Siga-nos!

Destaque

Confira a relação candidato-vaga do Vestibular Unicamp 2024

O Vestibular 2024 da Unicamp registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado.

Publicado

em

Vestibular Unicamp 2024

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) registrou um crescimento de 5% no número de candidatos para o Vestibular 2024, em comparação ao ano passado. Estão inscritos 64.705 estudantes, que disputam 2.537 vagas, em 69 cursos de graduação. No ano anterior o número registrado foi de 61.626 candidatos e em 2022 foi de 63.301. A Comvest está divulgando, também, a relação candidatos-vaga por curso. Este ano, 13,7 mil estudantes optaram por fazer a inscrição automática para a modalidade Enem-Unicamp, disponibilizada no formulário do Vestibular. O número representa uma adesão de 84% dos candidatos com o perfil para fazer a escolha (estudantes de escola pública). O percentual é um pouco maior do que os 82% registrados no ano passado, quando a possibilidade foi oferecida pela primeira vez.

Entre os cursos mais procurados no Vestibular Unicamp 2024, ressalta-se a demanda por carreiras da área da Computação, com três cursos entre os 10 mais procurados do Vestibular: Ciência da Computação (82 candidatos por vaga), Engenharia da Computação (48 c/v) e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (23 c/v). Os índices mantêm uma tendência que começou a ser observada na edição passada, quando o curso noturno de Ciências da Computação passou de 1.951 inscritos para 3.034 candidatos e agora chegou a 3.288 inscritos. As 10 carreiras mais procuradas no Vestibular 2024 são: Medicina; Arquitetura e Urbanismo; Ciência da Computação, Ciências Biológicas; Engenharia da Computação; Comunicação Social-Midialogia; Farmácia; História, Ciências Econômicas (Integral e Noturno) e Enfermagem. A relação candidatos-vaga média passou de 24,3 para 25,5 este ano.

De acordo com o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, “Um dado relevante é que o crescimento de inscritos não se refletiu no curso de Medicina, mas os 5% de aumento se distribuíram em outros cursos. A demanda pelo curso de Ciência da Computação, que mais uma vez cresceu, é um termômetro do prestígio da Unicamp nessas carreiras da área da Computação”.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Outro dado que chamou a atenção foi o aumento da demanda de candidatos de outros estados do país. A Comvest registrou aumento no número de inscritos em praticamente todas as capitais em que aplica as provas do Vestibular, especialmente em Fortaleza e Salvador em que o crescimento foi de 36% e 24% respectivamente. Somente Curitiba teve queda de candidatos, passando de 792 para 583 este ano. As tabelas com a concorrência completa e o total de inscritos por cidade de prova estão disponíveis no site da Comvest.

José Alves avaliou a queda em Curitiba e afirmou que “pode estar relacionada com o fato de uma importante universidade pública do Paraná, a UEL (Universidade Estadual de Londrina), realizar a prova na mesma data da Unicamp”, disse. O diretor avaliou como acertada a novidade de substituir, neste ano, a cidade de Santa Bárbara D’Oeste por Americana. “A decisão de aplicar a prova em Americana se mostrou acertada ao analisarmos o número de 1.344 inscritos, que foi bem superior à demanda que havia na cidade anterior, Santa Bárbara D’ Oeste, com 847 candidatos no ano passado. Isso mostra que ficamos mais próximos dos candidatos daquela região”, disse José Alves.

Inclusão

Todos os índices de inscritos nos perfis de inclusão social apresentaram um incremento em relação aos do ano passado. O percentual de candidatos isentos da taxa subiu de 12,3% para 13,7% do total de inscritos. A Comvest registrou 20,5% de candidatos autodeclarados pretos e pardos, contra 19,6% no ano anterior. O percentual de optantes pelas cotas foi de 12,2% contra 11,1% no vestibular passado. Já o percentual de estudantes oriundos de escolas públicas foi de 30,7%, um pouco superior aos 30,2% da edição passada (dados na tabela a seguir e na página da Comvest).

Provas

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2024 será realizada no dia 29 de outubro de 2023 e a Comvest irá divulgar os locais de prova no dia 17 de outubro, na página do Vestibular 2024. A segunda fase acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro de 2023. Até o dia 29 de setembro, candidatos aos cursos de Música devem enviar os vídeos das provas de Habilidades Específicas. Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas de Habilidades Específicas ocorrerão em dezembro, entre os dias 7 e 9 de dezembro.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp cinco capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno da Mauá

São oferecidas 6 formas de ingresso no vestibular de inverno da Mauá 2024.

Publicado

em

por

Hands On Mauá 2021

Você está em fase de prestar o Vestibular e tem dúvida de qual faculdade ou curso escolher?

Por que Mauá? Vestibular de Inverno 2024

A Gabi Tuzzolo, do curso de Engenharia Civil, abordou os colegas pelo Campus e trouxe para você insights valiosos das motivações dos alunos a escolherem a Mauá e a sua carreira!

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Inscrições abertas para o Vestibular de Inverno Mauá 2024!
https://maua.br/vestibular

São 6 formas de ingresso:
✅ Prova Presencial, em 23/06;
✅ Prova On-line, em 26/06;
✅ Certificação Internacional + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06);
✅ Nota do ENEM de 2021, 2022 ou 2023 (inscrições até 24/06);
✅ Reaproveitamento de nota do Vestibular de Verão 2024;
✅ Competições do Conhecimento e Olimpíadas + redação (envio do certificado até 24/06; redação em 26/06).

Tecnologia, Criatividade e visão de Negócios, integradas para formar quem transforma o mundo: VOCÊ! 😀

Continue lendo

Destaque

Vestibular de Medicina da Unifenas encerra inscrições em 20 de maio

São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

O Vestibular de Medicina da Unifenas segue com as inscrições abertas até o 20 de maio. São oferecidas 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2024, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

MEC avalia novo prazo para inscrição de alunos do RS no Enem

Prazo para inscrição começa no dia 27 de maio

Publicado

em

por

Enem 2024

O Ministério da Educação (MEC) avalia estabelecer novos prazos para inscrição e isenção de taxa para estudantes gaúchos que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições para o exame serão de 27 de maio a 7 de junho.

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.

“Quero aqui tranquilizar os estudantes gaúchos, diante desse momento difícil que vive o estado. Nós já estamos avaliando novos prazos de inscrição e isenção de taxa para os participantes no Rio Grande do Sul, para que ninguém fique de fora do Enem. Fiquem tranquilos em relação ao exame e acompanhem os canais oficiais do MEC. Em breve, traremos novas informações”, publicou o ministro da Educação, Camilo Santana, em uma rede social.

Inscrições do Enem 2024

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

O cronograma prevê que o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

Fonte: Agência Brasil

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo