Notícias dos Vestibulares e Enem
FAAP é a primeira universidade brasileira a lançar graduação em influencer digital
Curso, que substitui a graduação em Rádio e TV, foi criado para profissionais que querem se destacar no mercado da influência e na creator economy

Nos últimos anos, a ascensão dos influenciadores digitais transformou não apenas o panorama das redes sociais, mas também as carreiras e os negócios em todo o mundo. Os chamados criadores de conteúdo conquistam diariamente milhões de seguidores, ditando tendências e moldando comportamentos, opiniões e até mesmo o mercado de trabalho e a educação.
De olho nessa tendência mundial, a FAAP – pioneira em oferecer cursos nas áreas de criatividade e negócio- acaba de lançar um curso de graduação inédito no Brasil em Criação e Produção de Conteúdo, substituto da graduação em Rádio em TV, que vem ao encontro da crescente demanda por profissionais qualificados na área. “Ser a primeira instituição nacional e a segunda no mundo a oferecer uma qualificação para quem deseja ser Influencer Digital, uma área que cresce cada dia mais, é motivo de orgulho e celebração para nós”, afirma a coordenadora Nathalie Hornhardt.
Segundo pesquisa do HootSuite, sistema norte-americano especializado em gestão de marcas na mídia social, os usuários globais de mídias sociais cresceram mais de 10% entre 2021 e 2022, com 424 milhões de novos usuários em 2021. Neste contexto, a creator economy (economia do criador), também vem crescendo de forma acelerada, saindo de um faturamento estimado de US$ 600 mil em 2012 para US$ 143,8 milhões em 2020, gerando 300 mil trabalhos diretos e indiretos em 2023.
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Na chamada era digital, a criação de conteúdos é essencial para empresas e marcas que desejam ter sucesso. Por isso, ficar por dentro das novidades nessa área é importantíssimo para conseguir se destacar no mercado.
O curso, com duração de 4 anos, tem o objetivo de contribuir na formação de profissionais criadores de conteúdo, equipados com as habilidades técnicas e criativas necessárias para criar conteúdos de alta qualidade em uma variedade de formatos, produzindo videoclipes, reality shows, plataformas de conteúdo e outros formatos contemporâneos de entretenimento.
Uma das características do programa é a sua abordagem interdisciplinar. Os alunos passarão por todas as fases da criação e da produção de conteúdo, desde a parte artística, passando pelo desenvolvimento audiovisual do produto, até sua relação com a audiência, precificação e negócios. No final do curso, além de sair com um amplo repertório e conhecimento, o aluno também terá um extenso portfólio profissional.
Produção de conteúdos multiplataforma e professores do mercado
A ideia foi inspirada na Southeast Technical University, em Carlow, na Irlanda, que começará a ministrar suas aulas em 2024, que incluirá diversos temas, como habilidades empresariais, edição de vídeo e áudio, estudos culturais críticos e redação criativa. Esta é uma disciplina que mergulha profundamente nas complexidades do marketing de influência, na criação de conteúdo de alta qualidade e nas estratégias de crescimento em redes sociais.
As disciplinas foram estrategicamente pensadas para que a cada semestre o aluno tenha a oportunidade de criar e produzir um conteúdo diferente e abordam temas como técnicas de produção de vídeo para redes sociais, tratamento de imagens e efeitos visuais, criação e produção de videocast e podcast, plástica sonora, construção de audiência digital e distribuição multiplataforma, criação de documentário, coberturas ao vivo, transmissões de grandes eventos, monetização e estratégias de receita, inteligência artificial, roteiro e produção de reality show, produção de arte e cenografia, produção executiva e showrunner, produção musical e preparação de elenco, copyrights, curadoria de conteúdo e projeto transmídia.
O corpo docente do curso é composto por profissionais de empresas como YouTube, TikTok, emissoras de TV, produtoras, plataformas e hubs de conteúdo, garantindo que os alunos tenham acesso a abordagens práticas e às últimas tendências e tecnologias disponíveis.
“O objetivo do curso é evidenciar a integração das mídias, apontando a criação e produção de conteúdo digital como negócio. Habilitando o aluno para as principais funções demandadas pelos players do mercado e compreendendo a criação e a produção de conteúdo de forma mercadológica, criativa e profissionalizada”, acrescenta Nathalie.
Foco na criatividade
Uma das principais características dessa graduação é o foco na criatividade. Os alunos são incentivados a desenvolver suas habilidades de criação de conteúdo, seja através de vídeos, blogs, fotografia ou outros meios. Eles aprendem a contar histórias cativantes, aprimorar suas habilidades de edição e a entender as nuances das diferentes plataformas de mídia social.
Além da criatividade, a graduação em Influencer Digital também aborda a importância do marketing e da estratégia. Os alunos aprendem a identificar seu público-alvo, criar estratégias de engajamento, medir o impacto de suas ações e colaborar com marcas e empresas. Aprender a monetizar sua presença online é fundamental para transformar a influência digital em uma carreira sustentável.
“A graduação em Influencer Digital é uma resposta ao mundo em constante evolução das redes sociais e da mídia digital. Ela permite que os aspirantes a influenciadores se preparem para uma carreira que combina criatividade, estratégia e ética. Este é um passo importante na profissionalização de uma carreira que está moldando a cultura contemporânea”, finaliza.
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Resultado do Processo Seletivo ENEM – Vestibular UERJ
A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.

A UERJ divulgou hoje, 30, o resultado preliminar do Processo Seletivo via nota do Enem para vagas remanescentes do Vestibular Estadual 2025.
A consulta pode ser feita no site: https://www.vestibular.uerj.br/?p=15780
O candidato poderá solicitar recurso quanto ao resultado preliminar, via sistema do candidato, nos dias 01 e 02 de julho.
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Obs: Os candidatos que não enviaram o Boletim de notas do Enem no período de inscrição poderão enviá-lo de forma online (via sistema), nos dias previstos para recurso.
O Boletim de notas do ENEM, a ser obtido no portal do INEP (https://enem.inep.gov.br/participante), deve conter os dados do candidato (nome, CPF e inscrição do ENEM), bem como as notas de todas as provas, para que a nota final do candidato possa ser calculada. Lembramos que não serão aceitos Boletins enviados por e-mail.
O resultado final da análise dos Boletins de notas do ENEM será divulgado no dia 23/07 e a classificação, no dia 08/08. Todas as datas estão disponíveis no calendário publicado no portal do vestibular.
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ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência para o curso de Medicina
O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.

O Centro Universitário de Excelência ENIAC recebe inscrições para o processo seletivo de transferência externa para o curso de Medicina, com ingresso previsto para o segundo semestre de 2025. Estudantes matriculados em cursos de Medicina de outras Instituições de Ensino Superior (IES), reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), podem participar.
O edital contempla o ingresso nos 2º e 3º semestres do curso. O processo é voltado a alunos que desejam dar continuidade à sua formação médica em uma instituição com infraestrutura de ponta e ensino inovador.
Formas de ingresso
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A seleção se dá por análise curricular, com base nos seguintes critérios:
- Compatibilidade de conteúdo programático e carga horária das disciplinas já cursadas;
- Desempenho acadêmico do candidato.
Caso haja disciplinas reprovadas, o estudante poderá ser enquadrado em regime de dependência (DP). Se houver reprovação em mais de duas disciplinas equivalentes, o ingresso será obrigatoriamente no primeiro semestre do curso.
Inscrições
Os interessados devem:
- Realizar cadastro na página oficial do curso de Medicina do ENIAC;
- Anexar a documentação exigida:
- Histórico escolar atualizado;
- Programas das disciplinas cursadas;
- Efetuar o pagamento da taxa de análise curricular no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
Após a confirmação do pagamento e o envio completo da documentação, o resultado da análise será divulgado ao candidato em até 72 horas.
Prazos e vigência
O edital entrou em vigor em 24 de março de 2025 e as inscrições permanecem abertas enquanto houver vagas disponíveis para o segundo semestre letivo.
Para mais informações e inscrições, acesse: https://eniac.edu.br/medicina
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UEL adianta abertura das inscrições do Vestibular 2026
A Cops adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026

A Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) adiantou para a manhã desta terça-feira (1º), a partir das 8h, a abertura das inscrições para o Vestibular UEL 2026, que será realizado em fase única nos dias 26 e 27 de outubro.
Serão oferecidas 3.180 vagas, distribuídas em 53 cursos de graduação presenciais, considerando a reserva para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Aprova Paraná Universidades.
As inscrições custam R$ 181,00 e poderão ser feitas até o próximo dia 14 de agosto, pelo site da Cops (www.cops.uel.br).
Provas
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No primeiro dia de avaliação (26/10), todos os candidatos inscritos farão a Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação, com 60 questões objetivas e uma proposta de redação, com cinco horas de duração.
Já no segundo dia (27/10), será aplicada Prova de Conhecimentos Específicos, com nove questões discursivas, com três horas de duração. A avaliação será realizada apenas por candidatos inscritos nos cursos de: Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design de Moda, Design Gráfico, Direito, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.
E em data prévia à fase única, no dia 14 de setembro, será aplicada a Prova de Habilidades Específicas (PHE), apenas para candidatos inscritos nos cursos de: Artes Visuais, Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Música.
Peso das provas
Além da nova configuração para aplicação das avaliações, o peso das provas na nota total mudará de acordo com o quadro de vagas e inscrições do Vestibular UEL. Para candidatos inscritos em cursos que terão prova somente no primeiro dia, a Prova de Conhecimentos Gerais valerá 60% e a Prova de Redação 40% da nota total.
Já para os candidatos inscritos nos 12 cursos que farão os dois dias de avaliação, a Prova de Conhecimentos Gerais (objetiva) valerá 30%, a Prova de Redação 30% e a Prova de Conhecimentos Específicos (discursiva) valerá 40% da nota total. Em ambos os casos, o candidato não poderá zerar a redação.
Quadro de vagas e sistema de cotas
Do total de 3180 vagas ofertadas pelo processo seletivo, a instituição mantém a reserva de 10% para ingresso via Vestibular UEL para estudantes de escola pública, 10% para estudantes negros de escola pública, 5% para negros independente do percurso e 5% para pessoas com deficiência.
Seguindo as normas da Resolução CU 031/2024, 20% do total de vagas continuam destinadas ao sistema Aprova Paraná Universidades, que utiliza o resultado obtido por candidatos na avaliação Prova Paraná Mais. Deste percentual, 10% serão reservadas para escolas públicas e 10% reservadas para autodeclarantes negros de escolas públicas.
Fonte: O Perobal – UEL