Notícias dos Vestibulares e Enem
Reta Final Enem 2019: As cinco principais dúvidas
Muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de organização para estudar o máximo de conteúdo possível antes do Enem 2019

Com menos de 40 dias restantes para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 03 e 10 de Novembro, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre qual a melhor forma de organização para estudar o máximo de conteúdo possível antes do exame. O Professor Gilberto Augusto, fundador da plataforma de estudos Aprovação 360º, responde a cinco dúvidas bastante comuns neste período, e que podem ajudar a muitos alunos:
Reta Final Enem 2019: As cinco principais dúvidas
1) Como saber que conteúdo estudar primeiro?
“A melhor forma é utilizando o método ‘PRD – Peso, Recorrência e Dificuldade’, já que o Enem atribui pesos diferentes para cada área do conhecimento de acordo com o curso desejado. Desta forma, é possível identificar as matérias de maior importância, conforme o ‘peso'”, explica Gilberto Augusto. Além disso, o exame cobra mais determinadas matérias em detrimento de outras. “Em biologia, todo ano cai ecologia. Já em física, eletrodinâmica”, exemplifica. Assim, basta se atentar às matérias mais comuns e que têm mais chances de serem cobradas – “recorrência”. E, por último, a “dificuldade” que é mensurada pela observação dos conteúdos que se erra em provas e simulados, por exemplo: “O caminho é estudar a matéria de maior peso, as matérias mais recorrentes e aquilo em que se tem dificuldade”, orienta o Professor, que já impactou mais de 5 mil estudantes no caminho à aprovação por meio da plataforma Aprovação 360º.
2) Ainda é preciso resolver simulados?
Para o professor Gilberto Augusto, o aluno precisa introduzir uma estrutura de realização de simulados em sua rotina. “É indispensável a realização toda semana, mesmo na reta final. Ao fazer o simulado no sábado, por exemplo, no domingo o aluno precisa avaliar as questões que errou na prova, pois estas são as dificuldades dele. Se não verificar quais conteúdos está errando, possivelmente também não os acertará no dia do Enem”, aponta.
3) Como lidar com os temidos “apagões” na hora da prova?
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Nada é mais forte do que ter um planejamento de estudos correto, de forma constante. “O dia da prova, nada mais é do que uma consequência do trabalho que vem sendo executado ao longo do ano. Os chamados ‘apagões’ são muito normais, por conta de ansiedade e medo durante a prova. No entanto, estas condições fazem parte de todo estudante que presta o exame.”, afirma. Gilberto Augusto ressalta como dica: “Não pense como fará para controlar um apagão, e sim, estude para não ter apagão durante a prova, já que este, nada mais é do que uma forma de conteúdo. Então, se estudado, não será esquecido e as questões serão resolvidas”, orienta.
4) Como lidar com as temáticas de atualidade na reta final?
“O aluno precisa fazer uma curadoria e estudar as temáticas atuais com cautela. Hoje, a internet é fonte infinita de informação. Contudo, o recomendável é que seja feito o ‘Mapa 3C’. Neste mapeamento, o aluno vai definir quais são os conteúdos (primeiro “C”) que serão lidos durante a semana, sendo indicado que estes estejam alinhados aos temas de redação. Definidos os conteúdos, os canais (segundo” C”) para estudo devem ser selecionados, como por exemplo: poadcasts, youtube, livros e revistas. Feito isto, é indispensável que o estudante realize o calendário (terceiro “C”), isto é, organize o dia da semana e o horário nos quais ele vai adquirir o conteúdo pretendido”, recomenda.
5) Qual o caminho para a redação nota 1000?
Para obter a nota máxima na redação do Enem, é preciso ter bastante repertório sociocultural. Um dos caminhos, segundo o Fundador da Plataforma de Estudos Aprovação 360º, é escrever sobre temas diferentes toda semana e ir armazenando essas informações em um caderninho de repertório sociocultural, que pode revisto. Além disso, a recomendação é de muito treino para estrutura bem o texto dissertativo.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI