Notícias dos Vestibulares e Enem
Fim do prazo para envio de documentos dos classificados no Vestibular UFRGS 2020
Candidatos têm até as 23h59 para postar a documentação especificada no Edital e no Manual do Candidato

Encerra-se às 23h59 desta segunda-feira, 23, o prazo para envio, pelo Portal do Candidato, dos documentos exigidos para ocupação da vaga. Todos os classificados no Vestibular UFRGS 2020, com ingresso tanto no 1º quanto no 2º semestre de 2020, devem enviar a documentação especificada no Edital e no Manual do Candidato conforme a modalidade de ingresso.
O envio da chamada documentação acadêmica é obrigatório para todos os candidatos, independentemente da modalidade de ingresso. Integram esse bloco os seguintes documentos: histórico escolar, certificado de conclusão do Ensino Médio e documento de identificação. O ingressante também deve preencher, no Portal, um formulário em que declara se ocupa ou não outra vaga de graduação em instituição pública de ensino superior.
Os candidatos aprovados que estejam terminando o Ensino Médio em 2019 e que não tenham o certificado de conclusão e/ou o histórico escolar devem encaminhar a Declaração Provisória sobre Conclusão do Ensino Médio preenchida e assinada pela instituição de ensino. Nesse caso, o ingressante deve enviar, posteriormente, o certificado de conclusão e o histórico escolar. Estudantes cujas escolas estaduais estejam em greve devem buscar a declaração provisória junto à secretaria da instituição de ensino ou, caso ela esteja fechada, junto à Secretaria Estadual de Educação (confira os endereços aqui). Esse trâmite foi acordado entre o reitor Rui Oppermann e o secretário estadual de Educação, Faisal Karam.
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Além disso, os classificados nas vagas de Ações Afirmativas (L1, L2, L3, L4, L9, L10, L13, L14) devem postar toda a documentação relativa à modalidade de ingresso. Os documentos específicos para cada modalidade estão descritos no Manual do Candidato e no Edital.
A documentação deve ser enviada em arquivos nos formatos .pdf, .jpg ou .jpeg, com boa qualidade (ou seja, sem cortes, rasuras ou emendas), com todas as informações legíveis e com tamanho máximo de 5MB. O não envio de todos os documentos necessários implica renúncia à vaga.
Os candidatos classificados para as vagas destinadas a pretos, pardos e indígenas (L2, L4, L10 e L14) devem acompanhar também a publicação das listagens de verificação da autodeclaração étnico-racial. A primeira convocação será publicada no dia 27 de dezembro, no site https://www.ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao/.
Boletim de desempenho
Todos os candidatos do Vestibular – classificados ou não no listão – podem acessar o boletim de desempenho individual. O boletim estará disponível em até cinco dias úteis após a divulgação do listão no Portal do Candidato.
Próximos chamamentos
Aqueles que não foram classificados no listão devem acompanhar os chamamentos para ocupação de vagas remanescentes. O primeiro será publicado no dia 2 de janeiro. Todas as datas dos chamamentos seguintes estão especificadas no item 4.1 do Manual do Candidato.
Matrícula Presencial
Após o envio dos documentos, os candidatos precisam acompanhar o andamento da análise pelo Portal do Candidato. Para os ingressantes no primeiro semestre, a matrícula presencial será entre os dias 2 e 4 de março, de acordo com faixa horária prevista para publicação até o dia 28 de fevereiro. Para os calouros do segundo semestre, as matrículas presenciais serão de 3 a 5 de agosto, seguindo o mesmo processo de comparecimento de acordo com faixa horária, que estará disponível até dia 31 de julho.
Como esclarecer dúvidas
Os candidatos devem ler atentamente todo o Manual do Candidato e o Edital do Vestibular. O Portal Ingresso também esclarece dúvidas frequentes dos ingressantes sobre temas como comprovação de renda, comprovação da condição de pessoa com deficiência, matrícula, documentos necessários, entre outros. Outra possibilidade é comparecer presencialmente ao Atendimento do Ingresso na Graduação, localizado no Anexo I da Reitoria, no Campus Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A Pró-Reitoria de Graduação também atende calouros pelo telefone (51) 3308-4800 e pelo e-mail ingresso@ufrgs.br.
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Destaque
Faculdade de Direito da PUC-SP também prepara para trabalho na área do meio ambiente
Tradicional curso está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 e oferece Direito Ambiental na graduação, área que está em alta no país

Os desafios em relação ao meio ambiente são cada maiores e mais complexos e a área do Direito não pode se furtar a formar bons profissionais para atuarem em questões ligadas a este tema.
A tradicional Faculdade de Direito da PUC-SP, marcada por sua inserção em uma Universidade sempre preocupada e atuante na busca de uma sociedade melhor e mais justa, leva a preocupação com a questão ambiental para a sala de aula desde a graduação. Atualmente, o curso de Direito está com inscrições abertas para o Vestibular de Inverno 2025 (clique aqui para saber mais).
Especialista em Direito Ambiental e docente da PUC-SP, a professora Érika Bechara afirma que hoje está bastante evidente que manter o meio ambiente equilibrado é uma necessidade para garantirmos a vida, a qualidade, a saúde e o bem-estar físico e mental da coletividade e até mesmo as atividades econômicas.
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“O papel do Direito é criar e aplicar leis que possam proteger este bem tão importante de agressões como, por exemplo, desmatamento, poluição, uso de agrotóxicos, descarte inadequado de resíduos sólidos, emissão de gases de efeito estufa (responsáveis pelas mudanças climáticas), dentre outras formas de degradação”, afirma a docente.
Alta demanda por especialistas
Segundo Érika, o Brasil tem inúmeras e rigorosas normas voltadas à preservação ambiental, a começar pela Constituição Federal. “Por isso, há uma demanda significativa por profissionais que conheçam, compreendam e saibam lidar com esse aparato de normas. Para suprir essa demanda, as instituições de ensino estão cada vez mais atentas à formação de profissionais engajados com a causa ambiental”, ressalta.
Graduando em Direito e fundador do Grupo de Estudos de Direito Ambiental da PUC-SP (GEDA), Fabrizio Ridolfo Prado se diz um apaixonado pelo Brasil e revela por que escolheu esta área para atuar profissionalmente. “Fazer a diferença na vida das pessoas foi o que me motivou a trabalhar nessa área, utilizando as ferramentas e a compreensão que o Direito nos traz para poder conhecer o nosso território, a cultura da nossa gente e ajudar na preservação da natureza”, afirma.
Para ele, a matéria ainda possibilita aprender e aplicar outras áreas importantes do Direito. “Como administrativo, cível e penal, algo que torna o dia a dia dinâmico e de constante aprendizado”, destaca o estudante.
A professora Érika afirma que o mercado jurídico para o profissional da área ambiental vem crescendo muito nas últimas décadas e que as oportunidades de trabalho são diversas, tanto na advocacia privada, com escritórios, empresas e entidades ambientalistas, como nas carreiras jurídicas, onde há concursos para órgãos ambientais, como o Ibama e secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
“No Ministério Público e na Magistratura, conhecimentos em Direito Ambiental são cada vez mais necessários, para investigações, ajuizamento e julgamento de ações ambientais”, enfatiza.
Na área acadêmica, o espaço existente para este profissional também tem crescido, demandando professores especializados. “Faculdades de Direito estão incluindo o Direito Ambiental em sua grade curricular e centenas de instituições oferecem cursos de extensão, especialização, MBA na área ambiental”, afirma Érika.
Sólida base teórica e visão crítica
A qualidade da formação calcada em sólida base teórica e visão crítica da realidade tem ajudado os alunos da PUC-SP a encontrar espaço para atuar no mercado de trabalho. O Direito Ambiental tem por objetivo preservar o meio ambiente natural, cultural e artificial e combater a poluição em todas as formas, mas sem impedir o desenvolvimento econômico e social do país.
“Deve-se buscar a convivência harmônica entre atividades de impacto ambiental e o meio ambiente, para que a sociedade possa usufruir dos benefícios do crescimento sem perder qualidade de vida”, conclui a professora Érika.
A quem pretende estudar Direito na PUC-SP, o formando Fabrizio recomenda: “Faça e seja feliz! A PUC-SP é a melhor escolha. A experiência universitária não se trata apenas daquilo que é construído dentro da sala de aula, ainda que seja de extrema importância e qualidade, mas sim de uma completa vivência universitária. Aqui você terá a oportunidade de fazer grandes amizades, presenciar no cotidiano o convívio com outros cursos, participar de uma série de grandes eventos extracurriculares e grandes festas”, ressalta.
Vestibular PUC-SP Inverno 2025
Inscrições abertas para os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Sistemas Ciber Físicos, Jornalismo e Relações Internacionais. Clique aqui e saiba mais.
– Inscrições: Modalidade I – Prova Presencial: até 20/6 e Modalidade II – ENEM: até 2/7
– Prova Presencial: 29/6 (domingo), das 9h às 13h
– Divulgação do Gabarito da Prova: 30/6, a partir das 10h
– Resultados: 10/7, a partir das 18h
– Contato:
Segunda a sexta, das 9h às 18h
WhatsApp: 11 3670-8080 e vestibular@fundasp.org.br
Mais informações:
Assessoria de Comunicação da PUC-SP
www.pucsp.br
Telefone: (11) 3670-8196
E-mail: imprensa@pucsp.br
Notícias dos Vestibulares e Enem
Faculdade da Santa Casa de SP abre inscrições para o segundo semestre de 2025 — Prova de Julho
Ao todo são 435 vagas para onze cursos, sendo 280 destinadas a estudantes bolsistas.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) está com inscrições abertas para o vestibular do 2º semestre de 2025, prova de julho. Ao todo são 435 vagas para onze cursos, sendo 280 destinadas a estudantes bolsistas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de julho exclusivamente pelo portal do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento de taxa no valor de R$ 49. A taxa pode ser paga por meio de boleto bancário até o dia 11 de julho.
Os cursos oferecidos são: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos.
Bolsa Filantrópica
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Para concorrer a uma bolsa de estudos, o candidato deverá se inscrever na modalidade Bolsa Filantrópica e enviar os documentos exigidos em edital, para comprovação de renda.
O envio das documentações deve ocorrer durante o período de inscrição por meio deste link.
Um dos critérios para obter bolsa de estudos é preciso comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio para o candidato à bolsa integral de 100% e de até salários-mínimos para o candidato à bolsa parcial de 50%.
Embora façam parte das graduações ofertadas no vestibular de segundo semestre 2025 da Faculdade, os cursos de Fonoaudiologia, Odontologia e Psicologia não contam com bolsas filantrópicas para esta etapa.
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UniCesumar recebe inscrições para o curso de Enfermagem EAD até 11 de agosto
As inscrições são gratuitas e pessoas de todo o país podem se candidatar;

A UniCesumar está com inscrições abertas até 11 de agosto para o curso de Enfermagem a distância em todo o Brasil. O curso destaca-se pela integração entre teoria e prática, com o objetivo de formar profissionais prontos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
Durante os cinco anos de formação, os alunos participam de simulações em polos que imitam situações reais do cotidiano profissional, como cuidados clínicos e assistência em centros cirúrgicos.
“Nossos polos já estão adequados ao novo decreto, inclusive para suporte ao modelo semipresencial. Contamos com uma ampla rede de 1,3 mil polos distribuídos por 1.116 cidades em todas as regiões do Brasil. Assim como no ensino presencial, as atividades práticas são parte integrante da rotina dos estudantes que escolhem o curso EAD. Nossos polos possuem laboratórios modernos e bem equipados para proporcionar a experiência necessária para a profissão”, destaca Káta Coelho, pró-reitora da UniCesumar.
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Nos últimos semestres, há ainda estágios supervisionados, que são realizados em hospitais conveniados onde os alunos podem aplicar em ambientes profissionais o conhecimento adquirido.
Mais informações e inscrições: https://www.unicesumar.edu.br/