Notícias dos Vestibulares e Enem
Inscrições abertas para o Pism UFJF 2020
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi

Estão abertas as inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto – Pism UFJF 2020. O período vai até as 18h do dia 26 de agosto de 2019. Veja abaixo todas as informações.
Pism UFJF 2020
Provas
As provas para os três módulos do Pism serão realizadas nos dias 30 de novembro 1º de dezembro, das 13h às 17h30. O local de prova de cada candidato estará contido no comprovante definitivo de inscrição.
As provas serão realizadas nas cidades mineiras de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, além de Volta Redonda e Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. É a primeira vez que Petrópolis recebe a aplicação das provas do Pism.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Os portões serão fechados impreterivelmente às 13h, não sendo admitidos retardatários. O candidato deve permanecer no local de prova, pelo menos, durante uma hora e meia após o início. Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de provas.
Vagas
Serão ofertadas 2.303 vagas, em 76 cursos dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As inscrições para os módulos I (triênio 2019-2021), II (triênio 2018-2020) e III (triênio 2017-2019) devem ser feitas das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês, exclusivamente on-line, na página da Copese.
Será distribuído um total de 1.903 vagas em 66 cursos do campus-sede, e 400 vagas em dez cursos do campus avançado. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 20h do dia 27 de agosto, exclusivamente pelo Banco do Brasil.
Inscrições Pism UFJF 2020
Similar ao ano anterior, para o Pism 2020, todo o processo de inscrição será feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de isenção, de atendimento especializado (incluindo sabatistas) e nome social. O formulário de inscrição eletrônico possibilitará o anexo de documentos digitalizados necessários para esses tipos de requisição, como comprovações de baixa renda, laudos médicos e atestado de confissão religiosa.
Isenção da taxa de inscrição
Os interessados em solicitar a isenção da taxa de inscrição devem ficar atentos, pois o prazo é de seis dias: das 15h de 5 de agosto às 15h do dia 11 do mesmo mês. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que o candidato possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa integral em escola da rede privada.
Atendimento especial
Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para realizar as provas também deverão fazer o pedido no momento da inscrição, anexando documentos digitalizados que comprovem tal necessidade. Pessoas com deficiência devem anexar à inscrição cópias digitalizadas do laudo médico e demais documentos comprobatórios.
Candidatos que se sentirem impedidos de fazer a prova no sábado, por motivo religioso, devem anexar cópia digital de atestado comprobatório da confissão religiosa, emitido pelo representante qualificado da comunidade religiosa. O prazo para solicitação do atendimento especial é das 15h do dia 5 de agosto às 18h do dia 26 do mesmo mês.
Comissão avaliará autodeclarações
Nesta edição, os candidatos que se inscreverem aos grupos para pessoas com deficiência e aos grupos para pessoas que se autodeclaram pretas, pardas ou indígenas passarão por uma banca de verificação de veracidade da autodeclaração. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida será tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito às políticas afirmativas.
Candidatos poderão levar caderno de provas
Ao final do exame, os candidatos poderão levar para casa o caderno de provas. Isso porque cada concorrente receberá um caderno de provas, com as questões a serem respondidas, e uma folha de respostas, em separado, com espaço para as questões de múltipla escolha e para as perguntas discursivas.
Prova só à caneta
Nesta edição do Pism, os candidatos estão proibidos de entrar nos locais de prova com lápis. As provas devem ser feitas integralmente com caneta preta ou azul. A intenção é evitar que os candidatos façam parte da prova a lápis e não tenham as respostas corrigidas.
Comprovante definitivo de inscrição
O comprovante definitivo de inscrição deverá ser acessado e impresso pelos próprios candidatos a partir das 15h do dia 19 de novembro até às 12h do dia 1º de dezembro. A UFJF não enviará o documento pelos Correios, nem o entregará pessoalmente.
Habilidade específica
Os candidatos ao curso de Música deverão fazer provas de habilidade específica. No dia 8 de setembro, ocorre a prova de Teoria e Percepção Musical; nos dias 17 e 18 de setembro, a prova de Prática Musical.
Resultados
O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 24 de setembro. As notas das provas do Módulo III do Pism serão divulgadas no dia 7 de janeiro de 2020. O resultado final, após a interposição e análise dos recursos, sai no dia 16 de janeiro de 2020. As notas das provas dos Módulos I e II serão divulgadas no dia 10 de março de 2020, sendo o resultado final publicado em 18 de março de 2020.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Locais de Prova – Vestibular Univesp 2025 – Prova 18/5
Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.

A prova (objetiva e redação) do Vestibular 2025 da Univesp ocorrerá no dia 18/05, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 09/05, a partir das 10h, no site: vestibular.univesp.br .
O gabarito será divulgado em 19/05, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 24/06, a partir das 15h.
O início das aulas está previsto para o final de julho de 2025. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.631 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O processo seletivo oferece 22.935 vagas, destinadas a 432 polos, de 373 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos nove cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).
Para qualquer outra informação ou dúvidas, o candidato deverá contatar a central de atendimento da Vunesp, via chat online, mensagens para o Fale Conosco do site vestibular.univesp.br ou, ainda, pelo telefone (11) 3874-6300 em dias úteis, das 08h às 18h.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Último dia para se inscrever no Vestibular EaD Unifeso
As inscrições para o Vestibular EaD Unifeso do 2º ciclo do 1º semestre de 2025 estão na reta final e terminam hoje, 9 de maio.

As inscrições para o Vestibular EaD Unifeso do 2º ciclo do 1º semestre de 2025 estão na reta final e terminam hoje, 9 de maio.
Os cursos de graduação EaD do Unifeso são oferecidos nos polos de Guapimirim, Magé, Maricá, Nova Friburgo, Teresópolis, São Gonçalo e Saquarema, proporcionando flexibilidade e qualidade para os estudantes. Além disso, há também opções de cursos híbridos, que combinam 70% de atividades on-line e 30% presenciais, garantindo um aprendizado dinâmico e prático.
Confira opções de graduação:
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Cursos 100% EaD (em todos os polos):
Administração
Ciências Contábeis
Pedagogia (Licenciatura)
Gestão de Recursos Humanos
Marketing
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Gestão Ambiental
Cursos EaD Híbridos (somente nos polos citados ao lado):
Administração (Teresópolis)
Ciências Contábeis (Teresópolis)
Educação Física – Bacharelado (Teresópolis/Magé)
Farmácia (Saquarema/Teresópolis)
Pedagogia – Licenciatura (Teresópolis)
Biomedicina (Magé)
Nutrição (Magé)
Como se inscrever
O processo seletivo é todo on-line e pode ser realizado por meio de duas formas:
Nota do ENEM: Candidatos que obtiveram pelo menos 450 pontos na redação do exame entre os anos de 2016 e 2024 podem ingressar utilizando sua pontuação.
Redação On-line: Prova com temas atuais, aplicada de forma remota pelo site do Unifeso.
Todo o processo pode ser realizado pelo site http://vestibular.unifeso.edu.br.
Para os ingressantes deste semestre, o Unifeso oferece 50% de bolsa para todo o curso (exceto para o polo de Saquarema), tornando a formação superior ainda mais acessível.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Vestibular de Medicina da Unifenas encerra inscrições em 12 de maio
Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.