Siga-nos!

Destaque

Quantos períodos tem uma graduação de 4 anos?

Depende especialmente da forma como o curso é oferecido.

Publicado

em

duvida, escolha, profissão, medo, teste vocacional

Você está consultando o manual do candidato do Vestibular e se depara com a seguinte dúvida: “Quantos períodos tem uma graduação de 4 anos?”. A resposta é: depende!

Depende especialmente da forma como o curso é oferecido. Se é semestral ou anual.

Sendo semestral, serão 8 períodos e se for anual, serão somente 4.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Como você pode saber? Basta consultar a grade ou então entrar em contato com a instituição.

Veja aqui quanto dura cada curso de graduação.

Se você ainda não sabe qual carreira seguir, recomendamos o Teste Vocacional Online e gratuito.

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições abertas para o Vestibular Unicamp 2026

As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet,

Publicado

em

por

Quais são os cursos mais concorridos da Unicamp?

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) abriu nesta sexta-feira, 1º de agosto, as inscrições para o Vestibular Unicamp 2026. As inscrições poderão ser feitas até o dia 1º de setembro, exclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest: https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/.

Das 3.368 vagas regulares para ingresso na Universidade em 2026, o Vestibular Unicamp oferece 2.520 vagas, distribuídas em 69 opções de cursos. A taxa de inscrição é de 221,00 reais e poderá ser paga até dia 8 de setembro. É possível fazer até duas opções de cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2026 está disponível para consulta na página da Comvest, com informações sobre o processo de inscrição, as provas e demais etapas. As principais novidades do Vestibular Unicamp 2026 são: a redução do número de questões na segunda fase e o fim da prova de Habilidades Específicas para o curso de Arquitetura e Urbanismo.

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2026 será realizada no dia 26 de outubro de 2025, e a segunda fase acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. A aplicação de abas as fases está mantida no período da manhã, com início às 9 horas, como passou a vigorar no ano anterior. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música (com envio de vídeos pela internet, entre os dias 15 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 3 e 5 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2026 já está disponível no site da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/ingresso-2026/vestibular-2026/).

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Novidades

Há duas novidades para a edição deste ano. A primeira delas é a mudança nas provas da segunda fase, com a redução de duas questões no segundo dia dessa etapa, quando são aplicadas as provas específicas da área do curso escolhido. Desta maneira, o segundo dia de provas terá 18 questões e não mais 20 questões. O objetivo, de acordo com a direção da Comissão, é deixar a prova menos exaustiva, considerando as exigências de leitura das questões.

  Como era Como fica
Ciências da Natureza 8 questões de Biologia; 6 questões de Química.

 

7 questões de Biologia; 5 de Química.
Ciências Exatas 6 questões de Física; 6 questões de Química.

 

5 questões de Física; 5 de Química.
Ciências Humanas 6 questões de História; 6 de Geografia; 1 de Filosofia e 1 de Sociologia. 5 questões de História; 5 de Geografia; 1 de Filosofia e 1 de Sociologia.

Além das questões acima, todos os candidatos respondem, também no segundo dia da segunda fase, a duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e a questões de Matemática (quatro no caso dos candidatos de Humanas e Biológicas e seis no caso dos candidatos de Exatas).

A outra novidade anunciada pela Comvest é que, pela primeira vez no Vestibular Unicamp, o curso de Arquitetura e Urbanismo optou por não exigir as provas de habilidades específicas, realizadas após a aplicação da segunda fase do vestibular. Desta maneira, esses candidatos farão somente as provas de primeira e segunda fase.

Inscrição automática Enem-Unicamp

A Comvest informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. Desta maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2026, candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS (programa de bônus na nota voltado a estudantes de escolas públicas) e/ou cotas étnico-raciais, já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2026, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Treineiros

 carreira de ‘treineiros’, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio e implantada no ano passado pela Comvest, está mantida nesta edição. Anteriormente, os candidatos desse perfil podiam optar por prestar o Vestibular Unicamp escolhendo qualquer curso disponível. Agora, obrigatoriamente, deverão selecionar uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes, Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas ou Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde. Os candidatos da carreira de treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Importante: estudantes desse perfil não participam das Provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.

 Cidades

As provas são realizadas em 31 seguintes cidades no estado de São Paulo, além de seis capitais brasileiras: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Recife, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Após o período de inscrições, os candidatos podem conferir os locais de prova por cidade, no site da Comvest.

Isenção da taxa

Neste ano, 9.404 candidatos foram contemplados com a isenção da taxa de inscrição, que valerá tanto para o Vestibular Unicamp 2026 como para a modalidade Enem-Unicamp 2026. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto de pagamento da taxa.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

UFJF abre inscrições para o Pism 2026 com mais de 2 mil vagas

Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 5 de setembro

Publicado

em

por

UFJF suspende aplicação das provas do PISM - Módulo II

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2026. Os interessados podem se inscrever até as 18h do dia 5 de setembro, exclusivamente pela internet, por meio da Área do Candidato.

O processo seletivo contempla os módulos I (triênio 2025-2027), II (2024-2026) e III (2023-2025), com um total de 2.256 vagas distribuídas em 76 cursos de graduação. Dessas, 1.856 vagas são para cursos no campus de Juiz de Fora e 400 vagas no campus avançado de Governador Valadares.

As provas dos três módulos serão aplicadas nos dias 6 e 7 de dezembro, nas cidades de Juiz de Fora, Governador Valadares e Muriaé (MG), além de Petrópolis e Três Rios (RJ).

Isenção da taxa

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O período para solicitação de isenção da taxa de inscrição vai das 15h do dia 28 de julho até às 18h do dia 8 de agosto. A solicitação pode ser feita de duas formas:

  • Via CadÚnico, informando o NIS (Número de Identificação Social);

  • Pela Lei 12.799/2013, com declaração escolar e comprovação de renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, além de ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola privada.

Inscrição e taxa

A taxa de inscrição é de R$ 150, com pagamento exclusivamente pelo Banco do Brasil até o dia 5 de setembro, respeitando os horários de compensação bancária.

Todo o processo — inscrição, envio de documentos e solicitações especiais — deve ser feito on-line. A plataforma permite anexar documentos digitalizados, como laudos médicos, comprovantes de baixa renda e atestados religiosos.

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Inscrições abertas do Vestibular São Camilo para ingresso no 2º semestre

Uma oportunidade para quem busca ensino de excelência aliado à responsabilidade social, seguindo os princípios humanistas da instituição.

Publicado

em

por

São Camilo aceita inscrições para o Vestibular 2021/2

O Centro Universitário São Camilo está com inscrições abertas para o Vestibular 2025 | 2º semestre, com cursos de graduação nas modalidades presencial e a distância (EAD). Os interessados podem se inscrever até 22 de agosto de 2025 pelo site oficial da instituição: https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos

Vestibular São Camilo 

Instituição, reconhecida pelo MEC com nota máxima em qualidade, oferece graduações em saúde, gestão e educação; seleção pode ser feita por nota do Enem, redação agendada ou processos internacionais

Cursos ofertados

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

São oferecidos cursos presenciais de bacharelado em Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Além disso, o processo seletivo contempla os cursos na modalidade EAD para o bacharelado em Administração; tecnólogo em Gestão Hospitalar, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial; além da licenciatura em Pedagogia, com início previsto para o segundo semestre de 2025.

A Instituição possui os campi Ipiranga e Pompeia, em São Paulo, e polos de Ensino a Distância em diversas regiões do Brasil, incluindo Macapá (AP), Fortaleza, Crateús, Itapipoca, Juazeiro, Tauá e Tianguá (CE), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Santarém (PA). Na capital paulista, os polos estão localizados na região do ABC e nos bairros do Tatuapé, Ipiranga e Pompeia.

Critérios de seleção

A instituição oferece quatro formas de ingresso:

1.Nota do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde 2014.  Para bacharelados: o candidato deverá ter no mínimo 450 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação. Para os cursos tecnológicos e licenciatura, o candidato deverá ter no mínimo 400 pontos (média das 4 notas da prova objetiva), e não ter zerado a redação.

  1. Redação Agendada: Quem preferir concorrer por meio da Redação Agendada será aplicada uma redação presencial em um dos campi e/ou polos da instituição, a ser realizada em data escolhida pelo candidato dentre as disponibilizadas no sistema de agendamento, de acordo com o curso, campus, período e vagas.
  2. Aproveitamento de vestibulares anteriores do Centro Universitário São Camilo: Para o candidato aprovado por meio do processo seletivo exclusivamente nas edições de 2024/2 e 2025/1 sem a necessidade de realizar uma nova prova.
  3. Processo Seletivo Internacional

IB (International Baccalaureate): nota mínima de 24 pontos (válido desde 2017).

Abitur (currículo alemão): pontuação máxima de 2,7.

No Processo Seletivo Internacional, o candidato deverá realizar a inscrição conforme prazos estabelecidos acima e, após efetivação do pagamento da taxa de inscrição, deverá obrigatoriamente enviar cópia do sumário dos resultados do programa de IB (resultado oficial) para o e-mail: sg@saocamilosp.br.

Para todas as modalidades, as inscrições são realizadas via Internet pelo site https://saocamilo-sp.br/processos-seletivos/ onde deve ser feito o preenchimento do formulário e emissão do boleto bancário para pagamento da taxa.

Não é cobrada taxa de inscrição dos candidatos que participarem da seleção via nota do Enem ou por aproveitamento dos processos seletivos anteriores. Para os que escolherem o processo seletivo agendado ou o internacional será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 40,00.

Estrutura e reconhecimento

O Centro Universitário São Camilo é uma das principais instituições privadas avaliadas pelo MEC, com nota máxima (5) no Conceito Institucional (CI). Esse reconhecimento atesta  a excelência da sua estrutura, gestão e compromisso com a formação de profissionais qualificados.

A instituição se destaca pelos fortes diferenciais na formação de futuros profissionais, alinhados aos ideais camilianos:

Clínica Escola Promove – Onde os estudantes e monitorados pelos docentes formam equipes rigorosamente preparadas para atuar na interdisciplinaridade, promovem assistência de qualidade à população carente, enaltecendo os valores da saúde e a busca da integração social.

Clínica de Psicologia São Camilo – O Serviço Escola Clínica de Psicologia se caracteriza por sua dupla função de proporcionar ao estagiário de psicologia o exercício supervisionado da prática da profissão e permitir que a instituição de ensino cumpra seu papel social de prestação de serviço à comunidade.

Centro de Simulação Realística (CSR) –Com tecnologia de ponta, o CSR proporciona simulações realistas que aprimoram as habilidades técnicas, comportamentais e emocionais dos alunos, preparando-os para os desafios da prática profissional e para a atuação eficaz em equipes multidisciplinares.

LEISC – Laboratório de Empreendedorismo e Inovação – Apoia estudantes e a comunidade no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para seguirem o caminho do empreendedorismo.

Formação Global – Além desses e de outros serviços, o Centro Universitário São Camilo também prepara seus alunos para a experiências enriquecedoras no exterior por meio do Escritório Internacional, a instituição promove conexões globais e oferece experiências que enriquecem a formação educacional, preparando os alunos para atuar em um mundo cada vez mais interconectado.

Uma oportunidade para quem busca ensino de excelência aliado à responsabilidade social, seguindo os princípios humanistas da instituição.

Serviço

Inscrições: 22/04 a 22/08/2025.

Site: www.saocamilo-sp.br

Telefone: 0300 017 8585.

Continue lendo