Notícias dos Vestibulares e Enem
UFRJ fará análise de autodeclarações para cotas raciais
O trabalho será feito por uma comissão especial que analisará todas as autodeclarações referentes às cotas raciais.

A partir do primeiro período letivo de 2020, os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos na inscrição para concorrer às vagas dos cursos de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) passarão pelo processo de heteroidentificação, ou seja, a identificação por terceiros da condição manifestada pelo candidato.
O trabalho será feito por uma comissão especial que analisará todas as autodeclarações referentes às cotas raciais. O edital foi aprovado nesta quarta-feira (23/10), durante sessão do Conselho de Ensino e Graduação (CEG).
A comissão, que será presidida pela pró-reitora de Graduação, Gisele Pires, ainda não foi criada, mas o processo de capacitação dos seus membros já está em curso. O comitê será composto por 45 a 50 membros, com representação dos três segmentos da comunidade acadêmica: docentes, técnicos-administrativos e estudantes. A finalidade é evitar qualquer tipo de fraude no sistema de cotas, garantindo a transparência e o compromisso da UFRJ com a sociedade. A comissão utilizará critérios exclusivamente fenotípicos para as análises.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
A iniciativa da atual gestão surgiu da necessidade de diminuir as fraudes dentro da Universidade. Hoje, há uma comissão de heteroidentificação, instituída na gestão passada, para apurar as denúncias que chegam à UFRJ. O trabalho dessa comissão é analisar as acusações − cerca de 230 atualmente − e sugerir sanções, que serão avaliadas pela Procuradoria Federal da UFRJ e pela Reitoria e, posteriormente, aplicadas pela instituição.
Para a coordenadora da comissão que apura as denúncias, Denise Goés, é importante que a UFRJ se posicione contra as fraudes nos editais de acesso e informe aos candidatos que eles serão avaliados caso se autodeclarem pretos ou pardos. “O que nos interessa é que essa pessoa saiba que, ao se declarar preto ou pardo (…), ela está se condicionando a passar por uma comissão de heteroidentificação, que vai, de uma certa forma, atestar essa negritude, que será atestada somente por traços fenotípicos”, acrescentou.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI