Siga-nos!

Destaque

7 passos para escolher um cursinho pré-vestibular

Professores esclarecem principais dúvidas de pais e alunos sobre o que levar em conta na hora de escolher o curso pré-vestibular

Publicado

em

O ano de 2019 nem terminou e já iniciamos os planejamentos para 2020. Para estudantes que buscam passar no vestibular de cursos concorridos, os planos já precisam ser delineados, como a matrícula em cursos pré-vestibulares (cursinhos). São várias as dúvidas: Intensivo ou extensivo? Em qual momento investir em cada um deles? Depende do curso que quero seguir?

A seguir, Pollyana Fantini e Tatiana Carvalho, professoras da Salinha Bioquímica, especialistas em preparação para os vestibulares mais concorridos, esclarecem alguns desses questionamentos.

7 passos para escolher um cursinho pré-vestibular

1. O sucesso do aluno depende da qualidade do colégio/cursinho onde estuda?

É consenso que o protagonismo da vitória do aluno é sua própria disciplina e determinação. No entanto, fazer parte de escolas ou cursinhos de qualidade faz toda diferença. Quando a instituição de ensino é preparada, oferece ao aluno aulas de excelência e um material de qualidade que certamente aumentam as chances de sucesso do estudante.

2. Qual a principal variável que deve ser considerada na escolha da instituição de ensino?

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Entre vários fatores, a equipe de professores é a que mais pesa na qualidade e motivação dos alunos ao longo do ano. Logo, essa é a variável mais importante. Vale buscar informações sobre o corpo docente e levar em consideração a experiência do grupo.

3. Quais outros aspectos devem ser avaliados?

Material utilizado e plantões são importantíssimos na fixação dos conteúdos aprendidos. Na Salinha Bioquímica, por exemplo, existem monitorias presenciais e pelo whatsapp, essa última com grande aceitação entre os alunos devido à praticidade. Não deixem de perguntar também a respeito dos simulados ao longo do curso.

A localização também deve ser levada em consideração. Muito tempo desperdiçado no trânsito ou esperando transporte levam o estudante à exaustão, diminuindo sua produtividade acadêmica.

4. E quanto ao número de alunos: salas pequenas ou grandes?

As duas trazem vantagens e desvantagens. Em salas maiores como acontece em pré-vestibulares é comum observar um grupo mais animado, com mais energia durante a aula.

Já em salas com pequeno número de alunos há maior chance de o professor avaliar o ritmo do aprendizado da turma uma vez que até aqueles mais tímidos se sentem mais a vontade em perguntar.

5. Quanto mais aula, melhor?

Não é bem assim. Cursinhos que oferecem pequena carga horária em sala de aula prejudicam o trabalho do professor, que precisa selecionar apenas alguns pontos para ensinar. Já a carga horária muito grande impede o aluno de estudar sozinho, ler o conteúdo e fazer exercícios, ações estas indispensáveis para o aprendizado. Logo, é preciso encontrar o equilíbrio.

6. Intensivo ou extensivo, qual modalidade escolher?

O intensivo é o curso no qual todo o conteúdo do ensino médio é revisado em cerca de 4 meses. É voltado para alunos que já tem uma boa base e muitas vezes só têm a oportunidade de estudar em um semestre.

O extensivo é o curso mais procurado. Ao longo de todo o ano, as matérias são passadas com maior riqueza de detalhes.

7. Quando devo investir em salinhas de disciplinas isoladas?

Para aqueles estudantes com boa base conteudista, geralmente que já estão tentando passar no vestibular há mais de um ano e que vão fazer Enem,além de outras provas, as salinhas de disciplinas isoladas são uma boa opção. Alunos que vão tentar Medicina, por exemplo, precisam de um conhecimento muito pesado em biologia e química para vestibulares específicos.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Destaque

Inscrições do Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2 vão até 20 de maio

São oferecidas 210 vagas no curso de medicina da Unifenas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Publicado

em

por

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifenas – 2º semestre de 2024. São oferecidas 210 vagas, sendo 80 para o Câmpus de Alfenas e 130 para o Câmpus de Belo Horizonte.

Confira abaixo as formas de ingresso que a Unifenas oferece:

Vestibular de Medicina Unifenas 2024/2

As inscrições podem ser feitas, até o dia 20 de maio, por meio do site: https://medicina.unifenas.br/.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

Os candidatos podem optar pelas seguintes formas de ingresso:

1- Uso da Nota do Enem (2009 a 2023) – sem prova
2- Prova Tradicional
3- Prova Tradicional + Enem (2009 a 2023)
4- Prova Tradicional Unificada + Enem (2009 a 2023)

PROVAS

As provas estão marcadas para o dia 25 de maio de 2024 (sábado), das 13 às 18 horas (horário de Brasília), nas cidades de Brasília/DF, Campinas/SP, Goiânia/GO, Ribeirão Preto/SP, São Paulo/SP, Uberlândia/MG e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha.

DICAS NO SEU EMAIL

Receba gratuitamente as últimas notícias dos vestibulares e dicas para o Enem no seu email! Clique aqui e cadastre-se!

RECOMENDAMOS

Continue lendo

Destaque

Desafio de Bolsas de Estudo da USF segue com inscrições abertas

Participe e concorra a bolsas de estudo de até 100% na Universidade São Francisco (USF).

Publicado

em

por

A Universidade São Francisco (USF) está com inscrições abertas para o Desafio Online, concurso de bolsas de estudos para ingressantes nos cursos de graduação presenciais no 1° semestre de 2024. São bolsas de estudo de até 100%. Saiba mais em usf.edu.br/desfio.

As inscrições são gratuitas e o Desafio consiste em uma prova de redação online. Os interessados também podem utilizar a nota do Enem, de 2019 a 2023. Inscrições até 10 de junho ou enquanto houver vagas.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

As bolsas de estudo variam de 35% a 100% de acordo com a pontuação obtida na redação. O candidato tem acesso ao resultado 1 dia após a realização da prova pelo site. A oportunidade é válida para todos os cursos presenciais da USF, exceto medicina.

Desconto por pontuação

45 a 65 – 35% de desconto = (32 + 3% de pontualidade);

65,1 a 75 – 45% de desconto = (42% + 3% de pontualidade);

75,1 a 95 – 50% de desconto = (47% + 3% de pontualidade);

95,1 a 100 – 100% de desconto

Matrícula com 50% de desconto para os cursos presenciais.

Além do desconto de 50% na matrícula.

*Há vagas limitadas para os cursos de Direito, Psicologia e Odontologia do Câmpus Bragança Paulista e para os cursos de Biomedicina, Direito, Farmácia e Psicologia do Câmpus Campinas.

Cursos presenciais ofertados:

Câmpus Bragança Paulista

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, e Psicologia.

Câmpus Itatiba

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Swift)

Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia e Psicologia.

Câmpus Campinas (Cambuí)

Direito, Gastronomia e Nutrição.

Câmpus Campinas – Sagrado Coração

Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia

Para participar, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio até a data da matrícula; e não ter vínculo anterior com a USF. Mais informações pelo site usf.edu.br/desafio ou pelo WhatsApp 11 94467-9295

Continue lendo

Destaque

Vestibular Medicina FAMINAS 2024: última semana de inscrições pelo Enem

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

Publicado

em

por

Você sonha em estudar Medicina em uma das faculdades mais renomadas de Minas Gerais? Sua chance é agora!

As inscrições para o Vestibular de Medicina da FAMINAS ainda estão abertas! Mas atenção: esta é a última semana para garantir sua entrada pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Se você deseja entrar na FAMINAS pela prova presencial tradicional, as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de maio.

Para entrar na faculdade pelo Enem, as edições válidas são dos anos de 2021, 2022 e 2023. Já na modalidade de prova presencial, o exame acontecerá no dia 8 de junho, com aplicação nas cidades de Belo Horizonte, Muriaé, Governador Valadares, Campos dos Goytacazes, Montes Claros, Vitória e Goiânia.

Treine com simulados Online. Clique aqui e resolva agora!

O processo é unificado: a inscrição pode valer tanto para a unidade da FAMINAS em Belo Horizonte quanto para Muriaé (com o valor de R$450,00), ou para somente uma das unidades a critério do vestibulando (valor R$350,00).

Dê um passo no caminho para realizar o seu sonho! Faça sua inscrição no Vestibular de Medicina da FAMINAS por aqui!

Ainda tem alguma dúvida sobre o processo ou sobre a FAMINAS? Converse com nosso time pelo WhatsApp (31) 2126-3100 ou pelo e-mail vestibular@faminas.edu.br.

Medicina FAMINAS: um mundo de possibilidades

Na sua trajetória durante o curso, você irá:

  • Imergir completamente na área médica, com laboratórios tecnológicos e inovadores.
  • Aprender da teoria à prática.
  • Participar de projetos de extensão e iniciação científica.
  • Desenvolver atividades junto à comunidade.
  • Ter contato com professores especialistas nas áreas.
  • Adquirir vivência na área através de estágios em hospitais e clínicas.
  • Ganhar a oportunidade de fazer intercâmbios nacionais e internacionais.
  • Ser o agente transformador que a sociedade precisa.
Continue lendo