Notícias dos Vestibulares e Enem
Estudo atesta Vestibular Unesp interdisciplinar e sem pegadinha
Ao analisar exame, pesquisas da Vunesp indicam equilíbrio entre questões fáceis e difíceis

A prova da primeira fase do Vestibular Unesp 2020, com a Prova de Conhecimentos Gerais, será realizada neste 15 de novembro, próxima sexta-feira.
Os 95.440 estudantes que farão o exame da primeira fase do Vestibular 2020 da Unesp encontrarão uma prova de grau médio, com equilíbrio entre questões fáceis e difíceis, interdisciplinar e sem “pegadinhas”.
Essas foram as conclusões de uma pesquisa feita pela equipe técnica da Vunesp com o objetivo de esmiuçar as principais características da prova da primeira fase do Vestibular da Unesp, etapa em que é aplicada a Prova de Conhecimentos Gerais.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
O resultado do estudo “A Prova de Conhecimentos Gerais e os Objetivos do Vestibular da Unesp”, realizado com as edições dessa prova no período de 2014 a 2019 pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Fundação Vunesp, permitiu conhecer a eficiência da prova tendo em vista os objetivos traçados na sua elaboração.
“Fizemos um estudo olhando as propriedades estatísticas e verificamos que é uma prova interdisciplinar, bem estruturada e ‘sem pegadinha’, boa para identificar o aluno que tem boa compreensão leitora”, diz a professora Ligia Maria Vettorato Trevisan, responsável pela área de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Vunesp.
Por “sem pegadinha”, entende-se que não foram identificadas questões em que os candidatos optaram, em sua maioria, por uma alternativa errada levados por um enunciado mal redigido ou formulado de maneira a confundir os participantes do vestibular. “Ao pé da letra, é uma prova justa em que os estudantes são levados a usarem o que aprenderam na escola para resolver situações-problema”, afirma a responsável pela área técnica de Pesquisa, Desenvolvimento e Avaliação Educacional da Vunesp.
A prova da primeira fase é classificatória e eliminatória, na qual o candidato precisa fazer pelo menos 20 de um total de 100 pontos para não ser eliminado. Esta etapa consiste em 90 questões de múltipla escolha, sendo divididas em três grupos: questões que abordam conhecimentos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte; questões que examinam conhecimentos de História, Geografia e Filosofia; questões que compreendem Biologia, Química, Física e Matemática.
Os estudos realizados pela Vunesp, responsável pelo Vestibular da Unesp, possibilitaram a identificação de quais habilidades e competências as provas medem, com base nas últimas edições do exame. Permitiram também conhecer o grau de dificuldade da prova aplicada. A edição de 2019, por exemplo, caracterizou-se como uma prova com 52% questões de média dificuldade (os percentuais de acerto variaram de 35% a 65%), 28% fáceis (os percentuais de acerto superaram 65%) e 20% difíceis (os percentuais ficaram abaixo de 35%).
“Trata-se de uma prova multi e interdisciplinar, cuidadosamente preparada de modo a promover a integração e a interdisciplinaridade como mecanismos que permitem melhor conhecer as capacidades desejadas dos candidatos aos cursos de graduação da Unesp”, afirma a professora Ligia Trevisan.
Entre as características técnicas do estudo, os pesquisadores destacaram o emprego de metodologias estatísticas, tais como a Teoria Clássica de Testes (TCT), a Teoria da Resposta ao Item (TRI) e a análise da dimensionalidade das provas, para coletar evidências sobre a validade das provas, especialmente no que se refere à estrutura interna. As análises indicam o grau em que as relações entre os itens da prova estão em conformidade com o objetivo em questão, no caso a qualificação para o ingresso na Unesp.
“Esses dados indicam uma prova bastante equilibrada e, nesse sentido, com boas condições de avaliar, na totalidade, o público participante”, diz Ligia Maria Vettorato Trevisan. “Na primeira fase, é um vestibular planejado para selecionar candidatos capazes de articular ideias de modo coerente e também compreender ideias, relacionando-as”, afirma.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Destaque
Inscrições para o Vestibular de Medicina da UNIFENAS estão abertas
O Vestibular de Medicina da Unifenas oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas, que oferece 210 vagas para ingresso no 2º semestre de 2025 (80 em Alfenas e 130 em Belo Horizonte).
Os interessados encontram 4 formas de ingresso:
1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2024) – sem prova – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
2- Prova Tradicional – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas ou Belo Horizonte
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2024) – vagas em Alfenas e Belo Horizonte (maior possibilidade de ingresso!)
VESTIBULAR DE MEDICINA UNIFENAS
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.
PROVAS
As provas estão marcadas para o dia 17 de maio de 2025 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Campinas/SP, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. O local escolhido para a realização das provas do vestibular independe da cidade em que o curso será ministrado.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2025/2
São oferecidas vagas em cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025/2º semestre, oferecendo vagas nos cursos nos campi Higienópolis, Alphaville e Campinas.
Os candidatos pode optar por realizar a prova ou ingressar com uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2022, 2023 ou 2024.
As inscrições podem ser feitas por meio do site: www.mackenzie.br.
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR:
Notícias dos Vestibulares e Enem
IDOMED abre inscrições para vestibular unificado de Medicina com vagas em todo o Brasil
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025

O Instituto de Educação Médica (IDOMED) está com inscrições abertas para o Vestibular Unificado de Medicina (segundo semestre) em todo o País.
O processo seletivo é online e com monitoramento remoto, mas também é possível ingressar no curso com a nota do ENEM (2010 a 2024) e certificação internacional (IB ou ABITUR).
As inscrições estão abertas até 13 de maio de 2025, exclusivamente pelo site idomed.com.br.
Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!
Para quem optar pelo ENEM, é necessário enviar o boletim oficial do INEP em PDF até 5 de maio.
As vagas estão disponíveis em todas as nossas unidades: Açailândia/MA, Angra dos Reis/RJ, Alagoinhas/BA, Cáceres/MT, Canindé/CE, Castanhal/PA, Iguatu/CE, Jaraguá do Sul/SC, Ji-Paraná/RO, Juazeiro/BA, Juazeiro do Norte/CE, Quixadá/CE, Ribeirão Preto/SP, Rio de Janeiro/RJ (Vista Carioca e CITTÀ) e Teresina/PI