Siga-nos!

Notícias dos Vestibulares e Enem

Veja como participar da Seleção Enem-Unicamp

As inscrições serão feitas entre 21 de outubro e 21 de novembro de 2019, exclusivamente nesta página. As 639 vagas disponíveis

Publicado

em

A Unicamp vai preencher 639 vagas (20% das vagas existentes) para ingresso nos cursos de graduação em 2020 por meio do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

Consulte aqui as vagas por curso.

Seleção Enem-Unicamp 2020

Veja a quem se destinam essas vagas:

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

1. candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais (candidatos devem declarar não ter cursado o período realizado no ensino médio em escola particular);

2. candidatos autodeclarados pretos e pardos;

3. candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou que tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem até o ano de 2016 ou exames oficiais (candidatos devem declarar não ter cursado o período realizado no ensino médio em escola particular) e sejam autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.

Seleção Enem-Unicamp 2020

Seleção Enem-Unicamp 2020

A distribuição de vagas segue os seguintes percentuais por curso:

50% do total de vagas de cada curso para o segmento 1.

25% do total de vagas de cada curso para o segmento 2.

25% do total de vagas de cada curso para o segmento 3.

Para acessar as informações sobre o último processo (vagas, concorrência, edital etc), clique aqui.

Os candidatos que concorrem à reserva de vagas de escola pública deverão comprovar, no momento da matrícula, pertencer a um dos três casos previstos, mediante entrega de cópia, autenticada em Cartório ou acompanhada do original, de:

I – Histórico Escolar completo do Ensino Médio realizado em estabelecimentos da rede pública brasileira (federal, estadual, municipal), ou;

II – Certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio por meio do Enem (até 2016) ou ENCCEJA, ou;

III – Histórico Escolar do Ensino Médio supletivo, EJA, modalidades presencial, semipresencial e a distância, realizado em estabelecimentos da rede pública nacional, de forma que o documento possua, no original, visto confere emitido pelas Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação. Tendo cursado algum dos anos do Ensino Médio regular antes da realização do Exame, o candidato deverá apresentar declaração e Histórico Escolar que comprovem não ter cursado o referido período em escola privada.

IV – Declaração de que não cursou, em nenhum momento, parte do Ensino Médio em escola particular, mesmo como bolsista, conforme modelo previsto no Anexo V do Edital.

O candidato convocado que não apresentar os documentos comprobatórios exigidos estará eliminado da seleção e terá a matrícula na Unicamp negada.

Para ter direito à ação afirmativa por critério étnico-racial, os estudantes selecionados que concorreram às vagas reservadas aos autodeclarados pretos ou pardos deverão possuir traços fenotípicos que os caracterizem como negro, de cor preta ou parda. A autodeclaração a ser assinada e entregue no ato da matrícula deve seguir o modelo indicado no Anexo III do Edital. Os optantes pelas vagas indígenas neste edital deverão apresentar declaração seguindo o modelo no Anexo IV do Edital. As informações apresentadas quanto à autodeclaração étnico-racial são de responsabilidade dos candidatos.

Caso um candidato apresente informações inverídicas, a qualquer instante, está sujeito às normas legais relacionadas às leis de reserva de vagas.

Os candidatos optantes pelas cotas autodeclarados pretos, pardos e indígenas poderão ser submetidos a uma Comissão de Averiguação, designada pela Diretoria Executiva de Direitos Humanos, a qualquer momento do processo seletivo ou, caso aprovados, de seu vínculo acadêmico com a instituição, preservando-se o direito a recursos e regras estabelecidas pela Unicamp.

Inscrições

As inscrições serão feitas pelo Formulário de Inscrição Enem (que estará disponível na página da Comvest), a partir das 9 horas do dia 21 de outubro até as 17 horas do dia 21 de novembro de 2019 (horário de Brasília).

Somente é possível realizar uma inscrição por CPF, tanto para candidatos pagantes da taxa de inscrição, como para candidatos isentos do pagamento da taxa de inscrição. Em caso de necessidade de alteração de dados da inscrição, os candidatos deverão acessar e preencher o Formulário Eletrônico de Alteração de Dados. Em caso de alteração, será considerado válido apenas o último formulário de alteração preenchido dentro do prazo determinado.

Candidatos de nacionalidade brasileira e candidatos estrangeiros, portadores do CRNM – Carteira de Registro Nacional Migratório, deverão informar o número do CPF ao preencher o Formulário de Inscrição. Será aceito exclusivamente o número do CPF do candidato, não podendo ser utilizado o CPF de responsável. Além do número do CPF, deverá ser informado o número de um documento de identificação com fotografia, podendo ser cédula de identidade (RG), passaporte, CRNM, carteira expedida por Ordens ou Conselhos reconhecidos por lei ou Carteira Nacional de Habilitação que contenha a foto do candidato.

O valor da taxa de inscrição é de 30 reais. Para candidatos inscritos no Vestibular Unicamp 2020, que efetuaram pagamento integral, a taxa será de 15 reais. Candidatos que foram contemplados com a isenção da taxa por critério socioeconômico na Isenção 2020 terão a isenção validada também para este processo seletivo. A efetivação da inscrição se dará, para os não contemplados com a isenção, após o pagamento do boleto exclusivamente na rede bancária até o dia 25 de novembro de 2019. A situação da inscrição deverá ser consultada pelo candidato, a partir de 72 horas após o pagamento da taxa. Qualquer irregularidade deverá ser comunicada imediatamente à Comvest.

Cada candidato deverá se inscrever em apenas um dos segmentos definidos acima. Cada candidato poderá se inscrever em até dois cursos de graduação, declarando a ordem de sua opção (1ª ou 2ª opção). Consulte as vagas por curso. Em cada curso, serão convocados por ordem decrescente da Nota Final Enem, os candidatos que optaram pelo curso em 1ª opção. Havendo vagas não preenchidas, serão convocados por ordem decrescente da Nota Final Enem todos os candidatos que optaram pelo curso como 2ª opção.

Provas e Classificação

As provas do Enem, bem como os programas, formato e conteúdos, são de responsabilidade do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

As datas e locais de prova são definidos pelo INEP/MEC. A Comvest é responsável apenas pela sistematização das inscrições, classificação de acordo com os critérios definidos pelos cursos e pela convocação dos candidatos selecionados.

Para efeito de composição da nota final Enem do candidato (NFE), a nota de Redação será padronizada. A padronização atribuirá 500 pontos à média e 100 pontos ao desvio padrão. A nota padronizada de Redação (NR) do candidato será dada por:

NR = 500 + (N – M) x 100/DP, onde

N é a nota obtida pelo candidato informada pelo INEP na prova de Redação;
M é a média das notas na prova de Redação de todos os candidatos inscritos que obtiveram nota maior do que 0. M será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,5;
DP é o desvio padrão da distribuição de notas da prova de Redação de todos os candidatos inscritos que obtiveram nota maior do que zero. DP será arredondado para uma casa decimal com precisão de 0,5;
a nota padronizada NR de cada candidato será arredondada para uma casa decimal com precisão de 0,1.

Clique aqui e veja o Manual com todos os detalhes

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Notícias dos Vestibulares e Enem

Último dia de inscrições abertas para o Vestibular da UEG

A prova do vestibular Universidade Estadual de Goiás (UEG) da ocorrerá no dia 26 de maio de 2024

Publicado

em

por

UEG abre inscrições para o Vestibular 2022/2

Termina hoje, 2, o prazo de inscrições abertas para o Vestibular 2024.2 da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Vestibular da UEG 2024/2

A prova ocorrerá no dia 26 de maio de 2024, nas seguintes cidades: Anápolis, Campos Belos, Ceres, Goiânia(Região Metropolitana), Goianésia, Ipameri, Itumbiara, Jataí, PalmeirasdeGoiás, Pires do Rio, Posse, Quirinópolis, São Luis de Montes Belos.

As inscrições podem ser feitas por meio do site: vestibular.ueg.br.

DICAS NO SEU EMAIL

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Notícias dos Vestibulares e Enem

Vestibular Unificado UFSC/IFSC está com inscrições abertas

As inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC custam R$ 100,00 e poderão ser feitas até 14 de maio de 2024.

Publicado

em

por

Vestibular Unificado UFSC/IFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebem inscrições para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC.

Vestibular Unificado UFSC/IFSC

A UFSC tem 421 vagas distribuídas entre cursos de bacharelado e licenciatura dos campi de Blumenau, Curitibanos, Florianópolis e Joinville. No IFSC estão disponíveis 655 vagas em cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo de oito municípios: Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça e São José.

As inscrições custam R$ 100,00 e poderão ser feitas até 14 de maio no site: https://vestibularunificado20242.ufsc.br/. As regras para solicitações de isenção da taxa de inscrição estão explicitadas no edital, disponível no mesmo endereço eletrônico.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As provas serão aplicadas em 23 de junho, das 14h às 19h. Os aprovados começam a estudar no segundo semestre deste ano.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições do Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2 vão até 20 de maio

São oferecidas 210 vagas no curso de medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo