilizam uma média de 3 ou 4 minutos por questão.
”Se você não testar o tempo do seu simulado, em nenhum momento você vai conseguir fazer a prova do Enem, por exemplo, da forma que é exigida, que é muito rápida e ainda conta com a redação. Ao cronometrar os minutos utilizados para cada questão, o aluno adquire uma experiência bônus que faz toda a diferença lá na frente”, destaca o professor.

Analise as questões minuciosamente

Esse ponto é sempre válido de ‘puxões de orelha’, pois é muito comum situações em que o estudante sabe a resposta correta, mas por falta de atenção, acaba marcando a alternativa errada. ”Nada de deixar a ansiedade falar mais alto, respire, leia o enunciado, faça uma breve reflexão sobre as alternativas e aí sim, marque a alternativa”, recomenda.

Fazer um simulado “por fazer”, sem se dedicar verdadeiramente ao teste – que não é só de conhecimento, mas físico e psicológico também – não irá te ajudar a evoluir, parece óbvio, mas o aluno precisa depositar toda sua dedicação e seriedade nesse momento.

Invista na correção

Simulado respondido, acabou o trabalho? Não! O professor de química ressalta que a correção é a etapa de maior relevância durante todo o processo. Nesse momento, a cada acerto ou erro, é preciso se questionar o que o fez chegar àquela resposta.

”Essa é a etapa mais trabalhosa, mas é esse ponto de virada que os treineiros precisam para se tornarem cada vez melhores; contabilizar quantas questões tiveram um resultado positivo e negativo, e assim, mapear onde as dificuldades estão persistindo”, aponta ele.

Se necessário, volte para a teoria

Após a correção, se o aluno perceber que não atingiu o resultado esperado, é preciso refletir sobre o que pode ter prejudicado. Em alguns casos, o estudante pisa na bola por conta do nervosismo, pressa, ou simplesmente porque algum conteúdo não foi totalmente absorvido. A partir disso, é criada a consciência do que precisa ser aperfeiçoado.

”Ao longo da jornada até a aprovação, a teoria será revisitada diversas vezes, e uma frase que tem que ficar guardada na cabeça é: Errar é bom, é no erro que a gente aprende. Se você só acertar, isso não vai te fazer bem, porque você vai acabar tendo a falsa impressão de que sabe de tudo. Agora se você erra e verifica o motivo, é aí que você nota que conseguirá superá-lo e crescer através disso.” comenta Arthaud.

Simulado inteligente

Buscando contribuir ainda mais com o processo de aprendizagem dos vestibulandos, a Plataforma Professor Ferretto oferece o “Simulado Inteligente” , uma ferramenta que ajusta simulados de provas diariamente conforme a necessidade do aluno.

Questões de nível fácil, médio e difícil são geradas e adicionadas ao simulado conforme as respostas do treineiro. “Dessa forma, com o auxílio da tecnologia, o aluno consegue praticar o conteúdo aprendido de uma maneira muito mais efetiva e de acordo com as próprias particularidades”, finaliza Arthaud.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

MEC avalia novo prazo para inscrição de alunos do RS no Enem

Prazo para inscrição começa no dia 27 de maio

Publicado

em

por

Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) avalia estabelecer novos prazos para inscrição e isenção de taxa para estudantes gaúchos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o exame serão de 27 de maio a 7 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

“Quero aqui tranquilizar os estudantes gaúchos, diante desse momento difícil que vive o estado. Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC. Em breve, traremos novas informações”, publicou o ministro da Educação, Camilo Santana, em uma rede social.

Inscrições do Enem 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O cronograma prevê que o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UEL recebe pedidos de isenção e descontos na inscrição do Vestibular 2025

A UEL abre no dia 18 de julho as inscrições para o Vestibular 2025.

Publicado

em

por

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), por meio da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e o Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec), abre nesta quinta-feira (16) o prazo para estudantes interessados na isenção do pagamento da taxa pública do Vestibular 2025 para candidatos que tenham benefício CadÚnico – Número de Identificação Social (NIS).

Podem participar do processo estudantes que fizeram o Ensino Fundamental e o Ensino Médio completo na rede pública, além de bolsistas da rede particular que tenham sido beneficiados com bolsa integral.

A UEL abre no dia 18 de julho as inscrições para o Vestibular 2025. Os candidatos, independente de isenção ou benefício, deverão fazer a inscrição até 9 de setembro de 2024, no portal da Cops. O valor da inscrição deverá ser definido nos próximos dias pelo Conselho de Administração (CA) da UEL. O Vestibular UEL 2025 será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em fase única

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Para estudantes que tenham benefício CadÚnico – Número de Identificação Social (NIS), o prazo começa nesta quinta e vai até 16 de maio. Neste caso, a isenção será de 100%, considerando o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conforme Decreto Federal nº 6.135/2007. O candidato deverá ser membro de família de baixa renda, nos termos do mesmo decreto. No site da Cops, o estudante também encontra a relação de documentos para requerer a isenção do preço público do Vestibular 2025.

O pedido de isenção do pagamento deverá ser feito mediante requerimento que pode ser acessado no endereço eletrônico da Cops. No documento, o candidato deverá apresentar o número do cadastro e os dados pessoais, conforme descrito no edital. O resultado final da seleção pelo NIS será divulgado em 14 de junho.

SELEÇÃO SOCIOECONÔMICA – A Cops abre no próximo dia 17 de junho a seleção para estudantes interessados em participar do processo de análise socioeconômica, que será coordenado pelo Serviço de Bem-Estar à Comunidade (Sebec) da UEL. Os candidatos podem demonstrar interesse no processo até 1º de julho, por meio de preenchimento de formulário. O documento estará disponível no portal do Sebec ou da Cops.

De acordo com as normas do edital, os candidatos poderão receber desconto integral, de 30% e 50% do valor da inscrição. O benefício será concedido de acordo com a renda per capta da família. O resultado final da seleção será divulgado em 5 de agosto, nos portais da Cops e do Sebec.

CALENDÁRIO – A prova de Conhecimentos Gerais será em 17 de novembro e a Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos serão aplicadas em 18 de novembro. Candidatos aos cursos de Música, Arquitetura, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais deverão fazer a Prova de Habilidades Específicas (PHE) no dia 29 de setembro. Os horários das provas estão previstos na Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Vestibular Medicina FAMINAS: viva seu sonho ao lado dos melhores professores!

Inscrições para o vestibular de Medicina da FAMINAS vão até 31 de maio

Publicado

em

por

Você tem o sonho de estudar Medicina com os melhores profissionais da área? Conheça a FAMINAS, uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais com um corpo docente extremamente qualificado!

Vestibular Medicina FAMINAS

Um exemplo é o professor de Medicina da FAMINAS Muriaé, doutor René Aloisio da Costa Vieira. No mês de março, o professor se consagrou como livre-docente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, o título mais alto que um acadêmico pode carregar.

Doutor René, que leciona Técnica Cirúrgica na faculdade desde 2021, destaca que estar na FAMINAS foi importante para a conquista, já que a carreira docente na graduação é muito valorizada pelas bancas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

E temos mais: as inscrições para o vestibular de Medicina do segundo semestre da faculdade ainda estão abertas! Aproveite e faça já a sua por AQUI!
Detalhes do processo seletivo do vestibular de Medicina FAMINAS

As inscrições para o vestibular de Medicina vão ficar abertas até o dia 31 de maio, com a prova presencial marcada para o dia 8 de junho.

O processo seletivo da FAMINAS é unificado, com a inscrição valendo para Belo Horizonte e Muriaé. Também é possível optar por apenas uma das unidades, com os seguintes valores:

Unificado (Belo Horizonte e Muriaé): R$450,00

Uma unidade (Belo Horizonte ou Muriaé): R$350,00

Se você ainda não se inscreveu, faça agora por AQUI!

Tem alguma dúvida sobre o processo ou sobre a FAMINAS? Converse com nosso time pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br

Continue lendo